Ensino da produção de texto escrito: livro didático e atividades sistemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelle Nogueira Lara Prado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A46N62
Resumo: Este trabalho toma como desafio compreender o processo de produção de textos escritos e contribuir para melhorar a qualidade das produções de alunos de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. A questão principal a ser investigada é como um trabalho sistematizado por meio de uma sequência de atividades semelhante à sequência didática (SD) pode complementar a proposta de produção textual apresentada no livro didático (LD) de português usado pela turma e favorecer a produção de texto escrita dos alunos. A pesquisa ora proposta é de natureza essencialmente qualitativa (LÜDKE, ANDRÉ, 1986). Dessa forma, o trabalho propõe uma análise comparativa entre as produções iniciais dos alunos, feitas a partir das orientações do LD e as produções finais dos alunos, realizadas a partir de atividades organizadas em módulos. A pesquisa se ancora nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004); de Dolz; Gagnon; Decândio (2010); de Antunes (2003, 2010). Os resultados destes trabalhos indicam que as produções finais dos alunos podem se tornar melhores em relação à apresentação do tema, ao modo composicional (estrutura) e ao estilo (usos da língua) (BAKHTIN, [1992] 2011) a partir do ensino sistematizado em módulos de atividades. As habilidades de escrita adquiridas pelos alunos foram em relação aos aspectos globais que buscam a compreensão global dos textos quanto: ao universo de referência; à unidade semântica; à progressão do tema; ao propósito comunicativo; aos esquemas de composição: tipos e gêneros; à relevância informativa; às relações com outros textos; e em relação aos aspectos pontuais que buscam a construção dos textos através da utilização de recursos da língua portuguesa próprios para dar sentido ao que se pretende dizer em uma prática social. Além disso, esta pesquisa também aponta para a importância do letramento (KLEIMAN, 2000), isto é, do ensino a partir de uma prática social que faz parte da realidade dos alunos, que os interessa e do letramento digital (ROJO, 2009) por meio da leitura e escrita dos gêneros publicados em ambientes digitais e do uso de recursos digitais como celular, câmera fotográfica e filmadora. O desenvolvimento desta pesquisa mostra a necessidade do professor de conhecer as teorias de ensino para conseguir realizar na escola trabalhos que explorem o gênero como objeto de ensino vinculado à prática social dos alunos, ampliando suas habilidades de escrita.
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Dessa forma, o trabalho propõe uma análise comparativa entre as produções iniciais dos alunos, feitas a partir das orientações do LD e as produções finais dos alunos, realizadas a partir de atividades organizadas em módulos. A pesquisa se ancora nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004); de Dolz; Gagnon; Decândio (2010); de Antunes (2003, 2010). Os resultados destes trabalhos indicam que as produções finais dos alunos podem se tornar melhores em relação à apresentação do tema, ao modo composicional (estrutura) e ao estilo (usos da língua) (BAKHTIN, [1992] 2011) a partir do ensino sistematizado em módulos de atividades. As habilidades de escrita adquiridas pelos alunos foram em relação aos aspectos globais que buscam a compreensão global dos textos quanto: ao universo de referência; à unidade semântica; à progressão do tema; ao propósito comunicativo; aos esquemas de composição: tipos e gêneros; à relevância informativa; às relações com outros textos; e em relação aos aspectos pontuais que buscam a construção dos textos através da utilização de recursos da língua portuguesa próprios para dar sentido ao que se pretende dizer em uma prática social. Além disso, esta pesquisa também aponta para a importância do letramento (KLEIMAN, 2000), isto é, do ensino a partir de uma prática social que faz parte da realidade dos alunos, que os interessa e do letramento digital (ROJO, 2009) por meio da leitura e escrita dos gêneros publicados em ambientes digitais e do uso de recursos digitais como celular, câmera fotográfica e filmadora. O desenvolvimento desta pesquisa mostra a necessidade do professor de conhecer as teorias de ensino para conseguir realizar na escola trabalhos que explorem o gênero como objeto de ensino vinculado à prática social dos alunos, ampliando suas habilidades de escrita.This work aims to understand the production process of writings texts and to contribute to improve the quality of writings productions of the eighth year students from Belo Horizonte elementary public school. The main question to be investigated is how a systematic work through a sequence of activities similar to the didactic sequence can complement a text production proposal from the portuguese textbook used by the class and improve the written production of students. The research proposed here is essentially qualitative (LÜDKE, ANDRÉ, 1986). Thus, the paper proposes a comparative analysis between the initial students productions, made from the guidance of the textbook and the final students productions, held from activities organized in modules. The research is anchored in the work of Dolz and Schneuwly (2004); Dolz; Gagnon; Decândio (2010); Antunes (2003, 2010). The results of this work show that the final productions of the students can become better in relation to the presentation of the theme, the compositional mode (structure) and style (language uses) (BAKHTIN, [1992] 2011) from the systematic teaching modules activities. Writing skills acquired by students were compared to the global aspects that seek the texts global understanding: the reference population; the semantic unit; the progression of the theme; the communicative purpose; the composition schemes: types and genres; the newsworthiness; the relationship to other texts; and in relation to specific aspects that seek to build the texts through the use of resources of the Portuguese language to make sense of what is meant in a social practice. In addition, this research also points to the importance of literacy (KLEIMAN, 2000), that is, teaching from a social practice that is part of the students reality and that interests them; and the digital literacy (ROJO, 2009), that is, teaching through reading and writing of genres published in digital environments and the use of digital resources such as cellphone, camera and camcorder. This research shows the teachers need to know the educational theories to be able to develop in school works that explore the genre as a teaching object linked to the students social practice and improve their writing skills.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGêneros textuaisLíngua portuguesa Livros didáticos BrasilLetramentoLingua portuguesa EscritaProdução de textosLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoSequência didáticaLetramentoProdução textualLivro didáticoEnsino da produção de texto escrito: livro didático e atividades sistemáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_mestrado__michelle_n_lara_prado__2_.pdfapplication/pdf12880868https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-A46N62/1/dissertacao_mestrado__michelle_n_lara_prado__2_.pdf5313d7e9e36df3dca2e922c38cce9d21MD51TEXTdissertacao_mestrado__michelle_n_lara_prado__2_.pdf.txtdissertacao_mestrado__michelle_n_lara_prado__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain330549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-A46N62/2/dissertacao_mestrado__michelle_n_lara_prado__2_.pdf.txt199a6b92b028cfac13611e996d360ca9MD521843/LETR-A46N622019-11-14 16:23:37.879oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-A46N62Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:23:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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