Análise do potencial da bicicleta para a distribuição urbana de mercadorias
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/34654 https://orcid.org/0000-0002-2298-0498 |
Resumo: | A distribuição urbana de mercadorias possui um papel preponderante no desempenho de uma região. Porém a carga urbana também causa transtornos à vida na cidade. Portanto, uma das formas de se minimizar os impactos do transporte urbano de carga é através da proposição de modos sustentáveis de entrega. Neste contexto, o uso da bicicleta para o transporte urbano de mercadorias (modalidade denominada de ciclologística) vem sendo discutido como uma interessante possibilidade por configurar uma forma sustentável para o transporte urbano de carga. Porém, o uso de bicicletas ainda não é muito difundido no Brasil. Dito isso, nesta dissertação se propõe analisar os fatores que exercem influência no uso da bicicleta para distribuição urbana de mercadorias. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas duas abordagens, sendo a primeira envolvendo empresas de ciclologística existentes no Brasil. Com essas empresas, buscou-se entender como o sistema funciona, destacando as vantagens e as dificuldades enfrentadas com o objetivo de se identificar o fatores que influenciam a operação dessas empresas e àqueles que são impeditivos ao crescimento desse tipo de entrega no Brasil. Foi identificado que a topografia, o roubo e a infraestrutura são as variáveis que afetam a as operações das entrega por bicicleta. Na segunda abordagem, foram identificadas as variáveis que influenciam na decisão dos operadores logísticos no uso da bicicleta para a distribuição urbana de mercadorias. A teoria do comportamento planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística foi adotada para definição dessas variáveis. Como resultado, as variáveis “eficiência e confiança do sistema”, “conscientização com a questão ambiental”, “infraestrutura disponível”, “comportamento das empresas e da sociedade perante à adoção da bicicleta” foram as que obtiveram significância estatística nessa influência e que interferem positivamente na intenção de implementação da bicicleta. |
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Leise Kelli de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5700316938245061Marcelo Cintra do AmaralCassiano Augusto Islerhttp://lattes.cnpq.br/3144629135571021Carla de Oliveira Leite Nascimento2021-01-07T20:34:21Z2021-01-07T20:34:21Z2019-12-20http://hdl.handle.net/1843/34654https://orcid.org/0000-0002-2298-0498A distribuição urbana de mercadorias possui um papel preponderante no desempenho de uma região. Porém a carga urbana também causa transtornos à vida na cidade. Portanto, uma das formas de se minimizar os impactos do transporte urbano de carga é através da proposição de modos sustentáveis de entrega. Neste contexto, o uso da bicicleta para o transporte urbano de mercadorias (modalidade denominada de ciclologística) vem sendo discutido como uma interessante possibilidade por configurar uma forma sustentável para o transporte urbano de carga. Porém, o uso de bicicletas ainda não é muito difundido no Brasil. Dito isso, nesta dissertação se propõe analisar os fatores que exercem influência no uso da bicicleta para distribuição urbana de mercadorias. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas duas abordagens, sendo a primeira envolvendo empresas de ciclologística existentes no Brasil. Com essas empresas, buscou-se entender como o sistema funciona, destacando as vantagens e as dificuldades enfrentadas com o objetivo de se identificar o fatores que influenciam a operação dessas empresas e àqueles que são impeditivos ao crescimento desse tipo de entrega no Brasil. Foi identificado que a topografia, o roubo e a infraestrutura são as variáveis que afetam a as operações das entrega por bicicleta. Na segunda abordagem, foram identificadas as variáveis que influenciam na decisão dos operadores logísticos no uso da bicicleta para a distribuição urbana de mercadorias. A teoria do comportamento planejado (TCP) junto à técnica estatística de regressão logística foi adotada para definição dessas variáveis. Como resultado, as variáveis “eficiência e confiança do sistema”, “conscientização com a questão ambiental”, “infraestrutura disponível”, “comportamento das empresas e da sociedade perante à adoção da bicicleta” foram as que obtiveram significância estatística nessa influência e que interferem positivamente na intenção de implementação da bicicleta.Urban distribution of goods plays an important role in the performance of a region. However, urban cargo also causes disruption to the city life Therefore, one way to minimize the impacts of urban freight transport is to propose sustainable modes of delivery. In this context, it is noteworthy that the use of bicycles in urban freight transport (modality called cyclelogistics) has been discussed as an interesting possibility of configuring a sustainable mode for urban freight transport. This dissertation proposes to analyse the factors that influence the use of bicycles for urban distribution of goods. To achieve this objective, two approaches were used, the first involving existing cyclelogistics companies from Brazil. With these companies, we sought to understand how the system works, highlighting the advantages and difficulties faced in order to identify which are the factors that influence the operation of these companies and those that are impeding the growth of this type of delivery in Brazil. It was identified that topography, theft and infrastructure are the variables that affect delivery operations by bicycle. In the second approach, the variables that influence the decision of logistics operators in the use of bicycles for the urban distribution of goods were identified. The theory of planned behaviour (TCP) together with the statistical technique of logistic regression was adopted to define these variables. As a result, the variables "system efficiency and reliability", “environmental awareness", "available infrastructure", “companies and society's behaviour regarding bicycle adoption” were those that obtained statistical significance in this influence and that interfere positively in the intention of implementing the bicycle.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesBicicletasDistribuição de mercadoriasTransporte urbanoBicicletaTeoria do comportamento planejadoTransporte urbano de cargaLogística urbanaEntrega de última milhaDistribuição urbana de mercadoriasAnálise do potencial da bicicleta para a distribuição urbana de mercadoriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALANÁLISE DO POTENCIAL DA BICICLETA PARA A DISTRIBUIÇÃO URBANA DE MERCADORIAS.pdfANÁLISE DO POTENCIAL DA BICICLETA PARA A DISTRIBUIÇÃO URBANA DE MERCADORIAS.pdfapplication/pdf2687144https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34654/1/AN%c3%81LISE%20DO%20POTENCIAL%20DA%20BICICLETA%20PARA%20A%20DISTRIBUI%c3%87%c3%83O%20URBANA%20DE%20MERCADORIAS.pdfd63bd5305d721c9bb5ee93749686c94fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34654/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/346542021-01-07 17:34:21.727oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-01-07T20:34:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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