Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katia Giselle da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25
Resumo: Este estudo tem como objetivo de identificar as doenças ocupacionais e a repercussão desse adoecimento relacionado ao trabalho para os trabalhadores de telemarketing. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com artigos indexados nos bancos de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi composta por 07 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. As centrais de atendimento vêm apresentando nos últimos anos um grande crescimento. Essas centrais foram criadas com a finalidade de executar serviços de telemarketing de empresas, exclusivamente por telefone. Com tanto controle sobre os teleatendentes, as relações interpessoais ficam prejudicadas e o aumento de adoecimento também vem sendo observado. Os estudos apresentaram os agravos que o trabalho de teleatendimento pode causar como, distúrbios osteomusculares; distúrbios biológicos e transtorno mental. Pode-se concluir que o adoecimento esta relacionado ao trabalho intenso e este desencadeia um sofrimento não só físico (tendinite, dor na coluna), como também mental (depressão, rejeição pelos amigos e familiares).
id UFMG_8fb1adcc938629f87d2f72af955bb9be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DSF25
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Solange Cervinho Bicalho GodoyMercia de Paula LimaAdelaide de Mattia RochaKatia Giselle da Silva2019-08-11T12:18:58Z2019-08-11T12:18:58Z2011-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25Este estudo tem como objetivo de identificar as doenças ocupacionais e a repercussão desse adoecimento relacionado ao trabalho para os trabalhadores de telemarketing. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com artigos indexados nos bancos de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi composta por 07 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. As centrais de atendimento vêm apresentando nos últimos anos um grande crescimento. Essas centrais foram criadas com a finalidade de executar serviços de telemarketing de empresas, exclusivamente por telefone. Com tanto controle sobre os teleatendentes, as relações interpessoais ficam prejudicadas e o aumento de adoecimento também vem sendo observado. Os estudos apresentaram os agravos que o trabalho de teleatendimento pode causar como, distúrbios osteomusculares; distúrbios biológicos e transtorno mental. Pode-se concluir que o adoecimento esta relacionado ao trabalho intenso e este desencadeia um sofrimento não só físico (tendinite, dor na coluna), como também mental (depressão, rejeição pelos amigos e familiares).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagem do trabalhoRepercussõesDoenças do trabalhoSaúde ocupacionalCentral de atendimentoSaúdeSaúde do trabalhadorTeleatendimentoUma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdfapplication/pdf79380https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DSF25/1/monografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdfa09af15a1a04715cc406a5f7c6bf59e8MD51TEXTmonografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdf.txtmonografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain33967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DSF25/2/monografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdf.txtfa52f8671539ab2bc009bcbe275faecaMD521843/BUBD-9DSF252019-11-14 08:10:18.181oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DSF25Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:10:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
title Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
spellingShingle Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
Katia Giselle da Silva
Repercussões
Doenças do trabalho
Saúde ocupacional
Central de atendimento
Saúde
Saúde do trabalhador
Teleatendimento
Enfermagem do trabalho
title_short Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
title_full Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
title_fullStr Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
title_full_unstemmed Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
title_sort Uma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimento
author Katia Giselle da Silva
author_facet Katia Giselle da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Solange Cervinho Bicalho Godoy
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mercia de Paula Lima
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adelaide de Mattia Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Katia Giselle da Silva
contributor_str_mv Solange Cervinho Bicalho Godoy
Mercia de Paula Lima
Adelaide de Mattia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Repercussões
Doenças do trabalho
Saúde ocupacional
Central de atendimento
Saúde
Saúde do trabalhador
Teleatendimento
topic Repercussões
Doenças do trabalho
Saúde ocupacional
Central de atendimento
Saúde
Saúde do trabalhador
Teleatendimento
Enfermagem do trabalho
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem do trabalho
description Este estudo tem como objetivo de identificar as doenças ocupacionais e a repercussão desse adoecimento relacionado ao trabalho para os trabalhadores de telemarketing. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com artigos indexados nos bancos de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi composta por 07 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. As centrais de atendimento vêm apresentando nos últimos anos um grande crescimento. Essas centrais foram criadas com a finalidade de executar serviços de telemarketing de empresas, exclusivamente por telefone. Com tanto controle sobre os teleatendentes, as relações interpessoais ficam prejudicadas e o aumento de adoecimento também vem sendo observado. Os estudos apresentaram os agravos que o trabalho de teleatendimento pode causar como, distúrbios osteomusculares; distúrbios biológicos e transtorno mental. Pode-se concluir que o adoecimento esta relacionado ao trabalho intenso e este desencadeia um sofrimento não só físico (tendinite, dor na coluna), como também mental (depressão, rejeição pelos amigos e familiares).
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:18:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:18:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DSF25/1/monografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DSF25/2/monografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a09af15a1a04715cc406a5f7c6bf59e8
fa52f8671539ab2bc009bcbe275faeca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589248840892416