Modelo de simulação aplicado à análise operacional de transporte rodoviário: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Drumond Alvarez de Araújo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5G5Y
Resumo: Em um contexto globalizado, no qual a competição predomina, o desenvolvimento das malhas logísticas torna-se uma exigência fundamental na busca por redução de custos e melhorias nos níveis de serviço de atendimento aos clientes. O presente estudo refere-se à criação de um modelo computacional de simulação para análise operacional do transporte rodoviário contratado pelo departamento de logística da ArcelorMittal.A análise operacional de novos fluxos, isto é, o detalhamento e seqüenciamento das atividades de transporte rodoviário, intercalando o abastecimento de matéria prima e escoamento de produtos acabados. Esta análise é de extrema importância para o planejamento e controle dos veículos e subsidia a análise de viabilidade financeira deste novo circuito. Atualmente, esta análise operacional é feita de forma determinística,por meio da criação de um timeline em planilha eletrônica.O timeline refere-se à quantificação dos ciclos que um veículo é capaz de realizar em um determinado fluxo, em um período de uma semana.>O objetivo principal do estudo é apresentar uma nova ferramenta, adequada às características estocásticas do problema, que seja mais precisa para a análise dos novos fluxos logísticos a serem implementados e que disponibilize as informações necessárias à tomada de decisão. O programa foi aplicado a um fluxo específico, em fase de implantação, a título de um estudo de caso. Entretanto a proposta do presente trabalho é desenvolver um modelo para uso genérico, com fácil aplicação em outras análises. Seus resultados incluíram a quantificação do número de ciclos realizados pelos caminhões por semana, assim como os custos de cada modelo e os ganhos obtidos com o modelo da Central de Tráfego. O modelo computacional foi criado pelo autor utilizando-se o software Arena 11.0 Rockwell.
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