Sexualidade na educação infantil: impasses dos professores diante das questões das crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JP7H |
Resumo: | Investigar os impasses dos professores da educação infantil, diante das questões da sexualidade da criança, no espaço escolar, foi o foco central do estudo realizado. Buscamos averiguar as dificuldades do professor em agir diante de situações em que a sexualidade infantil emerge e de que maneira esse tema interfere na ação pedagógica. Além da revisão da literatura sobre o assunto, a partir do referencial teórico da Psicanálise, foram realizadas Conversações com um grupo de oito professores da educação infantil: docentes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. A ausência de um saber predeterminado para lidar com a sexualidade, na escola, gera mal-estar. A análise das Conversações permitiu-nos perceber como a subjetividade do educador diante das questões da sexualidade surge, interferindo na condução dos questionamentos dos alunos, sejam eles oriundos de escolas públicas ou privadas. No decorrer das Conversações, os professores relataram a importância do espaço de circulação da palavra sobre a sexualidade da criança, possibilitando reflexões sobre suas práxis e construção de um novo modo de agir e pensar sobre o sexual na infância. |
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Ana Lydia Bezerra SantiagoMaria Cristina Soares de GouveaNadia Laguardia de LimaAndrea Maris Campos GuerraMagda Helena Balbino Casarotti2019-08-14T03:47:42Z2019-08-14T03:47:42Z2009-08-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JP7HInvestigar os impasses dos professores da educação infantil, diante das questões da sexualidade da criança, no espaço escolar, foi o foco central do estudo realizado. Buscamos averiguar as dificuldades do professor em agir diante de situações em que a sexualidade infantil emerge e de que maneira esse tema interfere na ação pedagógica. Além da revisão da literatura sobre o assunto, a partir do referencial teórico da Psicanálise, foram realizadas Conversações com um grupo de oito professores da educação infantil: docentes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. A ausência de um saber predeterminado para lidar com a sexualidade, na escola, gera mal-estar. A análise das Conversações permitiu-nos perceber como a subjetividade do educador diante das questões da sexualidade surge, interferindo na condução dos questionamentos dos alunos, sejam eles oriundos de escolas públicas ou privadas. No decorrer das Conversações, os professores relataram a importância do espaço de circulação da palavra sobre a sexualidade da criança, possibilitando reflexões sobre suas práxis e construção de um novo modo de agir e pensar sobre o sexual na infância.Rechercher les impasses des instituteurs face aux questions de la sexualité infantile dans l´espace scolaire fut le centre de l´étude realisé.On a cherché à vérifier les difficultés de l´enseignant pour agir quand il s´agit des situations dont la sexualité infantile se manifeste et de quelle façon ce sujet intervient dans l´action pédagogique. Au-delà de la révision de la littérature à propos de ce sujet , d´après le référentiel théorique de la Psychanalyse, on a réalisé des Conversations avec un groupe de huit enseignants de l´éducation infantile des écoles publiques et privées de Belo Horizonte. Le manque d´un savoir prédéterminé pour travailler la sexualité dans l´école provoque un malaise. L`analyse des Conversations nous a permis apercevoir comme la subjectivité de l´enseignant, face aux questions de la sexualité , emerge changeant son attitude face aux questionnements des élèves , soient-ils originaires des écoles publiques ou privées. Au cours des Conversations les enseignants ont rapporté l´importance de l´espace de circulation de la parole concernant la sexualité de l´enfant, rendant possible les réflexions sur leur praxis et la construction d´une nouvelle manière d´agir et de penser la sexualité dans l´enfance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPsicologia educacionalEducação sexual para criançasSexualidadeEducação infantilPsicologiaSexualidade na educação infantil: impasses dos professores diante das questões das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_magda_completa.pdfapplication/pdf605627https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JP7H/1/disserta__o_magda_completa.pdfbcbaff48c2507c32745d645fdefd7db2MD51TEXTdisserta__o_magda_completa.pdf.txtdisserta__o_magda_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain280013https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84JP7H/2/disserta__o_magda_completa.pdf.txt0a163ac6c2da1d3de9c0763e96f8cc81MD521843/FAEC-84JP7H2019-11-14 15:26:49.218oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84JP7HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:26:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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