Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sônia Aparecida de Faria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW
Resumo: O presente trabalho discute a importância dada ao tema movimento e Psicomotricidade, no Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Sabendo que o corpo é um dos meios de comunicação do indivíduo com o mundo e que a função motora não está isolada, mas faz parte de um conjunto que reúne também aspectos afetivos e intelectuais. A psicomotricidade surge, então, como uma ciência voltada para estimular e reeducar as estruturas que regulam gestos e movimentos, numa proposta de ações integradas que levam em conta uma abordagem global da criança e seu desenvolvimento neuro-psicomotor. Os estudos sobre Psicomotricidade estão ajudando a Pedagogia a renovar-se e a definir princípios para o ensino. Nesse sentido, buscou-se analisar a influência que a Psicomotricidade exerce em relação ao aprendizado da criança em sala de aula. Para tanto tentou-se verificar as possíveis relações entre a Psicomotricidade e a aprendizagem do educando e conhecer os mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo. Usar a educação psicomotora como estratégia de intervenção pedagógica é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que procura educar o movimento desenvolve as funções da inteligência. Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, podendo assim planejar melhor suas ações, mantendo-se preocupado com o desenvolvimento integral da criança e com a educação como um todo.
id UFMG_8d089cd564e69ad2c1a05d6c85975ce6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRJGW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lidiane Xavier de FariaSônia Aparecida de Faria2019-08-14T03:41:48Z2019-08-14T03:41:48Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGWO presente trabalho discute a importância dada ao tema movimento e Psicomotricidade, no Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Sabendo que o corpo é um dos meios de comunicação do indivíduo com o mundo e que a função motora não está isolada, mas faz parte de um conjunto que reúne também aspectos afetivos e intelectuais. A psicomotricidade surge, então, como uma ciência voltada para estimular e reeducar as estruturas que regulam gestos e movimentos, numa proposta de ações integradas que levam em conta uma abordagem global da criança e seu desenvolvimento neuro-psicomotor. Os estudos sobre Psicomotricidade estão ajudando a Pedagogia a renovar-se e a definir princípios para o ensino. Nesse sentido, buscou-se analisar a influência que a Psicomotricidade exerce em relação ao aprendizado da criança em sala de aula. Para tanto tentou-se verificar as possíveis relações entre a Psicomotricidade e a aprendizagem do educando e conhecer os mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo. Usar a educação psicomotora como estratégia de intervenção pedagógica é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que procura educar o movimento desenvolve as funções da inteligência. Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, podendo assim planejar melhor suas ações, mantendo-se preocupado com o desenvolvimento integral da criança e com a educação como um todo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia do movimentoPsicologia educacionalCapacidade motoraEscolas Organização e administraçãoCorpoEducação infantilEscolaPsicomotricidadeMovimentoPsicomotricidade: educação infantil e alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdfapplication/pdf533766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJGW/1/tcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf5c708a169a9e3ebcc34468eed96f4a45MD51TEXTtcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf.txttcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf.txtExtracted texttext/plain117828https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJGW/2/tcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf.txt3332ae249b940d91881db628ef3a482dMD521843/BUOS-9XRJGW2019-11-14 15:21:02.289oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XRJGWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:21:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
title Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
spellingShingle Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
Sônia Aparecida de Faria
Corpo
Educação infantil
Escola
Psicomotricidade
Movimento
Psicologia do movimento
Psicologia educacional
Capacidade motora
Escolas Organização e administração
title_short Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
title_full Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
title_fullStr Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
title_full_unstemmed Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
title_sort Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
author Sônia Aparecida de Faria
author_facet Sônia Aparecida de Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lidiane Xavier de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Sônia Aparecida de Faria
contributor_str_mv Lidiane Xavier de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Educação infantil
Escola
Psicomotricidade
Movimento
topic Corpo
Educação infantil
Escola
Psicomotricidade
Movimento
Psicologia do movimento
Psicologia educacional
Capacidade motora
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicologia do movimento
Psicologia educacional
Capacidade motora
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho discute a importância dada ao tema movimento e Psicomotricidade, no Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Sabendo que o corpo é um dos meios de comunicação do indivíduo com o mundo e que a função motora não está isolada, mas faz parte de um conjunto que reúne também aspectos afetivos e intelectuais. A psicomotricidade surge, então, como uma ciência voltada para estimular e reeducar as estruturas que regulam gestos e movimentos, numa proposta de ações integradas que levam em conta uma abordagem global da criança e seu desenvolvimento neuro-psicomotor. Os estudos sobre Psicomotricidade estão ajudando a Pedagogia a renovar-se e a definir princípios para o ensino. Nesse sentido, buscou-se analisar a influência que a Psicomotricidade exerce em relação ao aprendizado da criança em sala de aula. Para tanto tentou-se verificar as possíveis relações entre a Psicomotricidade e a aprendizagem do educando e conhecer os mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo. Usar a educação psicomotora como estratégia de intervenção pedagógica é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que procura educar o movimento desenvolve as funções da inteligência. Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, podendo assim planejar melhor suas ações, mantendo-se preocupado com o desenvolvimento integral da criança e com a educação como um todo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T03:41:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T03:41:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJGW/1/tcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XRJGW/2/tcc___s_nia_aparecida_de_faria_resende___turma_08.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c708a169a9e3ebcc34468eed96f4a45
3332ae249b940d91881db628ef3a482d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589568092438528