Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Augusto de Souza Antero
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51689
https://orcid.org/0000-0001-8525-0890
Resumo: Estudo na linha de pesquisa Artes da Cena, no qual elaborei uma desmontagem (DIÉGUEZ, 2018) do processo criativo autoral intitulado Projeto Córpe, composto por uma trilogia de performances: Projeto Servir, Ex-Tintos e ex-tinto. Nessas obras autobiográficas investiguei possibilidades de relações com a materialidade de copos plásticos descartáveis brancos e transparentes para composição de narrativas performativas, nas quais o público pode participar de forma criativa e interativa. Animando esses objetos, descobri formas de mascaramento nas quais, ao dançar as máscaras (PAULINO, 2010), fui despindo minha negritude dos processos de embranquecimento e racismo vividos entre arte e vida. Nessa trilogia reflito sobre a descartabilidade tanto no sentido da poluição ambiental quanto no âmbito das relações humanas. Questiono como a noção de descartabilidade pode produzir a extinção de algo ou alguém, sendo esse alguém qualquer ser com vida, sobretudo no que toca a minha existência: pessoa negra e homossexual no mundo. Utilizo uma metodologia de escrevivências (EVARISTO, 2008), inspirado na autora negra Conceição Evaristo, em um diário de artista-pesquisador, em que busquei analisar e interpretar a minha poética própria (MACHADO, 2015) negra, fenômeno pesquisado neste mestrado. Os trabalhos de Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre e Maria Beatriz Nascimento são as referências para discutir e entretecer os aspectos concernentes à performatividade negra nos trabalhos que compõem o Projeto Córpe. Esta pesquisa autobiográfica pretende contribuir com os estudos em poéticas próprias negras, narrativas a partir deste lugar de enunciação em busca de um discurso ético, estético e político.
id UFMG_86c7c8a8c92ba6662d1a37898b5789d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51689
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marina Marcondes Machadohttp://lattes.cnpq.br/1719355914625152Rogério Lopes da Silva PaulinoMarcos Antônio AlexandreAdélia Aparecida da Silva Carvalhohttps://lattes.cnpq.br/9817368638546051Rodrigo Augusto de Souza Antero2023-04-06T14:48:40Z2023-04-06T14:48:40Z2022-08-22http://hdl.handle.net/1843/51689https://orcid.org/0000-0001-8525-0890Estudo na linha de pesquisa Artes da Cena, no qual elaborei uma desmontagem (DIÉGUEZ, 2018) do processo criativo autoral intitulado Projeto Córpe, composto por uma trilogia de performances: Projeto Servir, Ex-Tintos e ex-tinto. Nessas obras autobiográficas investiguei possibilidades de relações com a materialidade de copos plásticos descartáveis brancos e transparentes para composição de narrativas performativas, nas quais o público pode participar de forma criativa e interativa. Animando esses objetos, descobri formas de mascaramento nas quais, ao dançar as máscaras (PAULINO, 2010), fui despindo minha negritude dos processos de embranquecimento e racismo vividos entre arte e vida. Nessa trilogia reflito sobre a descartabilidade tanto no sentido da poluição ambiental quanto no âmbito das relações humanas. Questiono como a noção de descartabilidade pode produzir a extinção de algo ou alguém, sendo esse alguém qualquer ser com vida, sobretudo no que toca a minha existência: pessoa negra e homossexual no mundo. Utilizo uma metodologia de escrevivências (EVARISTO, 2008), inspirado na autora negra Conceição Evaristo, em um diário de artista-pesquisador, em que busquei analisar e interpretar a minha poética própria (MACHADO, 2015) negra, fenômeno pesquisado neste mestrado. Os trabalhos de Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre e Maria Beatriz Nascimento são as referências para discutir e entretecer os aspectos concernentes à performatividade negra nos trabalhos que compõem o Projeto Córpe. Esta pesquisa autobiográfica pretende contribuir com os estudos em poéticas próprias negras, narrativas a partir deste lugar de enunciação em busca de um discurso ético, estético e político.Study in the Performing Arts research line, in which I elaborated a disassembly (DIÉGUEZ, 2018) of the authorial creative process entitled Projeto Córpe, composed of a trilogy of performances: Projeto Servir, Ex-Tintos and ex-tinto. These autobiographical works investigate possibilities of relationships with the materiality of white and transparent disposable plastic cups for the composition of performative narratives, in which the public can participate in a creative and interactive way. Animating these objects, I discovered forms of masking in which, by dancing the masks (PAULINO, 2010), I stripped my blackness from the processes of whitening and racism experienced between art and life. In this trilogy, I reflect about the disposability both in the sense of environmental protection and in the context of human relations. I question how the notion of disposability can produce the extinction of something or someone, someone being any living being, especially with regard to my existence: a black and homosexual person in the world. I use a writing methodology called escrevivências (EVARISTO, 2008) inspired by the black author Conceição Evaristo, in an artist-researcher’s diary, in which I sought to study and interpret my own black poetics (MACHADO, 2015), a phenomenon researched in this dissertation. The references Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre and Maria Beatriz Nascimento are the parameters to discuss and interweave the aspects concerning black performativity in the works that compose the Projeto Córpe. This autobiographical research intends to contribute to studies in black poetics, narratives from this place of enunciation in search of an ethical, aesthetic and political discourse.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPerformance (Arte)Negros na arteArtistas negrosRepresentação teatralRacismoHomossexualidadeCriação (Literária, artística, etc.)Performance negraEscrevivênciasDesmontagemNarrativaPoética autoralPeformance negra: desmontagem de uma poética autoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO Rodrigo Antero 15_03_23docx.pdfDISSERTAÇÃO Rodrigo Antero 15_03_23docx.pdfapplication/pdf5423023https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20%20Rodrigo%20Antero%2015_03_23docx.pdfddc0c083e8d529b7812da22c008c7353MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/516892023-04-06 11:48:40.378oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-06T14:48:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
title Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
spellingShingle Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
Rodrigo Augusto de Souza Antero
Performance negra
Escrevivências
Desmontagem
Narrativa
Poética autoral
Performance (Arte)
Negros na arte
Artistas negros
Representação teatral
Racismo
Homossexualidade
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
title_full Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
title_fullStr Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
title_full_unstemmed Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
title_sort Peformance negra: desmontagem de uma poética autoral
author Rodrigo Augusto de Souza Antero
author_facet Rodrigo Augusto de Souza Antero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marina Marcondes Machado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1719355914625152
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rogério Lopes da Silva Paulino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Antônio Alexandre
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adélia Aparecida da Silva Carvalho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/9817368638546051
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Augusto de Souza Antero
contributor_str_mv Marina Marcondes Machado
Rogério Lopes da Silva Paulino
Marcos Antônio Alexandre
Adélia Aparecida da Silva Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Performance negra
Escrevivências
Desmontagem
Narrativa
Poética autoral
topic Performance negra
Escrevivências
Desmontagem
Narrativa
Poética autoral
Performance (Arte)
Negros na arte
Artistas negros
Representação teatral
Racismo
Homossexualidade
Criação (Literária, artística, etc.)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance (Arte)
Negros na arte
Artistas negros
Representação teatral
Racismo
Homossexualidade
Criação (Literária, artística, etc.)
description Estudo na linha de pesquisa Artes da Cena, no qual elaborei uma desmontagem (DIÉGUEZ, 2018) do processo criativo autoral intitulado Projeto Córpe, composto por uma trilogia de performances: Projeto Servir, Ex-Tintos e ex-tinto. Nessas obras autobiográficas investiguei possibilidades de relações com a materialidade de copos plásticos descartáveis brancos e transparentes para composição de narrativas performativas, nas quais o público pode participar de forma criativa e interativa. Animando esses objetos, descobri formas de mascaramento nas quais, ao dançar as máscaras (PAULINO, 2010), fui despindo minha negritude dos processos de embranquecimento e racismo vividos entre arte e vida. Nessa trilogia reflito sobre a descartabilidade tanto no sentido da poluição ambiental quanto no âmbito das relações humanas. Questiono como a noção de descartabilidade pode produzir a extinção de algo ou alguém, sendo esse alguém qualquer ser com vida, sobretudo no que toca a minha existência: pessoa negra e homossexual no mundo. Utilizo uma metodologia de escrevivências (EVARISTO, 2008), inspirado na autora negra Conceição Evaristo, em um diário de artista-pesquisador, em que busquei analisar e interpretar a minha poética própria (MACHADO, 2015) negra, fenômeno pesquisado neste mestrado. Os trabalhos de Abdias Nascimento, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Leda Maria Martins, Marcos Antônio Alexandre e Maria Beatriz Nascimento são as referências para discutir e entretecer os aspectos concernentes à performatividade negra nos trabalhos que compõem o Projeto Córpe. Esta pesquisa autobiográfica pretende contribuir com os estudos em poéticas próprias negras, narrativas a partir deste lugar de enunciação em busca de um discurso ético, estético e político.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-06T14:48:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-06T14:48:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/51689
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8525-0890
url http://hdl.handle.net/1843/51689
https://orcid.org/0000-0001-8525-0890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20%20Rodrigo%20Antero%2015_03_23docx.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51689/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ddc0c083e8d529b7812da22c008c7353
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589471041486848