Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Josete Aparecida Dantas Germano
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586518
Resumo: Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini
id UNICAMP-30_8fe637fb96f179b7ae123d389ef8a77f
oai_identifier_str oai::134343
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolarDesenvolvimento cognitivoCapacidade motoraPsicologia do movimentoFracasso escolarOrientador: Lucila Diehl Tolaine FiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência de diferenças significativas entre crianças que apresentam melhor ou pior desempenho escolar, em relação ao Desenvolvimento cognitivo (analisando as coordenadas Horizontais e Verticais), Psicomotricidade ( utilizando quatro modalidades Esquema corporal, Lateralidade, Estruturação espacial e Estruturação temporal). Participaram do estudo 146 crianças, com idade entre 7 anos e 11 meses a 13 anos, matriculadas na 28 e 38 séries de uma escola pública, da rede Estadual de Campinas. Essas crianças foram submetidas a duas provas: uma prova de aritmética contendo 10 exercícios, e uma escrita composta por três ditados com dificuldades ortográficas crescentes. A partir dos resultados encontrados nesses instrumentos, foram identificadas as crianças que tiveram os melhores e os piores desempenhos, excluindo-se as crianças intermediárias. Tivemos então, a formação de um grupo de melhor desempenho em escrita e aritmética na 28 série, e outro na 38 série. Tivemos também a formação de um grupo de pior desempenho na 28 série e outro na 38série. Portanto, estavam formados os quatro grupos, totalizando 59 crianças. Os resultados obtidos das crianças desses quatro grupos assim selecionados, foram comparados quanto aos aspectos: desenvolvimento cognitivo, psicomotor . Na comparação entre os dois grupos, de melhor e pior desempenho, de cada série, os resultados encontrados indicam que a média de acertos nas avaliações de: desenvolvimento cognitivo, modalidades do exame psicomotor I foi maior entre as crianças que apresentavam melhores desempenhos em escrita e aritmética. A análise realizada indicou a tendência de performance superior do grupo de melhor desempenho em relação ao grupo de pior desempenho. Verificou-se que crianças com níveis de desenvolvimento cognitivo mais alto, apresentaram resultados mais elevados nas modalidades psicomotora, dentro de uma comparação geral, no universo formado pelos quatro gruposAbstract: This research had as objective to verify the existence of significant differences between children wich presents better and worst school perfomances, referring to cognitive development (by analysis of horizontal and vertical coordinates), psicomotricity (by application of four modalities: corporeal scheme, laterality, spacial sctruturation and temporal structuration). This present study had as universe 146 children, their ages ranged from 7 years up to 13 years old, registred at 20 and 30 grades of elementary school, state institution, at Campinas city. These children had been submitted two tests: 1-) an arithmetic test including 10 exercises; 2-) an writing test, consisting in three crescent difficulty dictations. Once results had been obtnaide, children with better and worst results had been identified and ali children with intermediated avaliations results had been not included. With ali these previous selections, was to divide children forming four groups: 2° grade better results, 2° grade worst results, 3° grade better results, 3° grade worst results, these groups counting 59 children (3 of them with 15 children, one with 14 children). The results obtained (four groups) had been compared considering these follow aspects:cognitive development, psycomotricity. Comparing better and worst group of each grade, the results had indicataded that high average in cognitive developement, piscomotriticity exam modalities is in fact superior in children group that had presented better performances in writing and arithmetic. Finally, it was clearly verified that children with higher levei of cognitive development had shown better results in psicomotricity modalities, into a general comparision, inside the universe formed by ali 4 groupsMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Josete Aparecida Dantas Germano1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf141f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586518GOMES, Josete Aparecida Dantas Germano. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. 1998. 141f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586518. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134343porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:55:20Zoai::134343Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:55:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
title Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
spellingShingle Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
Gomes, Josete Aparecida Dantas Germano
Desenvolvimento cognitivo
Capacidade motora
Psicologia do movimento
Fracasso escolar
title_short Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
title_full Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
title_fullStr Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
title_full_unstemmed Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
title_sort Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar
author Gomes, Josete Aparecida Dantas Germano
author_facet Gomes, Josete Aparecida Dantas Germano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Josete Aparecida Dantas Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Capacidade motora
Psicologia do movimento
Fracasso escolar
topic Desenvolvimento cognitivo
Capacidade motora
Psicologia do movimento
Fracasso escolar
description Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586518
GOMES, Josete Aparecida Dantas Germano. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. 1998. 141f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586518. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586518
identifier_str_mv GOMES, Josete Aparecida Dantas Germano. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. 1998. 141f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586518. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
141f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814727413760