Implicações tecnológicas no seio dos trabalhadores da Universidade 11 de Novembro diante das políticas de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeremias Guilherme Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CFU2
Resumo: O ensino superior em Angola nos últimos anos foi caracterizado pelas novas políticas públicas com objetivo de conferir às universidades maior oferta de vagas e melhor qualidade na formação de técnicos superiores. Implementadas no âmbito, da reorganização do ensino superior, as políticas públicas de expansão, permitiram o surgimento de novas universidades públicas e privadas. As províncias Cabinda e Zaire, contemplam a região académica III sendo a Universidade 11 de Novembro a única instituição pública do ensino superior nesta circunscrição geográfica. A tese intitulada Implicações Tecnológicas no Seio dos Trabalhadores da Universidade 11 de Novembro Diante das Políticas de Inovação, tem como objetivo geral, avaliar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seio dos trabalhadores docentes, administrativos e investigadores da Universidade 11 de Novembro por intermédio dos seus discursos. Para alcançar o objetivo foi necessário proceder uma pesquisa bibliográfica da temática com principais conceitos sobre tecnologias e suas implicações, teorias de inovações, tecnologias no ensino, políticas públicas do ensino superior no contexto geral. Os objetivos específicos tiveram como pressupostos fazer abordagens sistemáticas sobre a dinâmica das políticas públicas do Ensino Superior em Angola no período da independência e o contexto da Universidade 11 de Novembro (UON) destacando o papel do executivo de Angola na definição e implementação das políticas de expansão do ensino superior no país, e o plano estratégico de formação de quadros superior na diáspora. A pesquisa revela também os principais fatores que influenciaram o processo de implementação das inovações tecnológicas e o seu impacto no seio dos trabalhadores docentes, administrativos e investigadores da UON. A pesquisa ocorreu entre 2012 e 2015 nos períodos antes, durante e depois da implementação das inovações em causa Para a coleta de dados recorremos à entrevista envolvendo trabalhadores docentes, administrativos e investigadores. A exploração descritiva fenomenológica foi o método selecionado coadjuvado pelas técnicas de observação intensiva e extensiva. A primeira, permitiu a aplicação da entrevista estruturada enquanto a segunda foi necessário o uso do questionário para a coleta de dados que depois da interpretação, conclui-se que os trabalhadores tiveram um posicionamento positivo pelas inovações decorrentes na instituição e a caracterização do grau de implicações pelas inovações é moderado mas acarretando consigo transformações que interferiram subjetiva e subjetivamente no ambiente laboral dos funcionários pela nova realidade, experiências e comportamentos, ao mesmo tempo que descartaram outras construídas historicamente por eles.
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A tese intitulada Implicações Tecnológicas no Seio dos Trabalhadores da Universidade 11 de Novembro Diante das Políticas de Inovação, tem como objetivo geral, avaliar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seio dos trabalhadores docentes, administrativos e investigadores da Universidade 11 de Novembro por intermédio dos seus discursos. Para alcançar o objetivo foi necessário proceder uma pesquisa bibliográfica da temática com principais conceitos sobre tecnologias e suas implicações, teorias de inovações, tecnologias no ensino, políticas públicas do ensino superior no contexto geral. Os objetivos específicos tiveram como pressupostos fazer abordagens sistemáticas sobre a dinâmica das políticas públicas do Ensino Superior em Angola no período da independência e o contexto da Universidade 11 de Novembro (UON) destacando o papel do executivo de Angola na definição e implementação das políticas de expansão do ensino superior no país, e o plano estratégico de formação de quadros superior na diáspora. A pesquisa revela também os principais fatores que influenciaram o processo de implementação das inovações tecnológicas e o seu impacto no seio dos trabalhadores docentes, administrativos e investigadores da UON. A pesquisa ocorreu entre 2012 e 2015 nos períodos antes, durante e depois da implementação das inovações em causa Para a coleta de dados recorremos à entrevista envolvendo trabalhadores docentes, administrativos e investigadores. A exploração descritiva fenomenológica foi o método selecionado coadjuvado pelas técnicas de observação intensiva e extensiva. A primeira, permitiu a aplicação da entrevista estruturada enquanto a segunda foi necessário o uso do questionário para a coleta de dados que depois da interpretação, conclui-se que os trabalhadores tiveram um posicionamento positivo pelas inovações decorrentes na instituição e a caracterização do grau de implicações pelas inovações é moderado mas acarretando consigo transformações que interferiram subjetiva e subjetivamente no ambiente laboral dos funcionários pela nova realidade, experiências e comportamentos, ao mesmo tempo que descartaram outras construídas historicamente por eles.Higher education in Angola in recent years was characterized by new public policies in order to give the universities greater openings and better quality in the training of senior technicians. Implemented as part of the reorganization of higher education, public policies of expansion, allowed the emergence of new public and private universities. The Cabinda and Zaire provinces include academic Region III and the University November 11 the only public institution of higher education in this geographical constituency. The thesis entitled "Technological Implications among the workers at the University November 11th on innovation policies", has the objective systematic approaches to the Information Technology and Communication and the dynamics of public policies of higher education in Angola. To achieve the goal it was necessary a bibliographical survey of the thematic main concepts of technology and its implications, innovation theories, technology in education, public policies of higher education in the overall context. The specific objectives were as systematic approaches make assumptions about the dynamics of public policies of higher education in Angola in the independence period and the context of the University November 11 (UON) highlighting the role of the executive Angola in the definition and implementation of expansion policies higher education in the country, and the strategic plan of higher abroad staff training. The survey also reveals the main factors that influenced the process of implementation of technological innovations and their impact within the faculty workers, administrative and researchers UON. The research took place between 2012 and 2015 in the periods before, during and after the implementation of innovations concerned, for data collection resorted to interview employees involving teachers, administrative and researchers. The dialectic was the method selected and assisted by intensive and extensive observation techniques. The first allowed the application of structured interview while the second was necessary to use the questionnaire to collect data after interpretation is concluded that workers had a positive attitude for innovation resulting in the institution and to characterize the degree of implications for innovation is moderate but causing changes that can interfere subjective and subjectively in the work environment of employees by the new reality, experiences and behaviors, while others dismissed built historically for themUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação AngolaEducação e Estado AngolaEnsino superior AngolaTecnologia educacional AngolaPolíticas de inovaçõesImplicações tecnológicasEnsino superior em AngolaImplicações tecnológicas no seio dos trabalhadores da Universidade 11 de Novembro diante das políticas de inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_tese_jeremias_pdf.pdfapplication/pdf172835https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CFU2/1/capa_tese_jeremias_pdf.pdf4a7ef0fa791a997b0be896d5de2447f9MD51tese_jeremias_pdf.pdfapplication/pdf7191893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CFU2/2/tese_jeremias_pdf.pdf24cd03730367d75f53ab30ac016b66f2MD52TEXTcapa_tese_jeremias_pdf.pdf.txtcapa_tese_jeremias_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain1364https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CFU2/3/capa_tese_jeremias_pdf.pdf.txta5a1c99839ecccafa8bc276333cfbd3fMD53tese_jeremias_pdf.pdf.txttese_jeremias_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain375119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CFU2/4/tese_jeremias_pdf.pdf.txt40c1466feca26b41648675affc263541MD541843/BUBD-A4CFU22019-11-14 16:00:15.691oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A4CFU2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:00:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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