Contextura da música-imagem: diálogos com o filme Barry Lyndon
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47029 https://orcid.org/0000-0002-1601-2490 |
Resumo: | A relação entre a música e a imagem no cinema não é apenas um exemplo da dinâmica intermídia inerente a essa forma de arte. Essa é uma criação humana nas artes que possibilita uma enorme gama de impactos e significações, criadas e lapidadas em um conteúdo audiovisual. Nesta dissertação, elaborou-se um termo-conceito para servir como uma ferramenta de análise fílmica para as possíveis interações profundas entre a arte-mídia música e a arte-mídia imagem no cinema: a música-imagem. Essa abordagem evidenciou possíveis interações intermídias, tecnológicas, semiológicas e filosóficas nesse entrelace, demonstrando que essa união gera um resultado que vai além da grandeza como soma das partes. Para isso, foi utilizado, como exemplo norteador, o filme Barry Lyndon (1975), de Stanley Kubrick, por ser uma obra referência para a relação música-imagem. Para observar essa relação entre a música e a imagem, utilizaram-se os conceitos deleuze-gattarianos, em interação com os estudos do Cinema, da Semiologia, da Intermidialidade, da Música no cinema e de outras áreas. Se é por meio desse tipo de arte que também podemos nos expressar e nos comunicar, é nesse tipo de profunda maquinação artística que encontramos o caminho para confrontar nossa realidade com o nosso tempo. |
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Leonardo Álvares Vidigalhttp://lattes.cnpq.br/9435647910410137Pedro Cardoso AspahanRafael Luiz Ciccarini Nuneshttp://lattes.cnpq.br/2863093108860572Filipe Jhonata Schettini Azevedo2022-11-08T16:02:02Z2022-11-08T16:02:02Z2022-07-15http://hdl.handle.net/1843/47029https://orcid.org/0000-0002-1601-2490A relação entre a música e a imagem no cinema não é apenas um exemplo da dinâmica intermídia inerente a essa forma de arte. Essa é uma criação humana nas artes que possibilita uma enorme gama de impactos e significações, criadas e lapidadas em um conteúdo audiovisual. Nesta dissertação, elaborou-se um termo-conceito para servir como uma ferramenta de análise fílmica para as possíveis interações profundas entre a arte-mídia música e a arte-mídia imagem no cinema: a música-imagem. Essa abordagem evidenciou possíveis interações intermídias, tecnológicas, semiológicas e filosóficas nesse entrelace, demonstrando que essa união gera um resultado que vai além da grandeza como soma das partes. Para isso, foi utilizado, como exemplo norteador, o filme Barry Lyndon (1975), de Stanley Kubrick, por ser uma obra referência para a relação música-imagem. Para observar essa relação entre a música e a imagem, utilizaram-se os conceitos deleuze-gattarianos, em interação com os estudos do Cinema, da Semiologia, da Intermidialidade, da Música no cinema e de outras áreas. Se é por meio desse tipo de arte que também podemos nos expressar e nos comunicar, é nesse tipo de profunda maquinação artística que encontramos o caminho para confrontar nossa realidade com o nosso tempo.The relationship between music and image in cinema is not just an example of the dynamics intermedia inherent to this art form. This is a human creation in the arts that makes it possible a huge range of impacts and meanings, created and polished in a content audio-visual. In this dissertation, a concept term was elaborated to serve as a film analysis tool for possible deep interactions between art-media music and image-media art in cinema: image-music. This approach highlighted possible intermedia, technological, semiological and philosophical interactions in this intertwining, demonstrating that this union generates a result that goes beyond magnitude as the sum of the parts. For that, The film Barry Lyndon (1975), by Stanley Kubrick, was used as a guiding example, for be a reference work for the music-image relationship. To observe this relationship between the music and image, Deleuze-Gattarian concepts were used, in interaction with the studies of Cinema, Semiology, Intermediality, Music in cinema and other areas, to observe this relationship between the music and image. If it is through this kind of art that we can also express ourselves and communicate, it is in this kind of deep machination art that we found the way to confront our reality with our time.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessBarry Lyndon (Filme)Crítica cinematográficaCinemaMúsica de cinemaSemiologia (Cinema)IntermidialidadeTecnologia no cinemaMídia digitalCinemaMúsicaSemiologiaIntermidialidadeImagem-tempoContextura da música-imagem: diálogos com o filme Barry LyndonMusic-picture context: dialogues with the film Barry LyndonContexte musique-image: dialogues avec le film Barry Lyndoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47029/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALCONTEXTURA DA MÚSICA-IMAGEM.pdfCONTEXTURA DA MÚSICA-IMAGEM.pdfapplication/pdf958373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47029/4/CONTEXTURA%20DA%20M%c3%9aSICA-IMAGEM.pdf2674a60c47fc9f9a414108e6f7db98beMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47029/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/470292022-11-08 13:02:03.234oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T16:02:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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