O tempo integral na Escola Municipal Professor Paulo Freire e a utilização do seu território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wânea Maria Simões Faria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3QC9
Resumo: O presente trabalho, O Tempo Integral na Escola Municipal Professor Paulo Freire e a utilização do seu território, trata da observação relativa à execução do Projeto Escola de Tempo Integral na Escola Municipal Professor Paulo Freire. A Educação Integral pressupõe condições mínimas para um bom funcionamento. É necessário que exista espaço físico adequado e monitores capacitados; exige ainda, que a gestão seja democrática, saiba delegar funções e que tenha uma mentalidade aberta, voltada para a capacitação plena do educando. O espaço físico da Escola deixa a desejar, seja para as situações rotineiras de ensino e mais ainda, quando da realização das atividades do Tempo Integral com os alunos. Os territórios das comunidades adjacentes possuem espaços amplos e apropriados para as atividades desenvolvidas pelo Programa, e que podem ser utilizados para minimizar essa carência da Escola. Ainda se constitui como desafio para a Gestão escolar, bem como para o Conselho Escolar, definir junto à comunidade, quais os locais mais adequados para a realização das oficinas, buscando proporcionar maior segurança, um mínimo de conforto para os alunos e melhores condições de trabalho para os professores, para que possa atender de forma plena, os objetivos previstos no Projeto Político Pedagógico da Escola.
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