Avaliação: contradição entre o discurso e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta Zita Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHRC
Resumo: A avaliação muitas vezes é concebida e realizada através de provas e testes, geralmente efetivados num determinado período, nem sempre elaboradas pelo próprio docente visando apenas selecionar e classificar os alunos. É possível averiguar no cenário atual uma discussão a respeito do processo de avaliação a ser desenvolvido no espaço escolar, sendo que esta avaliação busca observar todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com o intuito de verificar mais de perto essa complexidade da prática avaliativa, busca-se fazer uma análise crítica da contradição entre o discurso e a prática avaliativa da Escola Municipal Mundo Encantado. Ao analisar os recursos avaliativos que se utilizam na referida instituição e recursos utilizados na atualidade, percebese a necessidade da escola reformular e organizar seus métodos de avaliação, partindo dos resultados atuais para uma nova concepção de avaliar de forma mais abrangente e produtiva.
id UFMG_875e6e6309ff158b9071a4307860b3eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKHRC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jeanne de Jesus RodriguesMarta Zita Silva2019-08-11T09:40:43Z2019-08-11T09:40:43Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHRCA avaliação muitas vezes é concebida e realizada através de provas e testes, geralmente efetivados num determinado período, nem sempre elaboradas pelo próprio docente visando apenas selecionar e classificar os alunos. É possível averiguar no cenário atual uma discussão a respeito do processo de avaliação a ser desenvolvido no espaço escolar, sendo que esta avaliação busca observar todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com o intuito de verificar mais de perto essa complexidade da prática avaliativa, busca-se fazer uma análise crítica da contradição entre o discurso e a prática avaliativa da Escola Municipal Mundo Encantado. Ao analisar os recursos avaliativos que se utilizam na referida instituição e recursos utilizados na atualidade, percebese a necessidade da escola reformular e organizar seus métodos de avaliação, partindo dos resultados atuais para uma nova concepção de avaliar de forma mais abrangente e produtiva.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAvaliação educacionalEducaçãoEscolas  Organização e administraçãoAvaliaçãoGestão democráticaAprendizagemAvaliação: contradição entre o discurso e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_marta_zita_silva.pdfapplication/pdf218454https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKHRC/1/tcc_marta_zita_silva.pdfa72ccecfa24da91d82dac55f87e66545MD51TEXTtcc_marta_zita_silva.pdf.txttcc_marta_zita_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain80638https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKHRC/2/tcc_marta_zita_silva.pdf.txt66fae70d9da117dcf59af64bb97988afMD521843/BUOS-9LKHRC2019-11-14 06:13:00.488oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKHRCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
title Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
spellingShingle Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
Marta Zita Silva
Avaliação
Gestão democrática
Aprendizagem
Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
title_short Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
title_full Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
title_fullStr Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
title_full_unstemmed Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
title_sort Avaliação: contradição entre o discurso e a prática
author Marta Zita Silva
author_facet Marta Zita Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jeanne de Jesus Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Marta Zita Silva
contributor_str_mv Jeanne de Jesus Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Gestão democrática
Aprendizagem
topic Avaliação
Gestão democrática
Aprendizagem
Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
description A avaliação muitas vezes é concebida e realizada através de provas e testes, geralmente efetivados num determinado período, nem sempre elaboradas pelo próprio docente visando apenas selecionar e classificar os alunos. É possível averiguar no cenário atual uma discussão a respeito do processo de avaliação a ser desenvolvido no espaço escolar, sendo que esta avaliação busca observar todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com o intuito de verificar mais de perto essa complexidade da prática avaliativa, busca-se fazer uma análise crítica da contradição entre o discurso e a prática avaliativa da Escola Municipal Mundo Encantado. Ao analisar os recursos avaliativos que se utilizam na referida instituição e recursos utilizados na atualidade, percebese a necessidade da escola reformular e organizar seus métodos de avaliação, partindo dos resultados atuais para uma nova concepção de avaliar de forma mais abrangente e produtiva.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T09:40:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T09:40:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHRC
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHRC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKHRC/1/tcc_marta_zita_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKHRC/2/tcc_marta_zita_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a72ccecfa24da91d82dac55f87e66545
66fae70d9da117dcf59af64bb97988af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589483890737152