Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51689 https://orcid.org/0000-0001-8525-0890 |
Resumo: | Estudo na linha de pesquisa Artes da Cena, no qual elaborei uma desmontagem (DIÉGUEZ, 2018) do processo criativo autoral intitulado Projeto Córpe, composto por uma trilogia de performances: Projeto Servir, Ex-Tintos e ex-tinto. Nessas obras autobiográficas investiguei possibilidades de relações com a materialidade de copos plásticos descartáveis brancos e transparentes para composição de narrativas performativas, nas quais o público pode participar de forma criativa e interativa. Animando esses objetos, descobri formas de mascaramento nas quais, ao dançar as máscaras (PAULINO, 2010), fui despindo minha negritude dos processos de embranquecimento e racismo vividos entre arte e vida. Nessa trilogia reflito sobre a descartabilidade tanto no sentido da poluição ambiental quanto no âmbito das relações humanas. Questiono como a noção de descartabilidade pode produzir a extinção de algo ou alguém, sendo esse alguém qualquer ser com vida, sobretudo no que toca a minha existência: pessoa negra e homossexual no mundo. Utilizo uma metodologia de escrevivências (EVARISTO, 2008), inspirado na autora negra Conceição Evaristo, em um diário de artista-pesquisador, em que busquei analisar e interpretar a minha poética própria (MACHADO, 2015) negra, fenômeno pesquisado neste mestrado. Os trabalhos de Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre e Maria Beatriz Nascimento são as referências para discutir e entretecer os aspectos concernentes à performatividade negra nos trabalhos que compõem o Projeto Córpe. Esta pesquisa autobiográfica pretende contribuir com os estudos em poéticas próprias negras, narrativas a partir deste lugar de enunciação em busca de um discurso ético, estético e político. |
id |
UFMG_86c7c8a8c92ba6662d1a37898b5789d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51689 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marina Marcondes Machadohttp://lattes.cnpq.br/1719355914625152Rogério Lopes da Silva PaulinoMarcos Antônio AlexandreAdélia Aparecida da Silva Carvalhohttps://lattes.cnpq.br/9817368638546051Rodrigo Augusto de Souza Antero2023-04-06T14:48:40Z2023-04-06T14:48:40Z2022-08-22http://hdl.handle.net/1843/51689https://orcid.org/0000-0001-8525-0890Estudo na linha de pesquisa Artes da Cena, no qual elaborei uma desmontagem (DIÉGUEZ, 2018) do processo criativo autoral intitulado Projeto Córpe, composto por uma trilogia de performances: Projeto Servir, Ex-Tintos e ex-tinto. Nessas obras autobiográficas investiguei possibilidades de relações com a materialidade de copos plásticos descartáveis brancos e transparentes para composição de narrativas performativas, nas quais o público pode participar de forma criativa e interativa. Animando esses objetos, descobri formas de mascaramento nas quais, ao dançar as máscaras (PAULINO, 2010), fui despindo minha negritude dos processos de embranquecimento e racismo vividos entre arte e vida. Nessa trilogia reflito sobre a descartabilidade tanto no sentido da poluição ambiental quanto no âmbito das relações humanas. Questiono como a noção de descartabilidade pode produzir a extinção de algo ou alguém, sendo esse alguém qualquer ser com vida, sobretudo no que toca a minha existência: pessoa negra e homossexual no mundo. Utilizo uma metodologia de escrevivências (EVARISTO, 2008), inspirado na autora negra Conceição Evaristo, em um diário de artista-pesquisador, em que busquei analisar e interpretar a minha poética própria (MACHADO, 2015) negra, fenômeno pesquisado neste mestrado. Os trabalhos de Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre e Maria Beatriz Nascimento são as referências para discutir e entretecer os aspectos concernentes à performatividade negra nos trabalhos que compõem o Projeto Córpe. Esta pesquisa autobiográfica pretende contribuir com os estudos em poéticas próprias negras, narrativas a partir deste lugar de enunciação em busca de um discurso ético, estético e político.Study in the Performing Arts research line, in which I elaborated a disassembly (DIÉGUEZ, 2018) of the authorial creative process entitled Projeto Córpe, composed of a trilogy of performances: Projeto Servir, Ex-Tintos and ex-tinto. These autobiographical works investigate possibilities of relationships with the materiality of white and transparent disposable plastic cups for the composition of performative narratives, in which the public can participate in a creative and interactive way. Animating these objects, I discovered forms of masking in which, by dancing the masks (PAULINO, 2010), I stripped my blackness from the processes of whitening and racism experienced between art and life. In this trilogy, I reflect about the disposability both in the sense of environmental protection and in the context of human relations. I question how the notion of disposability can produce the extinction of something or someone, someone being any living being, especially with regard to my existence: a black and homosexual person in the world. I use a writing methodology called escrevivências (EVARISTO, 2008) inspired by the black author Conceição Evaristo, in an artist-researcher’s diary, in which I sought to study and interpret my own black poetics (MACHADO, 2015), a phenomenon researched in this dissertation. The references Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre and Maria Beatriz Nascimento are the parameters to discuss and interweave the aspects concerning black performativity in the works that compose the Projeto Córpe. This autobiographical research intends to contribute to studies in black poetics, narratives from this place of enunciation in search of an ethical, aesthetic and political discourse.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPerformance (Arte)Negros na arteArtistas negrosRepresentação teatralRacismoHomossexualidadeCriação (Literária, artística, etc.)Performance negraEscrevivênciasDesmontagemNarrativaPoética autoralPeformance negra: desmontagem de uma poética autoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO Rodrigo Antero 15_03_23docx.pdfDISSERTAÇÃO Rodrigo Antero 15_03_23docx.pdfapplication/pdf5423023https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20%20Rodrigo%20Antero%2015_03_23docx.pdfddc0c083e8d529b7812da22c008c7353MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/516892023-04-06 11:48:40.378oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-06T14:48:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral |
title |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral |
spellingShingle |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral Rodrigo Augusto de Souza Antero Performance negra Escrevivências Desmontagem Narrativa Poética autoral Performance (Arte) Negros na arte Artistas negros Representação teatral Racismo Homossexualidade Criação (Literária, artística, etc.) |
title_short |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral |
title_full |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral |
title_fullStr |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral |
title_full_unstemmed |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral |
title_sort |
Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral |
author |
Rodrigo Augusto de Souza Antero |
author_facet |
Rodrigo Augusto de Souza Antero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marina Marcondes Machado |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1719355914625152 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rogério Lopes da Silva Paulino |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcos Antônio Alexandre |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Adélia Aparecida da Silva Carvalho |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/9817368638546051 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Augusto de Souza Antero |
contributor_str_mv |
Marina Marcondes Machado Rogério Lopes da Silva Paulino Marcos Antônio Alexandre Adélia Aparecida da Silva Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance negra Escrevivências Desmontagem Narrativa Poética autoral |
topic |
Performance negra Escrevivências Desmontagem Narrativa Poética autoral Performance (Arte) Negros na arte Artistas negros Representação teatral Racismo Homossexualidade Criação (Literária, artística, etc.) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Performance (Arte) Negros na arte Artistas negros Representação teatral Racismo Homossexualidade Criação (Literária, artística, etc.) |
description |
Estudo na linha de pesquisa Artes da Cena, no qual elaborei uma desmontagem (DIÉGUEZ, 2018) do processo criativo autoral intitulado Projeto Córpe, composto por uma trilogia de performances: Projeto Servir, Ex-Tintos e ex-tinto. Nessas obras autobiográficas investiguei possibilidades de relações com a materialidade de copos plásticos descartáveis brancos e transparentes para composição de narrativas performativas, nas quais o público pode participar de forma criativa e interativa. Animando esses objetos, descobri formas de mascaramento nas quais, ao dançar as máscaras (PAULINO, 2010), fui despindo minha negritude dos processos de embranquecimento e racismo vividos entre arte e vida. Nessa trilogia reflito sobre a descartabilidade tanto no sentido da poluição ambiental quanto no âmbito das relações humanas. Questiono como a noção de descartabilidade pode produzir a extinção de algo ou alguém, sendo esse alguém qualquer ser com vida, sobretudo no que toca a minha existência: pessoa negra e homossexual no mundo. Utilizo uma metodologia de escrevivências (EVARISTO, 2008), inspirado na autora negra Conceição Evaristo, em um diário de artista-pesquisador, em que busquei analisar e interpretar a minha poética própria (MACHADO, 2015) negra, fenômeno pesquisado neste mestrado. Os trabalhos de Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre e Maria Beatriz Nascimento são as referências para discutir e entretecer os aspectos concernentes à performatividade negra nos trabalhos que compõem o Projeto Córpe. Esta pesquisa autobiográfica pretende contribuir com os estudos em poéticas próprias negras, narrativas a partir deste lugar de enunciação em busca de um discurso ético, estético e político. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-06T14:48:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-06T14:48:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51689 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8525-0890 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51689 https://orcid.org/0000-0001-8525-0890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20%20Rodrigo%20Antero%2015_03_23docx.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddc0c083e8d529b7812da22c008c7353 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589471041486848 |