Argumentação na publicidade: os modos de organização dos efeitos de verdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karina Nogueira Druve Novais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VYP4D
Resumo: A pesquisa que desenvolvemos aborda o efeito de verdade em peças publicitárias impressas como uma estratégia persuasiva. A opção por tal tema deve-se ao fato de que não basta à publicidade apresentar um produto/serviço ao leitor-alvo para, assim, motivá-lo a tornar-se consumidor/cliente. Para que o leitor-alvo sinta a necessidade de adquirir o produto/serviço, é preciso que, antes, ele acredite nos benefícios anunciados na campanha. Ou seja, para fazê-lo adquirir um produto/serviço relativamente igual aos dos concorrentes é preciso fazê-lo acreditar que o produto/serviço em questão possui o necessário para garantir sua satisfação o que, aparentemente, é apresentado como um diferencial entre os produtos de marcas concorrentes. Diante dessa necessidade de fazer com que o leitor-alvo acredite no que é anunciado, algumas estratégias discursivas são especialmente utilizadas para conferir um efeito de verdade ao texto publicitário. Efeito de verdade, porque, mesmo não veiculando uma verdade absoluta acerca do produto/serviço, é possível que a campanha publicitária produza a sensação de que os benefícios e os resultados apresentados correspondam a uma verdade. O contrato de ficção publicitário não sendo suficiente, é preciso então fundá-lo sobre verdades, ou efeitos de verdades. Nosso interesse não foi o de verificar se os dados apresentados nos textos publicitários impressos são verdadeiros ou falsos, mas sim o de analisar quais estratégias discursivas são utilizadas para criar esse efeito de verdade além de buscar entender por que essas escolhas resultam nesse efeito. Para estudarmos as estratégias discursivas responsáveis pela credibilidade publicitária, optamos por segmentá-las em função dos modos de organização do discurso, apoiando-nos sobre a teoria de Patrick Charaudeau. Em outras palavras, buscamos evidenciar, dentro de cada modo de organização, os elementos sobre os quais incidem efeitos de verdade, tais como a modalização (Enunciativo); a identificação, a qualificação, a localização e a quantificação (Descritivo); os agentes, os personagens, os papéis narrativos e os imaginários narrativos (Narrativo); os tipos de argumentos (Argumentativo).
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Diante dessa necessidade de fazer com que o leitor-alvo acredite no que é anunciado, algumas estratégias discursivas são especialmente utilizadas para conferir um efeito de verdade ao texto publicitário. Efeito de verdade, porque, mesmo não veiculando uma verdade absoluta acerca do produto/serviço, é possível que a campanha publicitária produza a sensação de que os benefícios e os resultados apresentados correspondam a uma verdade. O contrato de ficção publicitário não sendo suficiente, é preciso então fundá-lo sobre verdades, ou efeitos de verdades. Nosso interesse não foi o de verificar se os dados apresentados nos textos publicitários impressos são verdadeiros ou falsos, mas sim o de analisar quais estratégias discursivas são utilizadas para criar esse efeito de verdade além de buscar entender por que essas escolhas resultam nesse efeito. Para estudarmos as estratégias discursivas responsáveis pela credibilidade publicitária, optamos por segmentá-las em função dos modos de organização do discurso, apoiando-nos sobre a teoria de Patrick Charaudeau. Em outras palavras, buscamos evidenciar, dentro de cada modo de organização, os elementos sobre os quais incidem efeitos de verdade, tais como a modalização (Enunciativo); a identificação, a qualificação, a localização e a quantificação (Descritivo); os agentes, os personagens, os papéis narrativos e os imaginários narrativos (Narrativo); os tipos de argumentos (Argumentativo).Notre recherche a eu pour but danalyser la construction dun effet de vérité dans des annonces publicitaires comme une stratégie persuasive. Loption pour ce thème se doit à lhypothèse selon laquelle à la publicité ne suffit pas de présenter les qualités dun produit/service au lecteur-cible pour, de cette façon, le motiver à en devenir un consommateur. Pour que le lecteur-cible croit au besoin dacquérir le produit/service et aux qualités annoncées, il faut lui faire croire que les bénéfices et les qualités annoncés sont vrais. Pour mener le destinataire à acquérir ce produit/service relativement identique à ceux de ses concurrents il faut donc lui faire croire que ce produit/service a vraiment les atouts nécessaires pour garantir la satisfaction, ce qui le distinguerait des marques concurrentes. Le contrat de fiction publicitaire ne suffisant pas, il faut donc le fonder en vérité. Pour ce faire, certaines stratégies discursives semblent spécialement utilisées pour attribuer un effet de vérité au texte publicitaire. Il sagit donc, ici, de chercher les lieux où sont produits ces effets de vérité. Il ne sagit pas, bien entendu, de vérité en soi ou de vérité absolue, mais il est fort possible que lannonce publicitaire produise, par le biais de certaines stratégies discursives, le sentiment de ce que les bénéfices annoncés et les résultats présentés correspondent en quelque sorte à une vérité. Notre intérêt na pas été celui de vérifier si les donnés présentés dans les textes publicitaires sont vrais ou faux, mais danalyser quelles sont les stratégies discursives mises en scène pour créer cet effet de vérité et de mieux comprendre la raison de ces choix et dans quel sens on pourrait affirmer que ces choix impliquent potentiellement ces effets. Pour mieux étudier ces stratégies responsables pour la crédibilité publicitaire, nous avons choisi de les analyser en fonction des modes dorganisation du discours, en nous appuyant sur la théorie de Patrick Charaudeau. En dautres termes, nous avons cherché à mettre en évidence, dans chaque mode dorganisation du discours, les catégories qui serviraient le plus à produire ces effets de vérité, telles que la modalisation (Énonciatif), lidentification, la qualification, la localisation et la quantification (Descriptif), les actants, les personnages et leurs rôles narratifs (Narratif); les types darguments (Argumentatif).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPersuasão (Retórica)Análise do discursoEstratégia discursivaDiscurso publicitárioDiscurso midiáticoPublicidade LinguagemEnunciaçãomodos de organização do discursoargumentaçãoefeito de verdadepublicidadeArgumentação na publicidade: os modos de organização dos efeitos de verdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___karina_nogueira_druve_novais.pdfapplication/pdf3857733https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYP4D/1/disserta__o___karina_nogueira_druve_novais.pdfea84991dd435f8c88eec37ba80cf4192MD51TEXTdisserta__o___karina_nogueira_druve_novais.pdf.txtdisserta__o___karina_nogueira_druve_novais.pdf.txtExtracted texttext/plain408779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYP4D/2/disserta__o___karina_nogueira_druve_novais.pdf.txtb5833a036716b9205adcdaa955bbe337MD521843/MGSS-9VYP4D2019-11-14 07:47:25.91oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VYP4DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:47:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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