A ciência pode ser divertida: a emoção na mediação do conhecimento científico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VNCD |
Resumo: | No presente trabalho buscamos localizar e identificar as marcas patêmicas presentes em três produções televisivas, cujo mote era o conhecimento científico, a partir de uma perspectiva discursiva. Foram analisados duas produções brasileiras, um programa da série Globo Ecologia e a participação do grupo Ciência em Ação em um programa de auditório dominical, e uma produção portuguesa, um excerto do programa Abciência. De posse da transcrição do áudio acompanhada pela descrição cronológica das imagens, procuramos reconhecer os elementos constitutivos do contrato de comunicação das produções investigadas, identificar as marcas patêmicas, recuperar as vozes que compunham o discurso dos sujeitos envolvidos em cena, refazer o percurso de desempacotamento do conteúdo trabalhado em cada produção e verificar o modo de organização do discurso predominante. A finalidade educativa encontrada no contrato de comunicação e a ciência como mote podem justificar os critérios restritivos de uso do pathos nas produções investigadas, visto que a educação e a ciência são zonas fechadas para afrouxamentos emotivos. O repertório patêmico encontrado é bastante parecido para as três produções. O programa Globo Ecologia, cujo formato se aproxima do tele-jornalístico, embora possua potencial patêmico elevado, o utiliza com demasiada cautela, buscando evitar o viés sensacionalista. Mesmo que o papel dos Apresentadores das produções inclua como atribuição prover a mise en scéne discursiva de emoção, as marcas patêmicas emergem da construção compartilhada dos interlocutores em cena, sendo que o projeto de fala de um único sujeito não garante a significação patêmica. A voz do professor apareceu na fala de enunciadores das três produções, confirmando o caráter educativo dos programas. Quanto ao percurso discursivo seguido para o desempacotamento dos temas, os programas Tudo é Possível e ABCiência parecem reproduzir a seqüência do procedimento científico. Os materiais e os métodos são apresentados ao telespectador, há a realização do experimento e a discussão dos resultados. Nosso estudo traz apontamentos que visam aumentar a audiência dos educativos sem abrir mão da possibilidade de aprendizagem. |
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Silvania Sousa NascimentoGlória Regina Pessoa Campello QueirozVirginia Torres SachallRosy Mary dos Santos IsaiasMaria das Gracas Rodrigues PaulinoAna Paula Bossler da Costa2019-08-10T03:39:56Z2019-08-10T03:39:56Z2009-04-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VNCDNo presente trabalho buscamos localizar e identificar as marcas patêmicas presentes em três produções televisivas, cujo mote era o conhecimento científico, a partir de uma perspectiva discursiva. Foram analisados duas produções brasileiras, um programa da série Globo Ecologia e a participação do grupo Ciência em Ação em um programa de auditório dominical, e uma produção portuguesa, um excerto do programa Abciência. De posse da transcrição do áudio acompanhada pela descrição cronológica das imagens, procuramos reconhecer os elementos constitutivos do contrato de comunicação das produções investigadas, identificar as marcas patêmicas, recuperar as vozes que compunham o discurso dos sujeitos envolvidos em cena, refazer o percurso de desempacotamento do conteúdo trabalhado em cada produção e verificar o modo de organização do discurso predominante. A finalidade educativa encontrada no contrato de comunicação e a ciência como mote podem justificar os critérios restritivos de uso do pathos nas produções investigadas, visto que a educação e a ciência são zonas fechadas para afrouxamentos emotivos. O repertório patêmico encontrado é bastante parecido para as três produções. O programa Globo Ecologia, cujo formato se aproxima do tele-jornalístico, embora possua potencial patêmico elevado, o utiliza com demasiada cautela, buscando evitar o viés sensacionalista. Mesmo que o papel dos Apresentadores das produções inclua como atribuição prover a mise en scéne discursiva de emoção, as marcas patêmicas emergem da construção compartilhada dos interlocutores em cena, sendo que o projeto de fala de um único sujeito não garante a significação patêmica. A voz do professor apareceu na fala de enunciadores das três produções, confirmando o caráter educativo dos programas. Quanto ao percurso discursivo seguido para o desempacotamento dos temas, os programas Tudo é Possível e ABCiência parecem reproduzir a seqüência do procedimento científico. Os materiais e os métodos são apresentados ao telespectador, há a realização do experimento e a discussão dos resultados. Nosso estudo traz apontamentos que visam aumentar a audiência dos educativos sem abrir mão da possibilidade de aprendizagem.The present study is an attempt to pinpoint the emotional traits within three TV shows whose scope is the scientific knowledge from a discursive perspective. Two Brazilians productions called Globo Ecologia and Tudo é Possível, and one Portuguese production called ABCiencia were analyzed. After we took the audio transcriptions with chronological images descriptions, we wanted to recognize the constitutive elements in the communication deal of Shows investigated, identify the emotional traits, recover the voices in speeches of the subjects inside the scenes, recompose the thematic path unpacking of the subjects developed in each TV Show and examine the way of organization of leading speech. The educational purpose founded in the communication deal with the science how theme could justify the restrictive criterions for use of pathos in investigated TV Shows, considering that education and science are close areas for emotional states. The emotional repertoire founded is very similar in the three TV Shows, but Globo Ecologia Show uses this repertoire cautiously, although it demonstrates its high potential emotional. Although the play of TV presenters of three TVs Shows include to promote discursive mise en scéne of emotion, the emotional traits emerge from shared construction of interlocutors in scene, where the project of the voice of single subject dont guarantee the emotional meaning. The voice of professors appeared at speak of presenters in all TV Shows, confirming the educational character of this Shows. For the discursive course followed to thematic unpacking of Tudo é Possível and ABCiência TV Shows seems reproduce the scientific behavior sequence. The materials and the systems are showed to audience, they make the experiments and after that, there is discussion about results. Our research does notes to increase the audience of educational TV Shows that use the Science how thematic without forget learning possibility.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTelevisão na educaçãoEnsino audiovisualEducaçãoTecnologia educacionalDivulgaçao cientificaCiência Estudo e ensinoDivulgação científicaEmoçõesMarcas patêmicasEducação em ciênciasVozesA ciência pode ser divertida: a emoção na mediação do conhecimento científicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese.pdfapplication/pdf856979https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VNCD/1/tese.pdfdb5067feecbd846845daecb4059d8d60MD51TEXTtese.pdf.txttese.pdf.txtExtracted texttext/plain370010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85VNCD/2/tese.pdf.txta576c76f3a87164be95ce3f323f41585MD521843/FAEC-85VNCD2019-11-14 06:10:13.209oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85VNCDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:10:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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