Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Vezula Mateveli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-B2HML9
Resumo: Milhões de pessoas estão interessadas por recursos que permitem que conteúdo produzido por cidadãos na Web. Iniciativas crowdsourcing visam a coleta de dados utilizando cidadãos como colaboradores. Contudo, as contribuições se tornam falhas e enviesadas. Como solução, voluntários podem ser encontrados a partir de suas preferências nas redes sociais. Desse modo, o objetivo deste trabalho é identificar e selecionar usuários nas redes sociais, e assim encontrar voluntários que atuem em temas de sua preferência. Para isso, é realizado um processo interativo para melhorar a coleta de dados e o seu conteúdo. O estudo de caso considera um contexto urbano para identificar palavras-chave iniciais e construir um processo de refinamento. Os resultados mostram que muito dos dados coletados ainda não estavam relacionados ao tema, mas que mesmo assim estão melhores que a coleta inicial. Portanto, adaptações no processo de refinamento podem efetivar as preferências dos usuários nas redes sociais.
id UFMG_8aceda6f7564559a93b099818542c708
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-B2HML9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Clodoveu Augusto Davis JuniorMirella Moura MoroMirella Moura MoroAdriano César Machado PereiraGuilherme Vezula Mateveli2019-08-12T17:06:55Z2019-08-12T17:06:55Z2018-05-11http://hdl.handle.net/1843/ESBF-B2HML9Milhões de pessoas estão interessadas por recursos que permitem que conteúdo produzido por cidadãos na Web. Iniciativas crowdsourcing visam a coleta de dados utilizando cidadãos como colaboradores. Contudo, as contribuições se tornam falhas e enviesadas. Como solução, voluntários podem ser encontrados a partir de suas preferências nas redes sociais. Desse modo, o objetivo deste trabalho é identificar e selecionar usuários nas redes sociais, e assim encontrar voluntários que atuem em temas de sua preferência. Para isso, é realizado um processo interativo para melhorar a coleta de dados e o seu conteúdo. O estudo de caso considera um contexto urbano para identificar palavras-chave iniciais e construir um processo de refinamento. Os resultados mostram que muito dos dados coletados ainda não estavam relacionados ao tema, mas que mesmo assim estão melhores que a coleta inicial. Portanto, adaptações no processo de refinamento podem efetivar as preferências dos usuários nas redes sociais.Nowadays, millions of people have been interested on resources and tools that allow citizens to publish contents on the Internet. Crowdsourcing initiatives aim to enroll those data using citizens as human collaborators. However, those initiatives does not guarantee that citizens keep contributing on it. Thus, the contributions became flawed and biased over time. In that context, volunteers could be found on social networks based on their thematic preferences. Thereby, the main goal of this research is to identify and select users from social networks, and find volunteers who might work on crowdsourcing applications based on their interests. For that, the methodology consists in performing an interactive process for increasing the collecting data, and thus increasing the content collected. A case study was developed to validate the method based on an urban context identifying initial keywords, which allowed to come up with a refinement process. The results have shown that most of the collected data was not still related to a specific interest. However, the last iteration of the filtering process was better than the initial one. Nonetheless, it is not possible to claim that users posting comments related to a specific interest or subject implies that they have a personal preference for it. Wherefore, adaptations can be done on the filtering process in order to confirm the users preferences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCrowdsourcingComputaçãoRedes sociais on-lineColaboração onlineCrowdsourcing criativoCrowdsourcingRedes SociaisContribuição VoluntáriaColeta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALguilhermevezulamateveli.pdfapplication/pdf1558305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-B2HML9/1/guilhermevezulamateveli.pdf455df2e035b94a9dff91f31d83bad669MD51TEXTguilhermevezulamateveli.pdf.txtguilhermevezulamateveli.pdf.txtExtracted texttext/plain90816https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-B2HML9/2/guilhermevezulamateveli.pdf.txt7d7f56683efe393dc9a2140f9738f4a1MD521843/ESBF-B2HML92019-11-14 18:52:44.451oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-B2HML9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:52:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
title Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
spellingShingle Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
Guilherme Vezula Mateveli
Crowdsourcing
Redes Sociais
Contribuição Voluntária
Crowdsourcing
Computação
Redes sociais on-line
Colaboração online
Crowdsourcing criativo
title_short Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
title_full Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
title_fullStr Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
title_full_unstemmed Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
title_sort Coleta e seleção de perfis de usuários de redes sociais para contribuição voluntária
author Guilherme Vezula Mateveli
author_facet Guilherme Vezula Mateveli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Clodoveu Augusto Davis Junior
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mirella Moura Moro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mirella Moura Moro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adriano César Machado Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme Vezula Mateveli
contributor_str_mv Clodoveu Augusto Davis Junior
Mirella Moura Moro
Mirella Moura Moro
Adriano César Machado Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Crowdsourcing
Redes Sociais
Contribuição Voluntária
topic Crowdsourcing
Redes Sociais
Contribuição Voluntária
Crowdsourcing
Computação
Redes sociais on-line
Colaboração online
Crowdsourcing criativo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Crowdsourcing
Computação
Redes sociais on-line
Colaboração online
Crowdsourcing criativo
description Milhões de pessoas estão interessadas por recursos que permitem que conteúdo produzido por cidadãos na Web. Iniciativas crowdsourcing visam a coleta de dados utilizando cidadãos como colaboradores. Contudo, as contribuições se tornam falhas e enviesadas. Como solução, voluntários podem ser encontrados a partir de suas preferências nas redes sociais. Desse modo, o objetivo deste trabalho é identificar e selecionar usuários nas redes sociais, e assim encontrar voluntários que atuem em temas de sua preferência. Para isso, é realizado um processo interativo para melhorar a coleta de dados e o seu conteúdo. O estudo de caso considera um contexto urbano para identificar palavras-chave iniciais e construir um processo de refinamento. Os resultados mostram que muito dos dados coletados ainda não estavam relacionados ao tema, mas que mesmo assim estão melhores que a coleta inicial. Portanto, adaptações no processo de refinamento podem efetivar as preferências dos usuários nas redes sociais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T17:06:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T17:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ESBF-B2HML9
url http://hdl.handle.net/1843/ESBF-B2HML9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-B2HML9/1/guilhermevezulamateveli.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-B2HML9/2/guilhermevezulamateveli.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 455df2e035b94a9dff91f31d83bad669
7d7f56683efe393dc9a2140f9738f4a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676994879946752