A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição. |
id |
UFMG_85faf72a7ef7064e27c3975c86a79359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEG98 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mauro Calixta TavaresMara Lidia Kamei Meyer2019-08-13T17:57:21Z2019-08-13T17:57:21Z2002-02-08http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoMarketingAdministraçãoA percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mara_lidia_kamei_meyer.pdfapplication/pdf1177306https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEG98/1/disserta__o_mara_lidia_kamei_meyer.pdf8245f2f869a11d7e7203e3d9496bbe06MD511843/BUBD-9BEG982019-08-13 14:57:21.724oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BEG98Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T17:57:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos |
title |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos |
spellingShingle |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos Mara Lidia Kamei Meyer Administração Administração Marketing |
title_short |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos |
title_full |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos |
title_fullStr |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos |
title_full_unstemmed |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos |
title_sort |
A percepção da imagem de uma instituição de ensino superior, pelos alunos |
author |
Mara Lidia Kamei Meyer |
author_facet |
Mara Lidia Kamei Meyer |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauro Calixta Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mara Lidia Kamei Meyer |
contributor_str_mv |
Mauro Calixta Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração Administração Marketing |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração Marketing |
description |
Esta dissertação tem como objetivo principal realizar um estudo sobre a percepção da imagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Unileste-MG, pelos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Educação Física e Pedagogia. Baseado nas teorias sobre imagem, identidade, percepção e sobre a situação da educação no país, foram avaliados os diversos atributos responsáveis pela formação da imagem da instituição, sob a ótica dos alunos. Esses atributos foram avaliados, também, levando-se em consideração o curso, o estágio em que o aluno se encontra e a classe social a que pertence. Buscou-se conhecer o grau de importância que os alunos de cada curso dão aos requisitos analisados, para com esses dados mostrar à instituição o caminho para um planejamento estratégico com as prioridades que proporcionem o aumento da satisfação dos alunos. O grau de concordância com cada item analisado, medindo assim o grau de satisfação com os atributos pesquisados, foi avaliado também neste trabalho, mostrando que, apesar dos resultados apontarem uma avaliação positiva da instituição e dos cursos, quais os atributos merecem maior atenção da instituição no plano de melhorias. A pesquisa proporcionou, também, o perfil dos alunos da instituição, mostrando sua distribuição em termos de sexo, classe socio-econômica, objetivos com o curso, motivos que os levaram a optar pelo Unileste- MG, ocupação profissional, local de residência, faixa etária, grau de instrução do chefe da família, renda familiar, planos para depois da formatura, e situação com as mensalidade. O conhecimento desses dados, assim como suas expectativas, são fatores de suma importância para o planejamento do futuro de qualquer instituição. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-02-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T17:57:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T17:57:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEG98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEG98/1/disserta__o_mara_lidia_kamei_meyer.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8245f2f869a11d7e7203e3d9496bbe06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589504245694464 |