Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campanela Miñoz, Esteban Francisco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219409
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.
id UFSC_8889341060046534034f23e8abf91e48
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219409
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de KassandraLiteratura brasileiraTeatro brasileiroCriação (Literária, artística, etc.)Representação teatralPerformance (Arte)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.É sabido o quanto se debatem, hoje, os estudos teatrais com as possiblidades de estudar não mais apenas o resultado espetacular, mas também os processos que originam o espetáculo, e é aqui que, acredito, essa pesquisa tem muito a contribuir. O processo criativo da atriz MilenaMoraes, na montagem brasileira da peça Kassandra (2012), do dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco, foi o escolhido para analisar as relações criativas entre o processo e a montagem, na passagem do texto ao palco. As características inovadoras do projeto fizeram de Kassandraum espetáculo muito importante na cena teatral da cidade, assim como pelos prêmios obtidos, pela recepção do público, que sempre lotou as funções, pelas críticas, pelas polêmicas e pelas temáticas abordadas. A ideia do inacabado, da obra em constante transformação tão inerente ao teatro com sua característica de permanente mobilidade, me instigou a buscar obras de autores e artistas contemporâneos que apresentem propostas inovadoras e que potencializem o trabalho nesse amplo campo de interações. Os estudos de processo geram rico material de consulta para os artistas, proporcionando uma volta ao seu ato criador, a possibilidade de rever o caminho percorrido, de olhar para a obra entregue e para a obra que podia ter sido. Este tipo de pesquisa nos permite entrar no pensamento criativo do artista, no seu fazer, e nos brinda com a possiblidade de nos aproximar da obra de arte desde um ângulo diferente, desde outra perspectiva. Um detalhe importante da pesquisa foi o fato de que eu sou casado com Milena Moraes, atriz que interpretou Kassandra. Esse relacionamento, essa proximidade me deu a oportunidade de acompanhar de perto o seu percurso, no seu \"ateliê\". Assumi assim, meu lugar na pesquisa, como sendo mais um nó da rede, sem tentar ocupar um lugar de neutralidade. Além da base teórica, conto com um rico dossiê que começou a ser confeccionado ainda na fase de pré-produção da montagem brasileira de Kassandra. Além dos manuscritos e rascunhos da própria atriz, em três roteiros diferentes, fazem parte desse dossiê: um diário de bordo, que comecei a escrever no mesmo momento que começou o projeto, a correspondência entre o diretor e assistente, durante o tempo dos ensaios e entrevistas com a atriz, além de registros fotográficos e material audiovisual. Com o cruzamento de todos esses documentos do dossiê, como crítico genético, procurei detectar o funcionamento do pensamento criativo, identificar os modos de construção da personagem, através dos rastros deixados pela artista, oferecendo assim, outra possibilidade de abordagem dentro das artes cênicas. O objetivo da Crítica Genética é desvendar o processo criativo. O pesquisador investiga a obra em seu vir-a-ser.Abstract: It is known how much theatrical studies are debated today with the possibilities of studying not only the spectacular result, but also the processes that originate the show, and this is exactly where this research has a lot to contribute. The creative process of actress Milena Moraes, in the Brazilian editing of the play Kassandra (2012), by the Franco-Uruguayan playwright Sergio Blanco, was the process chosen to analyze the creative relations between the process and the theatrical assembly, in the passage of the text to the stage of the work in constant transformation so inherent in theater with its characteristic of permanent mobility, instigated me to look for works by contemporary authors and artists who present innovative proposals and that enhance the work in this wide field of interactions. The innovative characteristics of the project made Kassandra a very important spectacle in the city's theatrical scene, as well as for the awards obtained, for the reception of the public, who always filled the functions, for the criticisms, for the controversies and for the themes addressed. Process studies generate rich consultation material for artists, providing a return to their creative act, the possibility to review the path taken, to look at the work delivered and the work that could have been. This type of research allows us to enter the creative thinking of the artist, in his doing, and offers us the possibility of approaching the work of art from a different angle, from another perspective. An important detail of the research was the fact that I am married to Milena Moraes, actress who played Kassandra. This relationship, this closeness gave me the opportunity to follow his journey closely, in his \"studio\". So I took my place in the research, as being another node in the network, without trying to occupy a place of neutrality. In addition to the theoretical basis, it will be possible to count on a rich dossier that started to be made in the pre-production phase of the Brazilian assembly of Kassandra. In addition to the actress's own manuscripts and drafts in three different scripts, this dossier also includes: a sketch that I started writing at the same moment that the project started, the correspondence between the director and assistant, during the time of rehearsals and interviews with actress, in addition to photographic records and audiovisual material. With the crossing of all these documents, as a genetic critic I tried to detect the functioning of creative thought, the forms of construction of the character, through the tracks left by the artist, thus offering another possibility of approaching the performing arts. The goal of Genetic Criticism is to reveal the creative process. The researcher investigates the work in its coming to be.Romanelli, SergioUniversidade Federal de Santa CatarinaCampanela Miñoz, Esteban Francisco2021-01-14T18:09:16Z2021-01-14T18:09:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis282 p.| il.application/pdf370648https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219409porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:09:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219409Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:09:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
title Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
spellingShingle Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
Campanela Miñoz, Esteban Francisco
Literatura brasileira
Teatro brasileiro
Criação (Literária, artística, etc.)
Representação teatral
Performance (Arte)
title_short Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
title_full Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
title_fullStr Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
title_full_unstemmed Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
title_sort Na trilha de um mito : o processo criativo da atriz Milena Moraes na montagem teatral de Kassandra
author Campanela Miñoz, Esteban Francisco
author_facet Campanela Miñoz, Esteban Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romanelli, Sergio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campanela Miñoz, Esteban Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Teatro brasileiro
Criação (Literária, artística, etc.)
Representação teatral
Performance (Arte)
topic Literatura brasileira
Teatro brasileiro
Criação (Literária, artística, etc.)
Representação teatral
Performance (Arte)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T18:09:16Z
2021-01-14T18:09:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370648
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219409
identifier_str_mv 370648
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 282 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652236265357312