Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque Anderson Saldanha Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GGJY
Resumo: Este trabalho apresenta jogos didáticos digitais desenvolvidos a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Também faz a aplicação de tais jogos em ambiente escolar para medir seu impacto no processo educacional.Estudos demonstram que o ambiente de jogo possui grande potencial como ferramenta didática, porém promover seu uso em ambiente escolar não é uma tarefa fácil por diversos aspectos, principalmente quando se trata de jogos digitais. Estudos bibliográficos nos guiaram para encontrar as principais barreiras que dificultam ou até impossibilitam a utilização destes jogos. Pesquisas aplicadas em escolas, comprovaram a existência de algumas dessas barreiras. Buscando satisfazer às necessidades didáticas e de game designer, foram utilizados jogos digitais de sucesso modificados para fins didáticos, em especial para o exercício de determinado conteúdo e consolidação do aprendizado.
id UFMG_9023aa44471bd8dde532adce5801770e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-A3GGJY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Renato Antonio Celso FerreiraFrancisco Andre Silva MartinsLuiz ChaimowiczRaquel Oliveira PratesRoque Anderson Saldanha Teixeira2019-08-13T13:22:29Z2019-08-13T13:22:29Z2015-10-02http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GGJYEste trabalho apresenta jogos didáticos digitais desenvolvidos a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Também faz a aplicação de tais jogos em ambiente escolar para medir seu impacto no processo educacional.Estudos demonstram que o ambiente de jogo possui grande potencial como ferramenta didática, porém promover seu uso em ambiente escolar não é uma tarefa fácil por diversos aspectos, principalmente quando se trata de jogos digitais. Estudos bibliográficos nos guiaram para encontrar as principais barreiras que dificultam ou até impossibilitam a utilização destes jogos. Pesquisas aplicadas em escolas, comprovaram a existência de algumas dessas barreiras. Buscando satisfazer às necessidades didáticas e de game designer, foram utilizados jogos digitais de sucesso modificados para fins didáticos, em especial para o exercício de determinado conteúdo e consolidação do aprendizado.This dissertation presents digital educational games developed from bibliographic studies and field research. It also makes the application of such games in the school environment to measure its impact on the educational process. Studies have shown that the gaming environment has great potential as a teaching tool, but promote their use in the school environment is not an easy task for various aspects, especially when it comes to digital games. Bibliographical studies led us to find the main barriers that hinder or even preclude the use of these games. Applied research in schools, prove the existence of some of these barriers. Seeking to meet the educational needs and game designer, digital games have been used successfully modified for didactic purposes, in particular for the exercise of certain content and consolidation of learning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJogos educativosComputaçãoJogos da internetjogos educacionaisEducaçãoJogos digitaisjogos de treinamentoJogos digitais como artifício pedagógico na escola atualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALroqueanderson.pdfapplication/pdf7722943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A3GGJY/1/roqueanderson.pdffb6208c6677f2e9ba5b69e4e84f2678fMD51TEXTroqueanderson.pdf.txtroqueanderson.pdf.txtExtracted texttext/plain158139https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A3GGJY/2/roqueanderson.pdf.txt350d7b19fccb79b38d590375abd5ac59MD521843/ESBF-A3GGJY2019-11-14 23:14:05.212oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-A3GGJYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:14:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
title Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
spellingShingle Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
Roque Anderson Saldanha Teixeira
jogos educacionais
Educação
Jogos digitais
jogos de treinamento
Jogos educativos
Computação
Jogos da internet
title_short Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
title_full Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
title_fullStr Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
title_full_unstemmed Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
title_sort Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
author Roque Anderson Saldanha Teixeira
author_facet Roque Anderson Saldanha Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renato Antonio Celso Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Andre Silva Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Chaimowicz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Raquel Oliveira Prates
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque Anderson Saldanha Teixeira
contributor_str_mv Renato Antonio Celso Ferreira
Francisco Andre Silva Martins
Luiz Chaimowicz
Raquel Oliveira Prates
dc.subject.por.fl_str_mv jogos educacionais
Educação
Jogos digitais
jogos de treinamento
topic jogos educacionais
Educação
Jogos digitais
jogos de treinamento
Jogos educativos
Computação
Jogos da internet
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Jogos educativos
Computação
Jogos da internet
description Este trabalho apresenta jogos didáticos digitais desenvolvidos a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Também faz a aplicação de tais jogos em ambiente escolar para medir seu impacto no processo educacional.Estudos demonstram que o ambiente de jogo possui grande potencial como ferramenta didática, porém promover seu uso em ambiente escolar não é uma tarefa fácil por diversos aspectos, principalmente quando se trata de jogos digitais. Estudos bibliográficos nos guiaram para encontrar as principais barreiras que dificultam ou até impossibilitam a utilização destes jogos. Pesquisas aplicadas em escolas, comprovaram a existência de algumas dessas barreiras. Buscando satisfazer às necessidades didáticas e de game designer, foram utilizados jogos digitais de sucesso modificados para fins didáticos, em especial para o exercício de determinado conteúdo e consolidação do aprendizado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T13:22:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T13:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GGJY
url http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GGJY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A3GGJY/1/roqueanderson.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A3GGJY/2/roqueanderson.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fb6208c6677f2e9ba5b69e4e84f2678f
350d7b19fccb79b38d590375abd5ac59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589372363145216