Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-99WLT2 |
Resumo: | Este trabalho procura estudar o uso da scordatura na viola, focando na Suíte para Violoncelo Solo n. 5 de J. S. Bach. Esta técnica foi abandonada ao longo do tempo por aparentemente apresentar maiores dificuldade na performance do que ao utilizar-se a afinação padrão da viola. No entanto, a scordatura revela-se uma prática positiva na execução da Suíte n. 5 de Bach. O uso da mesma apresenta qualidades técnico-interpretativas como, por exemplo, dedilhado e sonoridade favoráveis a performance, e também faz com que a execução da obramantenha-se fiel à versão original do compositor. |
id |
UFMG_8c55ced0c4a38ce02036c382aaa9e754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-99WLT2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Aleixo dos ReisEmerson Luiz de BiaggiEdson Queiroz de AndradeMaria Fernanda Leitão Canabarro2019-08-14T11:25:32Z2019-08-14T11:25:32Z2013-06-14http://hdl.handle.net/1843/AAGS-99WLT2Este trabalho procura estudar o uso da scordatura na viola, focando na Suíte para Violoncelo Solo n. 5 de J. S. Bach. Esta técnica foi abandonada ao longo do tempo por aparentemente apresentar maiores dificuldade na performance do que ao utilizar-se a afinação padrão da viola. No entanto, a scordatura revela-se uma prática positiva na execução da Suíte n. 5 de Bach. O uso da mesma apresenta qualidades técnico-interpretativas como, por exemplo, dedilhado e sonoridade favoráveis a performance, e também faz com que a execução da obramantenha-se fiel à versão original do compositor.This work aims to study the use of scordatura for viola, focusing on the Suite for Violoncello Solo n. 5 of J. S. Bach. This technique was dropped over time by apparently presenting greater difficulty in performance than when using the standard tunning of the viola. However, scordatura reveals to be a positive practice when performing Bach's Suite no. 5. The use of this technique shows technical and interpretive displays qualities such as, fingering and sound, favorable to performance and also makes the execution of the work hold true to the composer's original version.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaViola Estudos e exercíciosBach, Johann Sebastian, 1685-1750Suíte n 5ScordaturaViolaPerformanceScordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_revisada_p_s_defesa_.pdfapplication/pdf29198401https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-99WLT2/1/disserta__o_revisada_p_s_defesa_.pdf78207c16b0e7ab66e624500025cb523eMD51TEXTdisserta__o_revisada_p_s_defesa_.pdf.txtdisserta__o_revisada_p_s_defesa_.pdf.txtExtracted texttext/plain118553https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-99WLT2/2/disserta__o_revisada_p_s_defesa_.pdf.txt99a9a3030de0db5d9bb3634ed7f41150MD521843/AAGS-99WLT22019-11-14 12:33:55.128oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-99WLT2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:33:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach |
title |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach |
spellingShingle |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach Maria Fernanda Leitão Canabarro Suíte n 5 Scordatura Viola Performance Musica Viola Estudos e exercícios Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 |
title_short |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach |
title_full |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach |
title_fullStr |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach |
title_full_unstemmed |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach |
title_sort |
Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suíte n. 5 de J. S. Bach |
author |
Maria Fernanda Leitão Canabarro |
author_facet |
Maria Fernanda Leitão Canabarro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Aleixo dos Reis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Emerson Luiz de Biaggi |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Edson Queiroz de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Fernanda Leitão Canabarro |
contributor_str_mv |
Carlos Aleixo dos Reis Emerson Luiz de Biaggi Edson Queiroz de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Suíte n 5 Scordatura Viola Performance |
topic |
Suíte n 5 Scordatura Viola Performance Musica Viola Estudos e exercícios Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica Viola Estudos e exercícios Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 |
description |
Este trabalho procura estudar o uso da scordatura na viola, focando na Suíte para Violoncelo Solo n. 5 de J. S. Bach. Esta técnica foi abandonada ao longo do tempo por aparentemente apresentar maiores dificuldade na performance do que ao utilizar-se a afinação padrão da viola. No entanto, a scordatura revela-se uma prática positiva na execução da Suíte n. 5 de Bach. O uso da mesma apresenta qualidades técnico-interpretativas como, por exemplo, dedilhado e sonoridade favoráveis a performance, e também faz com que a execução da obramantenha-se fiel à versão original do compositor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T11:25:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T11:25:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-99WLT2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-99WLT2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-99WLT2/1/disserta__o_revisada_p_s_defesa_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-99WLT2/2/disserta__o_revisada_p_s_defesa_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78207c16b0e7ab66e624500025cb523e 99a9a3030de0db5d9bb3634ed7f41150 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589225387393024 |