Desmanchar o cinema: pesquisa com filmes Xavante no Waia Rini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernard Pêgo Belisário
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFLDS
Resumo: Este trabalho de pesquisa com o cinema e com o cineasta Divino Tserewahú, primeiro realizador indígena formado pelo projeto Vídeo nas Aldeias, acompanha seu processo de retomada das imagens e da filmagem do ritual de iniciação (espiritual) Waia Rini na aldeia Xavante de Sangradouro (MT); e de retomada dos próprios filmes, que passam a ser desmanchados de modo a acolher novas perspectivas, compartilhadas com os anciãos e com a sua comunidade, mas também com os espectadores waradzu (não indígenas). Considerando então esse processo que desmancha a própria ideia do filme como obra acabada , as análises os tomam não só por seus procedimentos expressivos ou formais, mas como parte de uma dinâmica que os ultrapassa, e sobre a qual eles também passam a incidir. Abordamos um conjunto de documentários filmados nas três últimas ocasiões em que o ritual foi realizado na aldeia de Sangradouro: Segredo dos homens (1988), de Virgínia Valadão; Poder do sonho (2001), de Divino Tserewahú; e Waia Rini (2015), filme que realizamos em parceria com o cineasta durante o trabalho de campo. Fazer e pensar o filme junto com Divino fez com que se desmanchasse também a própria posição da pesquisa com o cinema, passando ela mesma a fazer parte dos processos de partilha e de produção que constituem e inventam o cinema Xavante
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