A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Cristina de Almeida
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQPG
Resumo: A escolarização da literatura no livro didático de língua portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental foi o objeto de estudo desta pesquisa que se orientou pelos seguintes objetivos: identificar os textos literários presentes nas coleções didáticas e analisar a escolha por determinados gêneros e autores, a incidência e a posição dos textos; investigar as adaptações exigidas pela transferência do texto literário de seu suporte original para as páginas do livro didático e a seleção do fragmento que constitui o texto a ser lido; e analisar as propostas de leituras e as atividades de compreensão que são apresentadas no livro didático para o trabalho com o texto literário. Compõem o corpus da pesquisa, duas coleções didáticas de língua portuguesa, destinadas ao primeiro segmento do ensino fundamental e que foram recomendadas pelo PNLD/2004 Programa Nacional de Livro Didático. Essas coleções foram as mais escolhidas pela rede municipal de Betim (cidade pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte): Linhas & Entrelinhas, da editora Nova Didática, e Bem-te-li, da editora FTD. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos de análise, conjugando abordagens quantitativa e qualitativa que conduziram a dois momentos de coletas de dados. A partir do mapeamento das coleções, verificou-se nos quatro volumes de cada coleção a presença significativa de textos literários, que são representativos e de autores consagrados em nossa sociedade. Foi constatada a presença significativa de atividades para as habilidades de compreensão e que são propostas atividades que exploram os processos estéticos e literários do texto, mas nas duas coleções o texto literário também é utilizado como pretexto para o estudo dos conteúdos gramaticais, da ortografia e para a aquisição do sistema de escrita alfabético. Os volumes 1 das coleções pesquisadas trazem mais textos literários que os volumes que os sucedem, característica que orientou a escolha desses livros destinados à primeira série do ensino fundamental para a realização da análise do processo de transferência do texto literário para as páginas do livro didático e dos excertos de atividades de leitura e compreensão. A análise revelou que fragmentos de textos, apresentados de forma que desfiguram o sentido da obra, são apresentados para a leitura e, também, outros procedimentos inadequados para a escolarização da leitura literária.
id UFMG_8f3fb0e7f9fbba6bc096fbe41376e083
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85TQPG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Aparecida Paiva S dos SantosRoxane RojoMagdah Becker SoaresPaula Cristina de Almeida2019-08-11T23:55:21Z2019-08-11T23:55:21Z2006-08-18http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQPGA escolarização da literatura no livro didático de língua portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental foi o objeto de estudo desta pesquisa que se orientou pelos seguintes objetivos: identificar os textos literários presentes nas coleções didáticas e analisar a escolha por determinados gêneros e autores, a incidência e a posição dos textos; investigar as adaptações exigidas pela transferência do texto literário de seu suporte original para as páginas do livro didático e a seleção do fragmento que constitui o texto a ser lido; e analisar as propostas de leituras e as atividades de compreensão que são apresentadas no livro didático para o trabalho com o texto literário. Compõem o corpus da pesquisa, duas coleções didáticas de língua portuguesa, destinadas ao primeiro segmento do ensino fundamental e que foram recomendadas pelo PNLD/2004 Programa Nacional de Livro Didático. Essas coleções foram as mais escolhidas pela rede municipal de Betim (cidade pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte): Linhas & Entrelinhas, da editora Nova Didática, e Bem-te-li, da editora FTD. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos de análise, conjugando abordagens quantitativa e qualitativa que conduziram a dois momentos de coletas de dados. A partir do mapeamento das coleções, verificou-se nos quatro volumes de cada coleção a presença significativa de textos literários, que são representativos e de autores consagrados em nossa sociedade. Foi constatada a presença significativa de atividades para as habilidades de compreensão e que são propostas atividades que exploram os processos estéticos e literários do texto, mas nas duas coleções o texto literário também é utilizado como pretexto para o estudo dos conteúdos gramaticais, da ortografia e para a aquisição do sistema de escrita alfabético. Os volumes 1 das coleções pesquisadas trazem mais textos literários que os volumes que os sucedem, característica que orientou a escolha desses livros destinados à primeira série do ensino fundamental para a realização da análise do processo de transferência do texto literário para as páginas do livro didático e dos excertos de atividades de leitura e compreensão. A análise revelou que fragmentos de textos, apresentados de forma que desfiguram o sentido da obra, são apresentados para a leitura e, também, outros procedimentos inadequados para a escolarização da leitura literária.The use of literature in the didactic book of the Portuguese language in the first years of elementary school was the object of this research, that aimed at identifying the literary texts found in didactic collections and to analyze the choice for certain genres and authors, the incidence and positioning of texts. We investigated the adaptations required by the transferal of the literary text from its original support to the pages of the didactic book and the selection of the fragment that constitutes the text to be read; we also analyzed the proposed readings and comprehension activities that are presented in the didactic book for the work with the literary text. The corpus of this research is composed of 2 didactic collections of the Portuguese language, to be used in the first segment of elementary school, that were recommended by PNLD/2004 Programa Nacional do Livro Didático. The following collections were chosen by the public schools of Betim (located in Greater Belo Horizonte): Linhas e Entrelinhas, published by Nova Didática; and Bem-te-li, by FTD. The research was based on two main analysis procedures: quantitative approach and qualitative approach, which led to two moments of data collection. We could perceive, in the four volumes of each collection, the significant presence of literary texts that are representative and by renowned writers in our society. We could observe that the presence of activities for the comprehension abilities is quite significant, and that activities that explore the esthetic and literary processes of the text are proposed, but on both collections the literary text is also used as a pretext for the study of grammar topics, orthography, and for the acquisition of the alphabetical writing system. Both volumes 1 of the collections studied present more literary texts than the subsequent volumes, a trend that oriented us to choosing such books, used in the first year of elementary school, to analyze the process of transferal of the literary text to the pages of the didactic book and excerpts of reading and comprehension activities. The analysis revealed that fragments of the text, which misfigue the meaning of the authors work, are presented for reading and, moreover, inadequate procedures are used for teaching literary reading.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraEducaçãoLetramentoMaterial didaticoLíngua portuguesa Estudo e ensinoEscolarizaçãoLivro didáticoA literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000612.pdfapplication/pdf1677498https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TQPG/1/1000000612.pdf0ddca0449effdcaf541b91ab489e16c2MD51TEXT1000000612.pdf.txt1000000612.pdf.txtExtracted texttext/plain383823https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TQPG/2/1000000612.pdf.txtf21e69a1d956791594a819e3f36f0c7cMD521843/FAEC-85TQPG2019-11-14 07:21:49.959oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85TQPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:21:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
title A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
spellingShingle A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
Paula Cristina de Almeida
Escolarização
Livro didático
Leitura
Educação
Letramento
Material didatico
Língua portuguesa Estudo e ensino
title_short A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
title_full A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
title_fullStr A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
title_full_unstemmed A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
title_sort A literatura no livro didático de língua portuguesa: a escolarização da leitura literária
author Paula Cristina de Almeida
author_facet Paula Cristina de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roxane Rojo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Cristina de Almeida
contributor_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Roxane Rojo
Magdah Becker Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização
Livro didático
topic Escolarização
Livro didático
Leitura
Educação
Letramento
Material didatico
Língua portuguesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Educação
Letramento
Material didatico
Língua portuguesa Estudo e ensino
description A escolarização da literatura no livro didático de língua portuguesa das séries iniciais do ensino fundamental foi o objeto de estudo desta pesquisa que se orientou pelos seguintes objetivos: identificar os textos literários presentes nas coleções didáticas e analisar a escolha por determinados gêneros e autores, a incidência e a posição dos textos; investigar as adaptações exigidas pela transferência do texto literário de seu suporte original para as páginas do livro didático e a seleção do fragmento que constitui o texto a ser lido; e analisar as propostas de leituras e as atividades de compreensão que são apresentadas no livro didático para o trabalho com o texto literário. Compõem o corpus da pesquisa, duas coleções didáticas de língua portuguesa, destinadas ao primeiro segmento do ensino fundamental e que foram recomendadas pelo PNLD/2004 Programa Nacional de Livro Didático. Essas coleções foram as mais escolhidas pela rede municipal de Betim (cidade pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte): Linhas & Entrelinhas, da editora Nova Didática, e Bem-te-li, da editora FTD. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos de análise, conjugando abordagens quantitativa e qualitativa que conduziram a dois momentos de coletas de dados. A partir do mapeamento das coleções, verificou-se nos quatro volumes de cada coleção a presença significativa de textos literários, que são representativos e de autores consagrados em nossa sociedade. Foi constatada a presença significativa de atividades para as habilidades de compreensão e que são propostas atividades que exploram os processos estéticos e literários do texto, mas nas duas coleções o texto literário também é utilizado como pretexto para o estudo dos conteúdos gramaticais, da ortografia e para a aquisição do sistema de escrita alfabético. Os volumes 1 das coleções pesquisadas trazem mais textos literários que os volumes que os sucedem, característica que orientou a escolha desses livros destinados à primeira série do ensino fundamental para a realização da análise do processo de transferência do texto literário para as páginas do livro didático e dos excertos de atividades de leitura e compreensão. A análise revelou que fragmentos de textos, apresentados de forma que desfiguram o sentido da obra, são apresentados para a leitura e, também, outros procedimentos inadequados para a escolarização da leitura literária.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T23:55:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T23:55:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQPG
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQPG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TQPG/1/1000000612.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85TQPG/2/1000000612.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ddca0449effdcaf541b91ab489e16c2
f21e69a1d956791594a819e3f36f0c7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589217309163520