Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporânea
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/73233 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa os processos colaborativos dentro dos quais se desenvolveu o trabalho de performance do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos (violino e percussão), de 2018 a 2023, através da aplicação da teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001). Primeiro, é feita a contextualização do duo de violino e percussão como formação de câmara pouco convencional, apresentando dados sobre o repertório e os duos que tiveram ou têm uma atuação relevante. Depois, são revisados artigos que descrevem práticas colaborativas em música contemporânea e resumida a teoria de Farrell, em diálogo com a proposta de expansão trazida por Ugo Corte (2013). Seguidamente, são descritas e analisadas as dinâmicas dos círculos colaborativos que o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos integrou, sendo o primeiro com Harry Crowl e o segundo com o grupo de organizadores do Festival Escuta Aqui!. Esta tese contribui para o campo em que se insere em dois pontos principais: 1) apresenta uma compilação de informações sobre o duo de violino e percussão, com organização de um catálogo de repertório (em anexo); 2) promove a reflexão sobre a importância das relações sociais nas dinâmicas colaborativas em grupo, analisadas num contexto de colaboração em música, a partir da aplicação da teoria dos círculos colaborativos. |
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Reflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporâneaDuo violino e percussãoTeoria dos círculos colaborativosProcessos colaborativos em músicaMúsica contemporâneaPerformance musicalMúsica de câmaraEsta pesquisa analisa os processos colaborativos dentro dos quais se desenvolveu o trabalho de performance do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos (violino e percussão), de 2018 a 2023, através da aplicação da teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001). Primeiro, é feita a contextualização do duo de violino e percussão como formação de câmara pouco convencional, apresentando dados sobre o repertório e os duos que tiveram ou têm uma atuação relevante. Depois, são revisados artigos que descrevem práticas colaborativas em música contemporânea e resumida a teoria de Farrell, em diálogo com a proposta de expansão trazida por Ugo Corte (2013). Seguidamente, são descritas e analisadas as dinâmicas dos círculos colaborativos que o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos integrou, sendo o primeiro com Harry Crowl e o segundo com o grupo de organizadores do Festival Escuta Aqui!. Esta tese contribui para o campo em que se insere em dois pontos principais: 1) apresenta uma compilação de informações sobre o duo de violino e percussão, com organização de um catálogo de repertório (em anexo); 2) promove a reflexão sobre a importância das relações sociais nas dinâmicas colaborativas em grupo, analisadas num contexto de colaboração em música, a partir da aplicação da teoria dos círculos colaborativos.Outra AgênciaUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGFernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Alexandre Zamith AlmeidaAlice Martins Belém VieiraMariana Isdebski SallesEdson Queiroz de AndradeSofia Leandro Ferreira2024-08-07T13:48:18Z2024-08-07T13:48:18Z2024-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/73233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-08-07T13:48:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/73233Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-08-07T13:48:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Esta pesquisa analisa os processos colaborativos dentro dos quais se desenvolveu o trabalho de performance do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos (violino e percussão), de 2018 a 2023, através da aplicação da teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001). Primeiro, é feita a contextualização do duo de violino e percussão como formação de câmara pouco convencional, apresentando dados sobre o repertório e os duos que tiveram ou têm uma atuação relevante. Depois, são revisados artigos que descrevem práticas colaborativas em música contemporânea e resumida a teoria de Farrell, em diálogo com a proposta de expansão trazida por Ugo Corte (2013). Seguidamente, são descritas e analisadas as dinâmicas dos círculos colaborativos que o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos integrou, sendo o primeiro com Harry Crowl e o segundo com o grupo de organizadores do Festival Escuta Aqui!. Esta tese contribui para o campo em que se insere em dois pontos principais: 1) apresenta uma compilação de informações sobre o duo de violino e percussão, com organização de um catálogo de repertório (em anexo); 2) promove a reflexão sobre a importância das relações sociais nas dinâmicas colaborativas em grupo, analisadas num contexto de colaboração em música, a partir da aplicação da teoria dos círculos colaborativos. |
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