Jogos digitais como artifício pedagógico na escola atual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GGJY |
Resumo: | Este trabalho apresenta jogos didáticos digitais desenvolvidos a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Também faz a aplicação de tais jogos em ambiente escolar para medir seu impacto no processo educacional.Estudos demonstram que o ambiente de jogo possui grande potencial como ferramenta didática, porém promover seu uso em ambiente escolar não é uma tarefa fácil por diversos aspectos, principalmente quando se trata de jogos digitais. Estudos bibliográficos nos guiaram para encontrar as principais barreiras que dificultam ou até impossibilitam a utilização destes jogos. Pesquisas aplicadas em escolas, comprovaram a existência de algumas dessas barreiras. Buscando satisfazer às necessidades didáticas e de game designer, foram utilizados jogos digitais de sucesso modificados para fins didáticos, em especial para o exercício de determinado conteúdo e consolidação do aprendizado. |
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Renato Antonio Celso FerreiraFrancisco Andre Silva MartinsLuiz ChaimowiczRaquel Oliveira PratesRoque Anderson Saldanha Teixeira2019-08-13T13:22:29Z2019-08-13T13:22:29Z2015-10-02http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A3GGJYEste trabalho apresenta jogos didáticos digitais desenvolvidos a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Também faz a aplicação de tais jogos em ambiente escolar para medir seu impacto no processo educacional.Estudos demonstram que o ambiente de jogo possui grande potencial como ferramenta didática, porém promover seu uso em ambiente escolar não é uma tarefa fácil por diversos aspectos, principalmente quando se trata de jogos digitais. Estudos bibliográficos nos guiaram para encontrar as principais barreiras que dificultam ou até impossibilitam a utilização destes jogos. Pesquisas aplicadas em escolas, comprovaram a existência de algumas dessas barreiras. Buscando satisfazer às necessidades didáticas e de game designer, foram utilizados jogos digitais de sucesso modificados para fins didáticos, em especial para o exercício de determinado conteúdo e consolidação do aprendizado.This dissertation presents digital educational games developed from bibliographic studies and field research. It also makes the application of such games in the school environment to measure its impact on the educational process. Studies have shown that the gaming environment has great potential as a teaching tool, but promote their use in the school environment is not an easy task for various aspects, especially when it comes to digital games. Bibliographical studies led us to find the main barriers that hinder or even preclude the use of these games. Applied research in schools, prove the existence of some of these barriers. Seeking to meet the educational needs and game designer, digital games have been used successfully modified for didactic purposes, in particular for the exercise of certain content and consolidation of learning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJogos educativosComputaçãoJogos da internetjogos educacionaisEducaçãoJogos digitaisjogos de treinamentoJogos digitais como artifício pedagógico na escola atualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALroqueanderson.pdfapplication/pdf7722943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A3GGJY/1/roqueanderson.pdffb6208c6677f2e9ba5b69e4e84f2678fMD51TEXTroqueanderson.pdf.txtroqueanderson.pdf.txtExtracted texttext/plain158139https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A3GGJY/2/roqueanderson.pdf.txt350d7b19fccb79b38d590375abd5ac59MD521843/ESBF-A3GGJY2019-11-14 23:14:05.212oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-A3GGJYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:14:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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