A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael de Mello Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32605
Resumo: O presente trabalho propõe a aplicação da Teoria dos Círculos Colaborativos, de Michael Farrell, na análise dos processos colaborativos entre compositores e intérpretes. Para exemplificar esta aplicação, foi analisada a relação entre o percussionista Rafael Matos e os compositores Carlos dos Santos e Rubens Fonseca no percurso entre a encomenda, preparação e estreia das respectivas obras: Estudo n. 1 e Átimo para percussão múltipla. Com o uso dessa teoria, pretende-se criar uma alternativa não só para documentar as interações dentro dos círculos colaborativos durante os processos de criação de uma obra musical, como também para verificar como os processos colaborativos se tornam elementos essenciais na atividade criativa. Como resultado dessa pesquisa, apresento considerações relativas à importância do duplo papel do intérprete em documentar e construir uma performance baseada na proximidade e na troca de experiências com os compositores.
id UFMG_c970ac0f5da35278346a76b1e19adb14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32605
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Ana Cláudia de AssisGregory BeyerAna Cláudia de Assishttp://lattes.cnpq.br/0453508985637085Rafael de Mello Matos2020-02-21T18:07:59Z2020-02-21T18:07:59Z2015-08-31http://hdl.handle.net/1843/32605O presente trabalho propõe a aplicação da Teoria dos Círculos Colaborativos, de Michael Farrell, na análise dos processos colaborativos entre compositores e intérpretes. Para exemplificar esta aplicação, foi analisada a relação entre o percussionista Rafael Matos e os compositores Carlos dos Santos e Rubens Fonseca no percurso entre a encomenda, preparação e estreia das respectivas obras: Estudo n. 1 e Átimo para percussão múltipla. Com o uso dessa teoria, pretende-se criar uma alternativa não só para documentar as interações dentro dos círculos colaborativos durante os processos de criação de uma obra musical, como também para verificar como os processos colaborativos se tornam elementos essenciais na atividade criativa. Como resultado dessa pesquisa, apresento considerações relativas à importância do duplo papel do intérprete em documentar e construir uma performance baseada na proximidade e na troca de experiências com os compositores.This paper proposes the application of the theory of Michael Farrell Collaborative Circles in the analysis of collaborative processes between composers and performers. To illustrate this application, this paper presents an analysis of the relationship between percussionist Rafael Matos and composers Carlos dos Santos and Rubens Fonseca, through the process of commissioning, preparing and premiering the respective works Estudo n. 1 and Átimo for solo multiple percussion. Using this theory, I intend to create an alternative not only to document the interactions within the collaborative circles during the process of creating a musical work, but also to demonstrate that collaborative processes become essential elements in creative activity. As a result of this research, I present considerations regarding the importance of the dual role of an interpreter to document and build a performance based on proximity and exchange of experiences with composers.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOPercussãoPerformance musicalPercussãoMúsicaColaboraçãoFernando RochaPerformance MusicalComposiçãoMichael FarrellCarlos dos SantosRubens FonsecaTeoria dos Círculos ColaborativosRelação compositor-intérpreteA colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca-Rafael Matos.pdfA colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca-Rafael Matos.pdfapplication/pdf6533907https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32605/1/A%20colabora%c3%a7%c3%a3o%20entre%20int%c3%a9rprete%20e%20compositores%20atrav%c3%a9s%20da%20encomenda%20e%20estreia%20das%20obras%20para%20percuss%c3%a3o%20m%c3%baltipla%20Estudo%201%2c%20de%20Carlos%20Santos%20e%20%c3%81timo%2c%20de%20Rubens%20Fonseca-Rafael%20Matos.pdfb725682d10b4e5bae195523f1ef363fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32605/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTA colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca-Rafael Matos.pdf.txtA colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca-Rafael Matos.pdf.txtExtracted texttext/plain133889https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32605/3/A%20colabora%c3%a7%c3%a3o%20entre%20int%c3%a9rprete%20e%20compositores%20atrav%c3%a9s%20da%20encomenda%20e%20estreia%20das%20obras%20para%20percuss%c3%a3o%20m%c3%baltipla%20Estudo%201%2c%20de%20Carlos%20Santos%20e%20%c3%81timo%2c%20de%20Rubens%20Fonseca-Rafael%20Matos.pdf.txt6cf8a5a68edb681be5972e29df34edbeMD531843/326052020-02-22 03:33:38.066oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-02-22T06:33:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
title A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
spellingShingle A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
Rafael de Mello Matos
Percussão
Música
Colaboração
Fernando Rocha
Performance Musical
Composição
Michael Farrell
Carlos dos Santos
Rubens Fonseca
Teoria dos Círculos Colaborativos
Relação compositor-intérprete
Percussão
Performance musical
title_short A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
title_full A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
title_fullStr A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
title_full_unstemmed A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
title_sort A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
author Rafael de Mello Matos
author_facet Rafael de Mello Matos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8405997357339143
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ana Cláudia de Assis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gregory Beyer
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Cláudia de Assis
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0453508985637085
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael de Mello Matos
contributor_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
Ana Cláudia de Assis
Gregory Beyer
Ana Cláudia de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão
Música
Colaboração
Fernando Rocha
Performance Musical
Composição
Michael Farrell
Carlos dos Santos
Rubens Fonseca
Teoria dos Círculos Colaborativos
Relação compositor-intérprete
topic Percussão
Música
Colaboração
Fernando Rocha
Performance Musical
Composição
Michael Farrell
Carlos dos Santos
Rubens Fonseca
Teoria dos Círculos Colaborativos
Relação compositor-intérprete
Percussão
Performance musical
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Percussão
Performance musical
description O presente trabalho propõe a aplicação da Teoria dos Círculos Colaborativos, de Michael Farrell, na análise dos processos colaborativos entre compositores e intérpretes. Para exemplificar esta aplicação, foi analisada a relação entre o percussionista Rafael Matos e os compositores Carlos dos Santos e Rubens Fonseca no percurso entre a encomenda, preparação e estreia das respectivas obras: Estudo n. 1 e Átimo para percussão múltipla. Com o uso dessa teoria, pretende-se criar uma alternativa não só para documentar as interações dentro dos círculos colaborativos durante os processos de criação de uma obra musical, como também para verificar como os processos colaborativos se tornam elementos essenciais na atividade criativa. Como resultado dessa pesquisa, apresento considerações relativas à importância do duplo papel do intérprete em documentar e construir uma performance baseada na proximidade e na troca de experiências com os compositores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-21T18:07:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-21T18:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32605
url http://hdl.handle.net/1843/32605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32605/1/A%20colabora%c3%a7%c3%a3o%20entre%20int%c3%a9rprete%20e%20compositores%20atrav%c3%a9s%20da%20encomenda%20e%20estreia%20das%20obras%20para%20percuss%c3%a3o%20m%c3%baltipla%20Estudo%201%2c%20de%20Carlos%20Santos%20e%20%c3%81timo%2c%20de%20Rubens%20Fonseca-Rafael%20Matos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32605/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32605/3/A%20colabora%c3%a7%c3%a3o%20entre%20int%c3%a9rprete%20e%20compositores%20atrav%c3%a9s%20da%20encomenda%20e%20estreia%20das%20obras%20para%20percuss%c3%a3o%20m%c3%baltipla%20Estudo%201%2c%20de%20Carlos%20Santos%20e%20%c3%81timo%2c%20de%20Rubens%20Fonseca-Rafael%20Matos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b725682d10b4e5bae195523f1ef363fb
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
6cf8a5a68edb681be5972e29df34edbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589405088153600