As reclamações em um contexto de formação continuada de professores de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Aguiar de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSPBN
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi compreender o papel das reclamações no discurso de um grupo de professores de língua inglesa participantes de um projeto de educação continuada. Para cumprir com o objetivo proposto, desenvolveu-se inicialmente uma metodologia de identificação das reclamações e de suas respectivas respostas. As condutas adotadas levaram à definição da reclamação como um macroato de fala composto por um enunciado ou sequência de enunciados que realiza(m) uma expressão de insatisfação com uma situação, pessoa ou entidade, dita a um interlocutor isento, e que é perceptivelmente interpretada como uma reclamação. A partir daí, as reclamações identificadas nas gravações dos encontros do projeto foram descritas de acordo com seus principais traços linguísticos e posteriormente analisadas segundo seus assuntos ou temas e de acordo com as funções que assumiam no discurso dos professores e formadores. Na sequência, foram analisados os padrõesde resposta dos pares e dos formadores. Por fim, foi examinada, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, a percepção de professores e formadores acerca do emprego das reclamações no contexto de coleta. Os resultados demonstram a validadede se examinar as reclamações como macro-atos de fala; indicam a possibilidade de existência de um ato de fala específico de reclamação indireta no contexto da Teoria da Língua em Ato; demonstram que as reclamações podem ser entendidas como um meio para se conhecer características importantes de um grupo de professores emformação continuada e de sua dinâmica de funcionamento; evidenciam que o emprego de reclamações nesse contexto deve ser entendido como estratégia importante para o estabelecimento de laços afetivos e de confiança entre os professores e entre estes e os formadores; demonstram que as reclamações podem gerar efeitos positivos para aformação dos professores; e ressaltam a importância do formador como aquele que tem condições de gerir as interações de modo a contribuir para que as reclamações tenham um efeito positivo para a vida dos professores e para o grupo. Conclui-se que o emprego de reclamações, no contexto da formação continuada de professores, podeser entendido como estratégia positiva de socialização e de construção de solidariedade através do discurso (BOXER, 1993a); e que a identificação das múltiplas funções dessas reclamações pode contribuir para as interações nesse contexto.
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A partir daí, as reclamações identificadas nas gravações dos encontros do projeto foram descritas de acordo com seus principais traços linguísticos e posteriormente analisadas segundo seus assuntos ou temas e de acordo com as funções que assumiam no discurso dos professores e formadores. Na sequência, foram analisados os padrõesde resposta dos pares e dos formadores. Por fim, foi examinada, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, a percepção de professores e formadores acerca do emprego das reclamações no contexto de coleta. Os resultados demonstram a validadede se examinar as reclamações como macro-atos de fala; indicam a possibilidade de existência de um ato de fala específico de reclamação indireta no contexto da Teoria da Língua em Ato; demonstram que as reclamações podem ser entendidas como um meio para se conhecer características importantes de um grupo de professores emformação continuada e de sua dinâmica de funcionamento; evidenciam que o emprego de reclamações nesse contexto deve ser entendido como estratégia importante para o estabelecimento de laços afetivos e de confiança entre os professores e entre estes e os formadores; demonstram que as reclamações podem gerar efeitos positivos para aformação dos professores; e ressaltam a importância do formador como aquele que tem condições de gerir as interações de modo a contribuir para que as reclamações tenham um efeito positivo para a vida dos professores e para o grupo. Conclui-se que o emprego de reclamações, no contexto da formação continuada de professores, podeser entendido como estratégia positiva de socialização e de construção de solidariedade através do discurso (BOXER, 1993a); e que a identificação das múltiplas funções dessas reclamações pode contribuir para as interações nesse contexto.The main purpose of this study was to understand the role of complaining in the discourse of a group of EFL teachers enrolled in a continuing education program.To achieve this purpose, a methodology of identification of the complaints and their answers was firstly developed. The adopted procedures resulted in the definition of complaint as a macro speech-act formed by an utterance or a sequence of utterances that perform an expression of dissatisfaction with a situation, person or entity, said to an interlocutor that is not held responsible, and that is perceptually interpreted as acomplaint.From this starting point, the complaints identified in the recordings of theprogram's meetings were described according to their main linguistic characteristics and later analyzed according to their subjects or themes and to the functions they performed in teacher's and teacher trainer's discourse. After that, the patterns of answers of colleagues and teacher trainers were analyzed. In the end, the perception of teachers and teacher trainers of the use of complaints in the context of research waschecked by semi-structured interviews.The results show the effectiveness of examining complaints as a macrospeech-act; indicate the possibility of existence of a specific indirect complaint speech-act according to the Theory of Language in Act; demonstrate that complaints can be understood as a means to tap important characteristics of a group of teachers in continuing education process and of its working dynamics; evidence that complainingin this context must be understood as an important strategy of establishing affection and trust bonds between teachers and between teachers and teacher trainers; emphasize the importance of the teacher trainer as the person who can best lead the interactions so that the complaints have a positive outcome to teachers' lives and tothe group. In conclusion, it is stated that complaining, in a continuing education context, can be understood as a positive strategy of socialization and solidarity building through discourse; and that the identification of complaints multiple functions can contribute to improve interactions in this context.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüística aplicadaAtos de fala (Lingüística)Professores de inglês FormaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoreclamaçõesProfessoresAs reclamações em um contexto de formação continuada de professores de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciana_disserta__o_impressao_final__2_.pdfapplication/pdf3240367https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSPBN/1/luciana_disserta__o_impressao_final__2_.pdfd8c3200c9ade0c7fb3d7333563abc82bMD51TEXTluciana_disserta__o_impressao_final__2_.pdf.txtluciana_disserta__o_impressao_final__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain331051https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSPBN/2/luciana_disserta__o_impressao_final__2_.pdf.txtad494054466f2f7d43fa02f7d519beedMD521843/MGSS-9HSPBN2019-11-14 05:32:01.621oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9HSPBNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:32:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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