Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Beatriz Guimaraes Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7
Resumo: A educação transformadora implica na necessidade de enfermeiros-docentes com prática pedagógicas transformadoras e voltadas para as questões sociais. Com o intuito de conhecer esses profissionais, o presente estudo objetivou descrever o perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição de ensino federal. Trata-se de estudo primário, de abordagem quantitativa, com delineamento de pesquisa descritiva e transversal. A investigação foi desenvolvida com os docentes do curso técnico em enfermagem de uma instituição federal, localizada no interior de Minas Gerais. Para análise dos dados, foi utilizada a análise descritiva com comparação dos resultados junto à literatura. Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos docentes são mulheres, com faixa etária entre 31 e 35 anos; têm renda mensal maior que dez salários mínimos; possuem de um a três filhos, residência própria e são casadas. São especialistas atuando na docência, por escolha profissional; mas nenhum docente possuiu formação pedagógica. A realização desse estudo evidencia a necessidade de formação pedagógica dos docentes, visando adquirir competências e habilidades necessárias para formação crítico-reflexivo e transformadora dos profissionais de enfermagem.
id UFMG_8bc91b1e14ce69d3afb358e34d473881
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNEF7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Valda da Penha CaldeiraMarisa Antonini Ribeiro BastosMaria Beatriz Guimaraes Ferreira2019-08-11T10:02:41Z2019-08-11T10:02:41Z2011-12-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7A educação transformadora implica na necessidade de enfermeiros-docentes com prática pedagógicas transformadoras e voltadas para as questões sociais. Com o intuito de conhecer esses profissionais, o presente estudo objetivou descrever o perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição de ensino federal. Trata-se de estudo primário, de abordagem quantitativa, com delineamento de pesquisa descritiva e transversal. A investigação foi desenvolvida com os docentes do curso técnico em enfermagem de uma instituição federal, localizada no interior de Minas Gerais. Para análise dos dados, foi utilizada a análise descritiva com comparação dos resultados junto à literatura. Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos docentes são mulheres, com faixa etária entre 31 e 35 anos; têm renda mensal maior que dez salários mínimos; possuem de um a três filhos, residência própria e são casadas. São especialistas atuando na docência, por escolha profissional; mas nenhum docente possuiu formação pedagógica. A realização desse estudo evidencia a necessidade de formação pedagógica dos docentes, visando adquirir competências e habilidades necessárias para formação crítico-reflexivo e transformadora dos profissionais de enfermagem.The transformative education implies the need for nurses-teachers with transformative pedagogical practice and focused on social issues. In order to meet these professionals, this study aimed to describe the profile of teachers of technical education in nursing a federal educational institution. It is the primary study, a quantitative approach, with devising descriptive and transversal. The research was developed with teachers of technical nursing in a federal institution, located in Minas Gerais. For data analysis, we used descriptive analysis and comparison of results with the literature. The study results showed that most teachers are women, aged between 31 and 35 years, have a monthly income greater than ten minimum wages, have one to three children, own residence and are married. They are experts in teaching acting for career choice, but no teachers had pedagogical training. The present study highlights the need for pedagogical training of teachers in order to acquire competencies and skills needed for performance critical-reflective and transformative of nursing professionals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalProfessorEnfermagemPedagogiaPerfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_beatriz_pdf.pdfapplication/pdf11117521https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEF7/1/tcc_beatriz_pdf.pdf1e3b0964a768712955d383398638895dMD51TEXTtcc_beatriz_pdf.pdf.txttcc_beatriz_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain61771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEF7/2/tcc_beatriz_pdf.pdf.txt439af5afca15d333235883567414caa6MD521843/BUBD-9DNEF72019-11-14 10:02:40.108oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DNEF7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:02:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
title Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
spellingShingle Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
Maria Beatriz Guimaraes Ferreira
Professor
Enfermagem
Pedagogia
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
title_full Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
title_fullStr Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
title_full_unstemmed Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
title_sort Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
author Maria Beatriz Guimaraes Ferreira
author_facet Maria Beatriz Guimaraes Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valda da Penha Caldeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Beatriz Guimaraes Ferreira
contributor_str_mv Valda da Penha Caldeira
Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Enfermagem
Pedagogia
topic Professor
Enfermagem
Pedagogia
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description A educação transformadora implica na necessidade de enfermeiros-docentes com prática pedagógicas transformadoras e voltadas para as questões sociais. Com o intuito de conhecer esses profissionais, o presente estudo objetivou descrever o perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição de ensino federal. Trata-se de estudo primário, de abordagem quantitativa, com delineamento de pesquisa descritiva e transversal. A investigação foi desenvolvida com os docentes do curso técnico em enfermagem de uma instituição federal, localizada no interior de Minas Gerais. Para análise dos dados, foi utilizada a análise descritiva com comparação dos resultados junto à literatura. Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos docentes são mulheres, com faixa etária entre 31 e 35 anos; têm renda mensal maior que dez salários mínimos; possuem de um a três filhos, residência própria e são casadas. São especialistas atuando na docência, por escolha profissional; mas nenhum docente possuiu formação pedagógica. A realização desse estudo evidencia a necessidade de formação pedagógica dos docentes, visando adquirir competências e habilidades necessárias para formação crítico-reflexivo e transformadora dos profissionais de enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T10:02:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T10:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEF7/1/tcc_beatriz_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DNEF7/2/tcc_beatriz_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e3b0964a768712955d383398638895d
439af5afca15d333235883567414caa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677065251979264