Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sofia Leandro Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/73233
Resumo: Esta pesquisa analisa os processos colaborativos dentro dos quais se desenvolveu o trabalho de performance do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos (violino e percussão), de 2018 a 2023, através da aplicação da teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001). Primeiro, é feita a contextualização do duo de violino e percussão como formação de câmara pouco convencional, apresentando dados sobre o repertório e os duos que tiveram ou têm uma atuação relevante. Depois, são revisados artigos que descrevem práticas colaborativas em música contemporânea e resumida a teoria de Farrell, em diálogo com a proposta de expansão trazida por Ugo Corte (2013). Seguidamente, são descritas e analisadas as dinâmicas dos círculos colaborativos que o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos integrou, sendo o primeiro com Harry Crowl e o segundo com o grupo de organizadores do Festival Escuta Aqui!. Esta tese contribui para o campo em que se insere em dois pontos principais: 1) apresenta uma compilação de informações sobre o duo de violino e percussão, com organização de um catálogo de repertório (em anexo); 2) promove a reflexão sobre a importância das relações sociais nas dinâmicas colaborativas em grupo, analisadas num contexto de colaboração em música, a partir da aplicação da teoria dos círculos colaborativos.
id UFMG_8f927d56956274d94e693e258b620c52
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/73233
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporâneaDuo violino e percussãoTeoria dos círculos colaborativosProcessos colaborativos em músicaMúsica contemporâneaPerformance musicalMúsica de câmaraEsta pesquisa analisa os processos colaborativos dentro dos quais se desenvolveu o trabalho de performance do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos (violino e percussão), de 2018 a 2023, através da aplicação da teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001). Primeiro, é feita a contextualização do duo de violino e percussão como formação de câmara pouco convencional, apresentando dados sobre o repertório e os duos que tiveram ou têm uma atuação relevante. Depois, são revisados artigos que descrevem práticas colaborativas em música contemporânea e resumida a teoria de Farrell, em diálogo com a proposta de expansão trazida por Ugo Corte (2013). Seguidamente, são descritas e analisadas as dinâmicas dos círculos colaborativos que o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos integrou, sendo o primeiro com Harry Crowl e o segundo com o grupo de organizadores do Festival Escuta Aqui!. Esta tese contribui para o campo em que se insere em dois pontos principais: 1) apresenta uma compilação de informações sobre o duo de violino e percussão, com organização de um catálogo de repertório (em anexo); 2) promove a reflexão sobre a importância das relações sociais nas dinâmicas colaborativas em grupo, analisadas num contexto de colaboração em música, a partir da aplicação da teoria dos círculos colaborativos.Outra AgênciaUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGFernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Alexandre Zamith AlmeidaAlice Martins Belém VieiraMariana Isdebski SallesEdson Queiroz de AndradeSofia Leandro Ferreira2024-08-07T13:48:18Z2024-08-07T13:48:18Z2024-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/73233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-07T13:48:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/73233Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-07T13:48:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
title Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
spellingShingle Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
Sofia Leandro Ferreira
Duo violino e percussão
Teoria dos círculos colaborativos
Processos colaborativos em música
Música contemporânea
Performance musical
Música de câmara
title_short Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
title_full Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
title_fullStr Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
title_full_unstemmed Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
title_sort Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
author Sofia Leandro Ferreira
author_facet Sofia Leandro Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
http://lattes.cnpq.br/8405997357339143
Alexandre Zamith Almeida
Alice Martins Belém Vieira
Mariana Isdebski Salles
Edson Queiroz de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Sofia Leandro Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Duo violino e percussão
Teoria dos círculos colaborativos
Processos colaborativos em música
Música contemporânea
Performance musical
Música de câmara
topic Duo violino e percussão
Teoria dos círculos colaborativos
Processos colaborativos em música
Música contemporânea
Performance musical
Música de câmara
description Esta pesquisa analisa os processos colaborativos dentro dos quais se desenvolveu o trabalho de performance do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos (violino e percussão), de 2018 a 2023, através da aplicação da teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001). Primeiro, é feita a contextualização do duo de violino e percussão como formação de câmara pouco convencional, apresentando dados sobre o repertório e os duos que tiveram ou têm uma atuação relevante. Depois, são revisados artigos que descrevem práticas colaborativas em música contemporânea e resumida a teoria de Farrell, em diálogo com a proposta de expansão trazida por Ugo Corte (2013). Seguidamente, são descritas e analisadas as dinâmicas dos círculos colaborativos que o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos integrou, sendo o primeiro com Harry Crowl e o segundo com o grupo de organizadores do Festival Escuta Aqui!. Esta tese contribui para o campo em que se insere em dois pontos principais: 1) apresenta uma compilação de informações sobre o duo de violino e percussão, com organização de um catálogo de repertório (em anexo); 2) promove a reflexão sobre a importância das relações sociais nas dinâmicas colaborativas em grupo, analisadas num contexto de colaboração em música, a partir da aplicação da teoria dos círculos colaborativos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-07T13:48:18Z
2024-08-07T13:48:18Z
2024-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/73233
url http://hdl.handle.net/1843/73233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Programa de Pós-Graduação em Música
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Programa de Pós-Graduação em Música
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829867869601792