O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evan Alexander Megaro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/62207
Resumo: Estudo de abordagem múltipla (analítica, autoetnográfica, pedagógica, filológica e criativa) sobre as práticas de performance do gênero choro, com o objetivo de fundamentar a construção da performance e do ensino da obra Choro, para piano solo, de Octavio Maul. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura sobre o gênero choro, o compositor e as fontes primárias, constituídas pela partitura e por duas gravações disponíveis da obra. Depois, foi realizada uma análise estilística da partitura. Em seguida, partindo tanto da perspectiva do músico estrangeiro que necessita imergir na cultura brasileira quanto do músico erudito, que pretende tocar obras baseadas neste gênero popular, o pesquisador coletou dados frequentando rodas de choro e fazendo aulas particulares de práticas de performance de três instrumentos típicos do choro (o pandeiro, o violão de sete cordas e o cavaquinho) com professores referenciais em Belo Horizonte. Então, no âmbito da pesquisa criativa, houve duas frentes. Primeiro, construiu-se e documentou-se em vídeo uma performance de Choro com base nas análises das fontes primárias e do conhecimento acumulado na pesquisa de campo nas rodas de choro, que deu origem a uma Edição de Performance (EdiP) da obra. Finalmente, criou-se uma obra para piano solo, Horizontando, que reunisse técnicas e práticas dos campos musicais erudito e popular, integrando as experiências ao longo da escrita desta tese e que pudessem também ser utilizados como material didático.
id UFMG_8d453deb45ed8f95ceb2f957bde2ed9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/62207
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borém de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5589268218426587Bernardo Vescovi FabrisPaulo Sérgio Malheiros dos SantosAna Cláudia de AssisMarcos Flavio de Aguiar Freitashttp://lattes.cnpq.br/9695208400098039Evan Alexander Megaro2023-12-28T18:25:08Z2023-12-28T18:25:08Z2020-10-13http://hdl.handle.net/1843/62207Estudo de abordagem múltipla (analítica, autoetnográfica, pedagógica, filológica e criativa) sobre as práticas de performance do gênero choro, com o objetivo de fundamentar a construção da performance e do ensino da obra Choro, para piano solo, de Octavio Maul. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura sobre o gênero choro, o compositor e as fontes primárias, constituídas pela partitura e por duas gravações disponíveis da obra. Depois, foi realizada uma análise estilística da partitura. Em seguida, partindo tanto da perspectiva do músico estrangeiro que necessita imergir na cultura brasileira quanto do músico erudito, que pretende tocar obras baseadas neste gênero popular, o pesquisador coletou dados frequentando rodas de choro e fazendo aulas particulares de práticas de performance de três instrumentos típicos do choro (o pandeiro, o violão de sete cordas e o cavaquinho) com professores referenciais em Belo Horizonte. Então, no âmbito da pesquisa criativa, houve duas frentes. Primeiro, construiu-se e documentou-se em vídeo uma performance de Choro com base nas análises das fontes primárias e do conhecimento acumulado na pesquisa de campo nas rodas de choro, que deu origem a uma Edição de Performance (EdiP) da obra. Finalmente, criou-se uma obra para piano solo, Horizontando, que reunisse técnicas e práticas dos campos musicais erudito e popular, integrando as experiências ao longo da escrita desta tese e que pudessem também ser utilizados como material didático.Multi-natured study in five approaches (analytical, autoethnographic, pedagogical, philological and creative) on the performance practices of the choro genre with the objective of creating a foundation of the performance and teaching of the piece Choro, for solo piano, by Octavio Maul. Initially, there was a literature review on the choro genre, the composer and the primary sources, consisting of the score and two available recordings of the work, followed by a stylistic analysis of the score. Then, based on the perspective of both the foreign musician who necessitates an immersion in Brazilian culture, and the classical musician who intends to play works based on this popular genre, the researcher collected data by attending choro circles and taking private lessons on performance practices of three typical instruments do choro (the Brazillian tambourine, the seven-string guitar and the cavaquinho) with renowned teachers in Belo Horizonte. Two fronts in the realm of creative research were born out of this present study. First, a performance of Choro (Octavio Maul) was elaborated and documented on video based on the analysis of the primary sources and the knowledge accumulated in the field research on the choro presentations which gave rise to a Performance Edition (EdiP) of the work. Finally, a work for solo piano, Horizontando, was created, bringing together techniques and practices from the classical and popular musical fields, integrating the experiences throughout the writing of this thesis and that could also be used as didactic material.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPerformance musicalChoro (Música)Choro de Octavio MaulChorinhoChoro para piano soloPráticas de performance do choro e chorinhoO “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Pós Defesa_261120_Revisado_Limpo.pdfTese Pós Defesa_261120_Revisado_Limpo.pdfapplication/pdf7433536https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62207/1/Tese%20Po%cc%81s%20Defesa_261120_Revisado_Limpo.pdf2dfb1dae4c6f0352e6f4641d17bed08aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62207/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/622072023-12-28 15:25:09.486oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-28T18:25:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
title O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
spellingShingle O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
Evan Alexander Megaro
Choro de Octavio Maul
Chorinho
Choro para piano solo
Práticas de performance do choro e chorinho
Performance musical
Choro (Música)
title_short O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
title_full O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
title_fullStr O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
title_full_unstemmed O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
title_sort O “Choro”, de Octavio Maul, e o gênero choro: da análise e etnografia à edição de performance e composição
author Evan Alexander Megaro
author_facet Evan Alexander Megaro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borém de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5589268218426587
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernardo Vescovi Fabris
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Cláudia de Assis
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcos Flavio de Aguiar Freitas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9695208400098039
dc.contributor.author.fl_str_mv Evan Alexander Megaro
contributor_str_mv Fausto Borém de Oliveira
Bernardo Vescovi Fabris
Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Ana Cláudia de Assis
Marcos Flavio de Aguiar Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Choro de Octavio Maul
Chorinho
Choro para piano solo
Práticas de performance do choro e chorinho
topic Choro de Octavio Maul
Chorinho
Choro para piano solo
Práticas de performance do choro e chorinho
Performance musical
Choro (Música)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Choro (Música)
description Estudo de abordagem múltipla (analítica, autoetnográfica, pedagógica, filológica e criativa) sobre as práticas de performance do gênero choro, com o objetivo de fundamentar a construção da performance e do ensino da obra Choro, para piano solo, de Octavio Maul. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura sobre o gênero choro, o compositor e as fontes primárias, constituídas pela partitura e por duas gravações disponíveis da obra. Depois, foi realizada uma análise estilística da partitura. Em seguida, partindo tanto da perspectiva do músico estrangeiro que necessita imergir na cultura brasileira quanto do músico erudito, que pretende tocar obras baseadas neste gênero popular, o pesquisador coletou dados frequentando rodas de choro e fazendo aulas particulares de práticas de performance de três instrumentos típicos do choro (o pandeiro, o violão de sete cordas e o cavaquinho) com professores referenciais em Belo Horizonte. Então, no âmbito da pesquisa criativa, houve duas frentes. Primeiro, construiu-se e documentou-se em vídeo uma performance de Choro com base nas análises das fontes primárias e do conhecimento acumulado na pesquisa de campo nas rodas de choro, que deu origem a uma Edição de Performance (EdiP) da obra. Finalmente, criou-se uma obra para piano solo, Horizontando, que reunisse técnicas e práticas dos campos musicais erudito e popular, integrando as experiências ao longo da escrita desta tese e que pudessem também ser utilizados como material didático.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-28T18:25:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-28T18:25:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/62207
url http://hdl.handle.net/1843/62207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62207/1/Tese%20Po%cc%81s%20Defesa_261120_Revisado_Limpo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62207/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2dfb1dae4c6f0352e6f4641d17bed08a
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589185387364352