A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Karina Barbosa [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93919
Resumo: Vários teóricos (SCHÖN, 1983; DEWEY, 1933; LARSEN-FREEMAN, 1987; WILLIAMS, 1992, entre outros) ressaltam não haver uma relação unilateral e direta entre métodos ou abordagens e sua implementação, já que a implementação de qualquer método ou abordagem de ensino não se resume à aplicação da teoria na prática, mas se faz frente a vários fatores de ordem contextual (TUDOR, 2001; VAN LIER, 1997) que a impede ou possibilita. Fica claro, desta maneira, que o sucesso no ensino de línguas não depende exclusivamente do método ou abordagem que o professor utiliza, mas é uma conseqüência do desenvolvimento do senso de plausibilidade (PRABHU, 1990) por parte do professor, o que faz com que ele seja sensível às necessidades e à realidade do contexto em que opera, adaptando ou modificando, muitas vezes, a tecnologia do ensino de línguas que lhe está disponível. A partir destas constatações, esta investigação de natureza etnográfica teve por objetivo verificar como se dá a interação das concepções norteadoras do trabalho pedagógico de um professor de inglês com o contexto de sala de aula, tentando, assim, mapear os fatores contextuais que interagem com sua prática. A realização deste estudo deu-se com base em discussões acerca das Abordagens de Ensinar, da relação entre Teoria e Prática, da Perspectiva Ecológica no Ensino de Línguas e de Crenças. A formação do professor, seu gosto pessoal pela literatura e a não interferência por parte da direção da escola em sua prática foram fatores que lhe possibilitaram agir de acordo com o que havia proposto. No entanto, as crenças, a falta de autonomia, de pré-requisitos e de motivação por parte dos alunos aliados à disposição física da sala foram fatores contextuais que impediram uma maior harmonia entre o discurso e as ações do professor.
id UNSP_e281fc8fe9a803c393273f63aa10f43f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93919
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aulaLingüística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de ingles - FormaçãoContexto (Linguistica)Formação de professoresAbordagem de ensinoVários teóricos (SCHÖN, 1983; DEWEY, 1933; LARSEN-FREEMAN, 1987; WILLIAMS, 1992, entre outros) ressaltam não haver uma relação unilateral e direta entre métodos ou abordagens e sua implementação, já que a implementação de qualquer método ou abordagem de ensino não se resume à aplicação da teoria na prática, mas se faz frente a vários fatores de ordem contextual (TUDOR, 2001; VAN LIER, 1997) que a impede ou possibilita. Fica claro, desta maneira, que o sucesso no ensino de línguas não depende exclusivamente do método ou abordagem que o professor utiliza, mas é uma conseqüência do desenvolvimento do senso de plausibilidade (PRABHU, 1990) por parte do professor, o que faz com que ele seja sensível às necessidades e à realidade do contexto em que opera, adaptando ou modificando, muitas vezes, a tecnologia do ensino de línguas que lhe está disponível. A partir destas constatações, esta investigação de natureza etnográfica teve por objetivo verificar como se dá a interação das concepções norteadoras do trabalho pedagógico de um professor de inglês com o contexto de sala de aula, tentando, assim, mapear os fatores contextuais que interagem com sua prática. A realização deste estudo deu-se com base em discussões acerca das Abordagens de Ensinar, da relação entre Teoria e Prática, da Perspectiva Ecológica no Ensino de Línguas e de Crenças. A formação do professor, seu gosto pessoal pela literatura e a não interferência por parte da direção da escola em sua prática foram fatores que lhe possibilitaram agir de acordo com o que havia proposto. No entanto, as crenças, a falta de autonomia, de pré-requisitos e de motivação por parte dos alunos aliados à disposição física da sala foram fatores contextuais que impediram uma maior harmonia entre o discurso e as ações do professor.A number of authors (SCHÖN, 1983; DEWEY, 1933; LARSEN-FREEMAN, 1987; WILLIAMS, 1992, and others) have said that there is not a one-way relation between methods or approaches and its use because the implementation of any method or approach is not just a matter of theory and practice but it is done in the face of contextual factors (TUDOR, 2001; VAN LIER, 1997) that can make it possible or not. This way, the language teaching success does not only have to do with the method or approach chosen by the teacher but it is also a consequence of the teacher's sense of plausibility (PRABHU, 1990) which helps him adjust the available teaching language technology to his classroom needs. According to what is stated above, this investigation, developed on an ethnographic basis, aimed at analyzing the interaction between the English teacher assumptions and the classroom contextual factors. We can say, then, that the study had as a goal to check the factors that interfered with the teacher's work. The theoretical framework for data analysis consisted of a discussion about Language Teaching Approaches, the Relation between Theory and Practice, an Ecological Perspective to Language Teaching and Beliefs. Among the contextual factors, the teacher's education, the teacher's taste for literature and the school management approval of his practice were the ones that permitted the coherence between the teacher's assumptions and his practice. However, the students' beliefs, their lack of autonomy, language background and motivation besides the classroom arrangement did not allow the teacher to do what he had planned.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Karina Barbosa [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2005-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 f.application/pdfPEREIRA, Karina Barbosa. A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/93919000289832pereira_kb_me_sjrp.pdf33004153069P58417792775638251Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:02:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:31:42.341566Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
title A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
spellingShingle A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
Pereira, Karina Barbosa [UNESP]
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Contexto (Linguistica)
Formação de professores
Abordagem de ensino
title_short A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
title_full A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
title_fullStr A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
title_full_unstemmed A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
title_sort A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula
author Pereira, Karina Barbosa [UNESP]
author_facet Pereira, Karina Barbosa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Karina Barbosa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Contexto (Linguistica)
Formação de professores
Abordagem de ensino
topic Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Contexto (Linguistica)
Formação de professores
Abordagem de ensino
description Vários teóricos (SCHÖN, 1983; DEWEY, 1933; LARSEN-FREEMAN, 1987; WILLIAMS, 1992, entre outros) ressaltam não haver uma relação unilateral e direta entre métodos ou abordagens e sua implementação, já que a implementação de qualquer método ou abordagem de ensino não se resume à aplicação da teoria na prática, mas se faz frente a vários fatores de ordem contextual (TUDOR, 2001; VAN LIER, 1997) que a impede ou possibilita. Fica claro, desta maneira, que o sucesso no ensino de línguas não depende exclusivamente do método ou abordagem que o professor utiliza, mas é uma conseqüência do desenvolvimento do senso de plausibilidade (PRABHU, 1990) por parte do professor, o que faz com que ele seja sensível às necessidades e à realidade do contexto em que opera, adaptando ou modificando, muitas vezes, a tecnologia do ensino de línguas que lhe está disponível. A partir destas constatações, esta investigação de natureza etnográfica teve por objetivo verificar como se dá a interação das concepções norteadoras do trabalho pedagógico de um professor de inglês com o contexto de sala de aula, tentando, assim, mapear os fatores contextuais que interagem com sua prática. A realização deste estudo deu-se com base em discussões acerca das Abordagens de Ensinar, da relação entre Teoria e Prática, da Perspectiva Ecológica no Ensino de Línguas e de Crenças. A formação do professor, seu gosto pessoal pela literatura e a não interferência por parte da direção da escola em sua prática foram fatores que lhe possibilitaram agir de acordo com o que havia proposto. No entanto, as crenças, a falta de autonomia, de pré-requisitos e de motivação por parte dos alunos aliados à disposição física da sala foram fatores contextuais que impediram uma maior harmonia entre o discurso e as ações do professor.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-21
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Karina Barbosa. A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/93919
000289832
pereira_kb_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
identifier_str_mv PEREIRA, Karina Barbosa. A interação da abordagem de ensinar de um professor de inglês de escola pública com o contexto de sala de aula. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.
000289832
pereira_kb_me_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/93919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045839337160704