Psicomotricidade: educação infantil e alfabetização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW |
Resumo: | O presente trabalho discute a importância dada ao tema movimento e Psicomotricidade, no Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Sabendo que o corpo é um dos meios de comunicação do indivíduo com o mundo e que a função motora não está isolada, mas faz parte de um conjunto que reúne também aspectos afetivos e intelectuais. A psicomotricidade surge, então, como uma ciência voltada para estimular e reeducar as estruturas que regulam gestos e movimentos, numa proposta de ações integradas que levam em conta uma abordagem global da criança e seu desenvolvimento neuro-psicomotor. Os estudos sobre Psicomotricidade estão ajudando a Pedagogia a renovar-se e a definir princípios para o ensino. Nesse sentido, buscou-se analisar a influência que a Psicomotricidade exerce em relação ao aprendizado da criança em sala de aula. Para tanto tentou-se verificar as possíveis relações entre a Psicomotricidade e a aprendizagem do educando e conhecer os mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo. Usar a educação psicomotora como estratégia de intervenção pedagógica é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que procura educar o movimento desenvolve as funções da inteligência. Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, podendo assim planejar melhor suas ações, mantendo-se preocupado com o desenvolvimento integral da criança e com a educação como um todo. |
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