Educadores físicos no sistema único de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deyliane Aparecida de Almeida Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5R5U
Resumo: A Educação Física tem como marco legal a sua inserção na saúde coletiva a partir da Resolução nº 287/98, da criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF, 2008) e da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS, 2006). Este estudo tem por objetivocompreender a atuação dos Educadores Físicos nos programas do Sistema Único de Saúde. Metodologicamente é um estudo qualitativo, em que a estratégia adotada foi a revisão integrativa. Consultaram-se as publicações da Biblioteca Virtual de Saúde, Periódicos CAPES, LILACS e Scielo, e foram selecionados quatorze produções científicas. A inserçãodo Educador Físico tem predominância no Núcleo de Apoio à Saúde da Família com atividade de ginástica e caminhada. Embora a inserção seja incipiente percebe-se que a atuação do Educador Físico tem procurado cumprir as diretrizes do NASF e da PNPS, e podem ser interessantes para reorientar as ações em saúde. Em suma, as produções levantadas, evidenciaram que há poucas pesquisas e artigos mostrando o processo de formação de profissionais de Educação Física em saúde, bem como a sua atuação e efetividade das ações; ademais, discussão ampliada sobre formação acadêmica e profissional coerente com a inserção da área nos serviços de saúde pública e problematização sobre a política de formação e sensibilização dos discentes para atuar em Educação Física e saúde coletiva. Diante do exposto, a Educação Física tem um campo de atuação em francocrescimento e uma trajetória a ser construída na atenção básica à saúde e na reformulação dos currículos de graduação.
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