Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUY
Resumo: A avaliação nos leva a pensar sobre o que o mediador leva em consideração ao realizar ao avaliar o aluno. É preciso rever práticas que possibilitem buscar mudanças, repensar a prática avaliativa e que busque gerar mudanças de postura do mediador sobre sobre a avaliação da aprendizagem, com vistas a detectar problemas e tentar buscar soluções. É necessário desenvolver o conhecimento dos mediadores a respeito da avaliação e buscar subsídios quefundamentem para esta prática. O presente trabalho refere-se de um plano de intervenção que visa buscar o entendimento dos mediadores da Escola de Formação em Saúde de São José/Santa Catarina, Brasil, a respeito do que eles compreendem sobre avaliação e instrumentalizá-los para uma nova prática e um novo olhar sobre esta etapa do processo ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do plano de intervenção, com participação dos mediadores que atuam envolvidos neste processo, serão realizados encontros com quatrogrupos, dois em agosto e dois em outubro e através de metodologias ativas, buscará retomar a avaliação das práticas pedagógicas, do trabalho enquanto docente e dos alunos. Acredita-se que, as reflexões dos participantes geradas nos encontros poderão possibilitar o desenvolvimento do conhecimento relativo a uma construção de novos saberes que contribuam com a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos cuja prática repercuta no processo de ensinoaprendizagem. Espera-se que seja possível a geração de esforços e saberes diversos para a busca de mudanças de paradigmas a respeito da avaliação com vistas a reorganização do trabalho pedagógico.
id UFMG_84014d67a8d53ea2903f0fa347ea7f7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHPUY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tacia Maria Pereira FlischMercia Heloisa Ferreira CunhaRosana Aparecida Antunes Nunes Luciano2019-08-10T14:55:28Z2019-08-10T14:55:28Z2014-01-22http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUYA avaliação nos leva a pensar sobre o que o mediador leva em consideração ao realizar ao avaliar o aluno. É preciso rever práticas que possibilitem buscar mudanças, repensar a prática avaliativa e que busque gerar mudanças de postura do mediador sobre sobre a avaliação da aprendizagem, com vistas a detectar problemas e tentar buscar soluções. É necessário desenvolver o conhecimento dos mediadores a respeito da avaliação e buscar subsídios quefundamentem para esta prática. O presente trabalho refere-se de um plano de intervenção que visa buscar o entendimento dos mediadores da Escola de Formação em Saúde de São José/Santa Catarina, Brasil, a respeito do que eles compreendem sobre avaliação e instrumentalizá-los para uma nova prática e um novo olhar sobre esta etapa do processo ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do plano de intervenção, com participação dos mediadores que atuam envolvidos neste processo, serão realizados encontros com quatrogrupos, dois em agosto e dois em outubro e através de metodologias ativas, buscará retomar a avaliação das práticas pedagógicas, do trabalho enquanto docente e dos alunos. Acredita-se que, as reflexões dos participantes geradas nos encontros poderão possibilitar o desenvolvimento do conhecimento relativo a uma construção de novos saberes que contribuam com a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos cuja prática repercuta no processo de ensinoaprendizagem. Espera-se que seja possível a geração de esforços e saberes diversos para a busca de mudanças de paradigmas a respeito da avaliação com vistas a reorganização do trabalho pedagógico.The evaluation leads us to think about what the mediator takes into consideration when assessing the student to perform . It is necessary to review practices that could seek change, rethink and evaluation practice that seeks to generate postural changes on the mediator on theassessment of learning , in order to detect problems and try to find solutions . It is necessary to develop knowledge of the mediators concerning the evaluation and seek grants that support for this practice . The present work refers to an intervention plan that aims to seek theunderstanding of the mediators of the Training School in São José Santa Catarina, Brasil, about what they understand about assessment and instrumentalize them to a new practice and a new look on this stage of the teaching- learning process . For the development of the Intervention Plan , with participation of mediators that act involved in this process , meetings with four groups , two in August and two in October and through active methodologies seek to resume the evaluation of teaching practice , work as a teacher will be conducted and students . It is believed that generated the reflections of the participants in the meetings couldenable the development of on a construction of new knowledge that contribute to the formation of critical , reflective and independent professionals whose practical knowledge reflected in the teaching -learning process. It is expected that the generation of diverseknowledge and efforts to search paradigm shifts regarding the evaluation with a view to restructuring the teaching job possible.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Técnica em EnfermagemAvaliaçãoEnsinoAvaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdfapplication/pdf353615https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/1/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf9ee8f100d2b86459e4597adb2d179301MD51TEXTrosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txtrosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain42830https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/2/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txt15503a94fac96e365d3ab476f9bb30acMD521843/VRNS-9SHPUY2019-11-14 05:09:46.625oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHPUYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:09:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
title Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
spellingShingle Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano
Avaliação
Ensino
Educação Técnica em Enfermagem
title_short Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
title_full Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
title_fullStr Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
title_full_unstemmed Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
title_sort Avaliação: um novo enfoque de se pensar avaliação como um processo contínuo no ensino aprendizagem dos mediadores da Escola de Formação em Saúde
author Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano
author_facet Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tacia Maria Pereira Flisch
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mercia Heloisa Ferreira Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosana Aparecida Antunes Nunes Luciano
contributor_str_mv Tacia Maria Pereira Flisch
Mercia Heloisa Ferreira Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino
topic Avaliação
Ensino
Educação Técnica em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Técnica em Enfermagem
description A avaliação nos leva a pensar sobre o que o mediador leva em consideração ao realizar ao avaliar o aluno. É preciso rever práticas que possibilitem buscar mudanças, repensar a prática avaliativa e que busque gerar mudanças de postura do mediador sobre sobre a avaliação da aprendizagem, com vistas a detectar problemas e tentar buscar soluções. É necessário desenvolver o conhecimento dos mediadores a respeito da avaliação e buscar subsídios quefundamentem para esta prática. O presente trabalho refere-se de um plano de intervenção que visa buscar o entendimento dos mediadores da Escola de Formação em Saúde de São José/Santa Catarina, Brasil, a respeito do que eles compreendem sobre avaliação e instrumentalizá-los para uma nova prática e um novo olhar sobre esta etapa do processo ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento do plano de intervenção, com participação dos mediadores que atuam envolvidos neste processo, serão realizados encontros com quatrogrupos, dois em agosto e dois em outubro e através de metodologias ativas, buscará retomar a avaliação das práticas pedagógicas, do trabalho enquanto docente e dos alunos. Acredita-se que, as reflexões dos participantes geradas nos encontros poderão possibilitar o desenvolvimento do conhecimento relativo a uma construção de novos saberes que contribuam com a formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos cuja prática repercuta no processo de ensinoaprendizagem. Espera-se que seja possível a geração de esforços e saberes diversos para a busca de mudanças de paradigmas a respeito da avaliação com vistas a reorganização do trabalho pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T14:55:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T14:55:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUY
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHPUY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/1/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHPUY/2/rosana_aparecida_antunes_nunes_luciano__2_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ee8f100d2b86459e4597adb2d179301
15503a94fac96e365d3ab476f9bb30ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589507312779264