Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eveline Prado Trevisan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40264
Resumo: Este trabalho refere-se à relação entre mobilidade e apropriação urbana a partir de uma discussão sobre o uso da rua. A expressão “Ruas de Estar”, que dá título a esta pesquisa, une, simbolicamente o público (a rua) e o privado (a sala de estar) numa tentativa de explicitar um olhar que aponta para além daquela que seria a primeira função da rua: permitir o deslocamento e a mobilidade de pessoas. O olhar para a rua que acolhe e recebe seus cidadãos. Rua que é cenário, palco e paisagem para expressão social da vida urbana. No centro do questionamento está a seguinte pergunta: quando e como nossas ruas, além de tão somente deixar passar, podem também ser convite para estar? Esta pesquisa parte de um ponto específico: a análise de quatro intervenções que propuseram novos usos para trechos de ruas em bairros distintos em Belo Horizonte, a partir de sua efetiva redução velocidade. Esta investigação está ancorada em duas metodologias principais: nos métodos de investigação propostos pela antropologia urbana, em especial a “observação participante” e, considerando que processos de educação urbana atravessaram de forma definitiva todo o trabalho, do campo à reflexão, na metodologia denominada “pedagogia urbana,” e que, nesta pesquisa, pela relevância que adquiriu, implica em método de análise, e, também, em estratégia para viabilização das intervenções. As ações desta pesquisa foram diretamente afetadas pela Pandemia da COVID-19, o que fez com que se adotasse outra metodologia valendo-se dos recursos das pesquisas via web. A pesquisa discute, ainda, a legitimidade de processos de apropriação de espaços públicos e retomada das ruas conduzidas pelo Estado, mesmo que em parceria com a sociedade civil. Ao final, faz-se uma reflexão sobre quanto do questionamento inicial foi possível ser respondido pela pesquisa como forma de apontar caminhos (e não modelos replicáveis) para a sistematização de conhecimentos que envolvem intervenções urbanas que têm como objetivo discutir os usos da rua e o acesso à cidade.
id UFMG_81a5496f564d9b7d8b326227c34cb143
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40264
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Altamiro Sergio Mol Bessahttp://lattes.cnpq.br/5802995114126430http://lattes.cnpq.br/9190213627930703Eveline Prado Trevisan2022-03-21T12:59:21Z2022-03-21T12:59:21Z2021-12-03http://hdl.handle.net/1843/40264Este trabalho refere-se à relação entre mobilidade e apropriação urbana a partir de uma discussão sobre o uso da rua. A expressão “Ruas de Estar”, que dá título a esta pesquisa, une, simbolicamente o público (a rua) e o privado (a sala de estar) numa tentativa de explicitar um olhar que aponta para além daquela que seria a primeira função da rua: permitir o deslocamento e a mobilidade de pessoas. O olhar para a rua que acolhe e recebe seus cidadãos. Rua que é cenário, palco e paisagem para expressão social da vida urbana. No centro do questionamento está a seguinte pergunta: quando e como nossas ruas, além de tão somente deixar passar, podem também ser convite para estar? Esta pesquisa parte de um ponto específico: a análise de quatro intervenções que propuseram novos usos para trechos de ruas em bairros distintos em Belo Horizonte, a partir de sua efetiva redução velocidade. Esta investigação está ancorada em duas metodologias principais: nos métodos de investigação propostos pela antropologia urbana, em especial a “observação participante” e, considerando que processos de educação urbana atravessaram de forma definitiva todo o trabalho, do campo à reflexão, na metodologia denominada “pedagogia urbana,” e que, nesta pesquisa, pela relevância que adquiriu, implica em método de análise, e, também, em estratégia para viabilização das intervenções. As ações desta pesquisa foram diretamente afetadas pela Pandemia da COVID-19, o que fez com que se adotasse outra metodologia valendo-se dos recursos das pesquisas via web. A pesquisa discute, ainda, a legitimidade de processos de apropriação de espaços públicos e retomada das ruas conduzidas pelo Estado, mesmo que em parceria com a sociedade civil. Ao final, faz-se uma reflexão sobre quanto do questionamento inicial foi possível ser respondido pela pesquisa como forma de apontar caminhos (e não modelos replicáveis) para a sistematização de conhecimentos que envolvem intervenções urbanas que têm como objetivo discutir os usos da rua e o acesso à cidade.This work refers to the relationship between mobility and urban appropriation from a discussion on the use of the street. The expression “Ruas de Estar” (Streets as Living Rooms), which gives the title to this research, symbolically unites the public (the street) and the private (the living room) in an attempt to explain a look that points beyond what would be the first function of the street: allow the movement and mobility of people. Looking at the street that welcomes and receives citizens. The street that is the setting, stage and landscape for the social expression of urban life. At the heart of the matter lies the following question: when and how can our streets, in addition to just letting pass, also be an invitation to see these public spaces as living rooms? This research starts from a specific point: the analysis of four interventions that proposed new uses for stretches of streets in different neighborhoods in Belo Horizonte, based on their effective reduction in speed limits. This investigation is anchored in two main methodologies: the investigation methods proposed by urban anthropology, in particular the “participant observation” and, considering that urban education processes definitively permeated all the work, from the field to reflection, in the methodology called “ urban pedagogy,” and which, in this research, due to the relevance it has acquired, implies a method of analysis, and also a strategy for making interventions viable. The actions of this research were directly affected by the COVID-19 Pandemic, which led to the adoption of another methodology, taking advantage of the resources of the web surveys. The research also discusses the legitimacy of the processes of appropriation of public spaces and the retaking of the streets run by the State, albeit in partnership with civil society. At the end, there is a reflection on how much of the initial questioning was possible to be answered by the research as a way to point out ways (and not replicable models) for the systematization of knowledge involving urban interventions that aim to discuss the uses of the street and the access to the city.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAArquitetura e sociedadeEspaço urbanoPlanejamento urbanoEducação urbanaApropriação urbanaMobilidade urbanaPlanejamento urbanoPedagogia urbanaRuas de estar: mobilidade e apropriação urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40264/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALRua de estar mobiliddae e apropriacao urbana.pdfRua de estar mobiliddae e apropriacao urbana.pdfapplication/pdf21999069https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40264/1/Rua%20de%20estar%20mobiliddae%20e%20apropriacao%20urbana.pdf3cfc3a0914c6654700d9ea4c48626891MD511843/402642022-03-21 09:59:22.322oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-21T12:59:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
title Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
spellingShingle Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
Eveline Prado Trevisan
Apropriação urbana
Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Pedagogia urbana
Arquitetura e sociedade
Espaço urbano
Planejamento urbano
Educação urbana
title_short Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
title_full Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
title_fullStr Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
title_full_unstemmed Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
title_sort Ruas de estar: mobilidade e apropriação urbana
author Eveline Prado Trevisan
author_facet Eveline Prado Trevisan
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Altamiro Sergio Mol Bessa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5802995114126430
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9190213627930703
dc.contributor.author.fl_str_mv Eveline Prado Trevisan
contributor_str_mv Altamiro Sergio Mol Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação urbana
Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Pedagogia urbana
topic Apropriação urbana
Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Pedagogia urbana
Arquitetura e sociedade
Espaço urbano
Planejamento urbano
Educação urbana
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura e sociedade
Espaço urbano
Planejamento urbano
Educação urbana
description Este trabalho refere-se à relação entre mobilidade e apropriação urbana a partir de uma discussão sobre o uso da rua. A expressão “Ruas de Estar”, que dá título a esta pesquisa, une, simbolicamente o público (a rua) e o privado (a sala de estar) numa tentativa de explicitar um olhar que aponta para além daquela que seria a primeira função da rua: permitir o deslocamento e a mobilidade de pessoas. O olhar para a rua que acolhe e recebe seus cidadãos. Rua que é cenário, palco e paisagem para expressão social da vida urbana. No centro do questionamento está a seguinte pergunta: quando e como nossas ruas, além de tão somente deixar passar, podem também ser convite para estar? Esta pesquisa parte de um ponto específico: a análise de quatro intervenções que propuseram novos usos para trechos de ruas em bairros distintos em Belo Horizonte, a partir de sua efetiva redução velocidade. Esta investigação está ancorada em duas metodologias principais: nos métodos de investigação propostos pela antropologia urbana, em especial a “observação participante” e, considerando que processos de educação urbana atravessaram de forma definitiva todo o trabalho, do campo à reflexão, na metodologia denominada “pedagogia urbana,” e que, nesta pesquisa, pela relevância que adquiriu, implica em método de análise, e, também, em estratégia para viabilização das intervenções. As ações desta pesquisa foram diretamente afetadas pela Pandemia da COVID-19, o que fez com que se adotasse outra metodologia valendo-se dos recursos das pesquisas via web. A pesquisa discute, ainda, a legitimidade de processos de apropriação de espaços públicos e retomada das ruas conduzidas pelo Estado, mesmo que em parceria com a sociedade civil. Ao final, faz-se uma reflexão sobre quanto do questionamento inicial foi possível ser respondido pela pesquisa como forma de apontar caminhos (e não modelos replicáveis) para a sistematização de conhecimentos que envolvem intervenções urbanas que têm como objetivo discutir os usos da rua e o acesso à cidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T12:59:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T12:59:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/40264
url http://hdl.handle.net/1843/40264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40264/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40264/1/Rua%20de%20estar%20mobiliddae%20e%20apropriacao%20urbana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
3cfc3a0914c6654700d9ea4c48626891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589491056705536