Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARZN4L |
Resumo: | A presente pesquisa aborda aspectos da prática do choro ao piano, com enfoque em questões idiomáticas do instrumento, principalmente em contextos coletivos de performance dessa música. Como material principal, foram analisadas performances, registradas em áudio (CDs) e vídeos, de dois pianistas importantes do cenário atual do choro: Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. Foram analisados elementos encontrados nessas performances, especialmente aquelas em que o piano se encontra atuando junto a grupos com formações instrumentais variadas. Como ferramenta de auxílio na visualização e interpretação desses elementos, foi utilizado o processo de transcrição (considerado, no presente trabalho, como o registro de sons musicais através da notação musical tradicional). Complementando questões acerca do material analisado e outras levantados durante o processo de pesquisa, foram feitas entrevistas com pianistas atuantes no meio musical do choro. |
id |
UFMG_68bd274e3168af7a2f0c8f6033bfbe8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-ARZN4L |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Clifford Hill KormanAna Claudia de AssisPedro de Moura AragãoLuísa Camargo Mitre de Oliveira2019-08-11T16:01:55Z2019-08-11T16:01:55Z2017-08-21http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARZN4LA presente pesquisa aborda aspectos da prática do choro ao piano, com enfoque em questões idiomáticas do instrumento, principalmente em contextos coletivos de performance dessa música. Como material principal, foram analisadas performances, registradas em áudio (CDs) e vídeos, de dois pianistas importantes do cenário atual do choro: Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. Foram analisados elementos encontrados nessas performances, especialmente aquelas em que o piano se encontra atuando junto a grupos com formações instrumentais variadas. Como ferramenta de auxílio na visualização e interpretação desses elementos, foi utilizado o processo de transcrição (considerado, no presente trabalho, como o registro de sons musicais através da notação musical tradicional). Complementando questões acerca do material analisado e outras levantados durante o processo de pesquisa, foram feitas entrevistas com pianistas atuantes no meio musical do choro.The present research deals with aspects of choro practice at the piano, focusing on idiomatic elements of the instrument, mainly in the context of collective performance. Elements of performances recorded in audio and video of Cristóvão Bastos and Laércio de Freitas, two important Brazilian pianists of the genre, were analyzed, with a primary focus on the piano integrated in groups of varied instrumental formations. To aid in the visualization and interpretation of these elements, the process of descriptive transcription (considered, in the present work, as the recording of musical sounds through traditional musical notation) was utilized. To consider questions about the material analyzed and others raised during the research process, pianists working in the current musical scene of choro were interviewed, excerpts of which are included in the text.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFreitas, Laércio deBastos, CristóvãoMusicaPerformance musical PianoChoro (Musica)Cristóvão BastosPiano popular brasileiroChoroGrupos de choroLaércio de FreitasUma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALoliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdfapplication/pdf8626202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZN4L/1/oliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdfc447a54dd72097a2c130f3ffb1afeaefMD51oliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdfapplication/pdf8626202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZN4L/2/oliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdfc447a54dd72097a2c130f3ffb1afeaefMD52TEXToliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdf.txtoliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdf.txtExtracted texttext/plain291360https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZN4L/3/oliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdf.txt1b5adc3730408e78af431251cfb35959MD531843/AAGS-ARZN4L2019-11-14 04:34:59.261oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-ARZN4LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:34:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas |
title |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas |
spellingShingle |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas Luísa Camargo Mitre de Oliveira Cristóvão Bastos Piano popular brasileiro Choro Grupos de choro Laércio de Freitas Freitas, Laércio de Bastos, Cristóvão Musica Performance musical Piano Choro (Musica) |
title_short |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas |
title_full |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas |
title_fullStr |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas |
title_full_unstemmed |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas |
title_sort |
Uma Roda de Choro no piano: práticas idiomáticas de performance de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas |
author |
Luísa Camargo Mitre de Oliveira |
author_facet |
Luísa Camargo Mitre de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Clifford Hill Korman |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Claudia de Assis |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pedro de Moura Aragão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luísa Camargo Mitre de Oliveira |
contributor_str_mv |
Clifford Hill Korman Ana Claudia de Assis Pedro de Moura Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cristóvão Bastos Piano popular brasileiro Choro Grupos de choro Laércio de Freitas |
topic |
Cristóvão Bastos Piano popular brasileiro Choro Grupos de choro Laércio de Freitas Freitas, Laércio de Bastos, Cristóvão Musica Performance musical Piano Choro (Musica) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Freitas, Laércio de Bastos, Cristóvão Musica Performance musical Piano Choro (Musica) |
description |
A presente pesquisa aborda aspectos da prática do choro ao piano, com enfoque em questões idiomáticas do instrumento, principalmente em contextos coletivos de performance dessa música. Como material principal, foram analisadas performances, registradas em áudio (CDs) e vídeos, de dois pianistas importantes do cenário atual do choro: Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. Foram analisados elementos encontrados nessas performances, especialmente aquelas em que o piano se encontra atuando junto a grupos com formações instrumentais variadas. Como ferramenta de auxílio na visualização e interpretação desses elementos, foi utilizado o processo de transcrição (considerado, no presente trabalho, como o registro de sons musicais através da notação musical tradicional). Complementando questões acerca do material analisado e outras levantados durante o processo de pesquisa, foram feitas entrevistas com pianistas atuantes no meio musical do choro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:01:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:01:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARZN4L |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARZN4L |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZN4L/1/oliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZN4L/2/oliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZN4L/3/oliveira__lu_sa_c._m.___uma_roda_de_choro_no_piano....pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c447a54dd72097a2c130f3ffb1afeaef c447a54dd72097a2c130f3ffb1afeaef 1b5adc3730408e78af431251cfb35959 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589358925643776 |