Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUY |
Resumo: | A avaliação nos leva a pensar sobre o que o mediador leva em consideração ao realizar ao avaliar o aluno. É preciso rever práticas que possibilitem buscar mudanças, repensar a prática avaliativa e que busque gerar mudanças de postura do mediador sobre sobre a avaliação da aprendizagem, com vistas a detectar problemas e tentar buscar soluções. É necessário desenvolver o conhecimento dos mediadores a respeito da avaliação e buscar subsídios quefundamentem para esta prática. O presente trabalho refere-se de um plano de intervenção que visa buscar o entendimento dos mediadores da Escola de Formação em Saúde de São José/Santa Catarina, Brasil, a respeito do que eles compreendem sobre avaliação e instrumentalizá-los para uma nova prática e um novo olhar sobre esta etapa do processo ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do plano de intervenção, com participação dos mediadores que atuam envolvidos neste processo, serão realizados encontros com quatrogrupos, dois em agosto e dois em outubro e através de metodologias ativas, buscará retomar a avaliação das práticas pedagógicas, do trabalho enquanto docente e dos alunos. Acredita-se que, as reflexões dos participantes geradas nos encontros poderão possibilitar o desenvolvimento do conhecimento relativo a uma construção de novos saberes que contribuam com a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos cuja prática repercuta no processo de ensinoaprendizagem. Espera-se que seja possível a geração de esforços e saberes diversos para a busca de mudanças de paradigmas a respeito da avaliação com vistas a reorganização do trabalho pedagógico. |
id |
UFMG_84014d67a8d53ea2903f0fa347ea7f7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHPUY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tacia Maria Pereira FlischMercia Heloisa Ferreira CunhaRosana Aparecida Antunes Nunes Luciano2019-08-10T14:55:28Z2019-08-10T14:55:28Z2014-01-22http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUYA avaliação nos leva a pensar sobre o que o mediador leva em consideração ao realizar ao avaliar o aluno. É preciso rever práticas que possibilitem buscar mudanças, repensar a prática avaliativa e que busque gerar mudanças de postura do mediador sobre sobre a avaliação da aprendizagem, com vistas a detectar problemas e tentar buscar soluções. É necessário desenvolver o conhecimento dos mediadores a respeito da avaliação e buscar subsídios quefundamentem para esta prática. O presente trabalho refere-se de um plano de intervenção que visa buscar o entendimento dos mediadores da Escola de Formação em Saúde de São José/Santa Catarina, Brasil, a respeito do que eles compreendem sobre avaliação e instrumentalizá-los para uma nova prática e um novo olhar sobre esta etapa do processo ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do plano de intervenção, com participação dos mediadores que atuam envolvidos neste processo, serão realizados encontros com quatrogrupos, dois em agosto e dois em outubro e através de metodologias ativas, buscará retomar a avaliação das práticas pedagógicas, do trabalho enquanto docente e dos alunos. Acredita-se que, as reflexões dos participantes geradas nos encontros poderão possibilitar o desenvolvimento do conhecimento relativo a uma construção de novos saberes que contribuam com a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos cuja prática repercuta no processo de ensinoaprendizagem. Espera-se que seja possível a geração de esforços e saberes diversos para a busca de mudanças de paradigmas a respeito da avaliação com vistas a reorganização do trabalho pedagógico.The evaluation leads us to think about what the mediator takes into consideration when assessing the student to perform . It is necessary to review practices that could seek change, rethink and evaluation practice that seeks to generate postural changes on the mediator on theassessment of learning , in order to detect problems and try to find solutions . It is necessary to develop knowledge of the mediators concerning the evaluation and seek grants that support for this practice . The present work refers to an intervention plan that aims to seek theunderstanding of the mediators of the Training School in São José Santa Catarina, Brasil, about what they understand about assessment and instrumentalize them to a new practice and a new look on this stage of the teaching- learning process . For the development of the Intervention Plan , with participation of mediators that act involved in this process , meetings with four groups , two in August and two in October and through active methodologies seek to resume the evaluation of teaching practice , work as a teacher will be conducted and students . It is believed that generated the reflections of the participants in the meetings couldenable the development of on a construction of new knowledge that contribute to the formation of critical , reflective and independent professionals whose practical knowledge reflected in the teaching -learning process. It is expected that the generation of diverseknowledge and efforts to search paradigm shifts regarding the evaluation with a view to restructuring the teaching job possible.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Técnica em EnfermagemAvaliaçãoEnsinoAvaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdfapplication/pdf353615https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/1/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf9ee8f100d2b86459e4597adb2d179301MD51TEXTrosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txtrosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain42830https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/2/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txt15503a94fac96e365d3ab476f9bb30acMD521843/VRNS-9SHPUY2019-11-14 05:09:46.625oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHPUYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:09:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde |
title |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde |
spellingShingle |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano Avaliação Ensino Educação Técnica em Enfermagem |
title_short |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde |
title_full |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde |
title_fullStr |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde |
title_full_unstemmed |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde |
title_sort |
Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde |
author |
Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano |
author_facet |
Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tacia Maria Pereira Flisch |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mercia Heloisa Ferreira Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano |
contributor_str_mv |
Tacia Maria Pereira Flisch Mercia Heloisa Ferreira Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ensino |
topic |
Avaliação Ensino Educação Técnica em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Técnica em Enfermagem |
description |
A avaliação nos leva a pensar sobre o que o mediador leva em consideração ao realizar ao avaliar o aluno. É preciso rever práticas que possibilitem buscar mudanças, repensar a prática avaliativa e que busque gerar mudanças de postura do mediador sobre sobre a avaliação da aprendizagem, com vistas a detectar problemas e tentar buscar soluções. É necessário desenvolver o conhecimento dos mediadores a respeito da avaliação e buscar subsídios quefundamentem para esta prática. O presente trabalho refere-se de um plano de intervenção que visa buscar o entendimento dos mediadores da Escola de Formação em Saúde de São José/Santa Catarina, Brasil, a respeito do que eles compreendem sobre avaliação e instrumentalizá-los para uma nova prática e um novo olhar sobre esta etapa do processo ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do plano de intervenção, com participação dos mediadores que atuam envolvidos neste processo, serão realizados encontros com quatrogrupos, dois em agosto e dois em outubro e através de metodologias ativas, buscará retomar a avaliação das práticas pedagógicas, do trabalho enquanto docente e dos alunos. Acredita-se que, as reflexões dos participantes geradas nos encontros poderão possibilitar o desenvolvimento do conhecimento relativo a uma construção de novos saberes que contribuam com a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos cuja prática repercuta no processo de ensinoaprendizagem. Espera-se que seja possível a geração de esforços e saberes diversos para a busca de mudanças de paradigmas a respeito da avaliação com vistas a reorganização do trabalho pedagógico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T14:55:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T14:55:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/1/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/2/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ee8f100d2b86459e4597adb2d179301 15503a94fac96e365d3ab476f9bb30ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589507312779264 |