Televisualidades da matriz religiosa espiritualista brasileira : uma análise estilística das telenovelas espíritas
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/50247 https://orcid.org/0000-0002-8956-5547 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga as figurações de princípios espiritualistas em produções ficcionais que se convencionou denominar “telenovelas espíritas”. Aliando a dimensão formal (estilo) à dimensão cultural (contexto), o objetivo é captar as nuances reveladas por obras produzidas e exibidas pela TV Globo ao longo das últimas três décadas, a saber: A Viagem (1994), Alma Gêmea (2005-2006) e Além do Tempo (2015-2016). Com base nestas tramas, pergunta-se: Como o emprego de recursos estilísticos que constroem o composto imagem/texto em telenovelas espíritas colabora para a configuração do tema do espiritismo? O intuito é analisar, a partir da televisualidade das obras, quais as marcas que justificam a existência de produções espiritualistas e a proeminência deste assunto na ficção nacional, detidamente a partir da alcunha de “novela espírita”. No primeiro capítulo, apresentamos o lugar da América Latina e suas particularidades culturais, diretamente relacionadas ao melodrama como matriz cultural fundante e ao espaço central conquistado pela televisão. No segundo capítulo, trazemos o campo dos estudos de cultura visual como aporte teórico para apresentar o modo como as imagens são tratadas e interpretadas culturalmente, a fim de lançar o composto imagem/texto como ferramenta de investigação. Já o terceiro capítulo compila o percurso metodológico da pesquisa e traça quais eventos narrativos foram estudados. Após esta etapa, seguem-se cinco capítulos de apresentação dos resultados: o capítulo 4 trata eventos narrativos sobre a morte dos protagonistas, indicando como a televisualidade aborda os arquétipos melodramáticos e apresenta as questões de espaço-tempo das tramas. O capítulo 5 traz eventos que mostram as influências espirituais sobre os sujeitos e destaca como, partindo da visualidade, as telenovelas adotam o “corpo expressionista” como artifício comunicativo, além de trazerem aspectos sobre vida íntima e o espaço doméstico como lugar de vivência religiosa, bem como a problematização do saber letrado como distinção religiosa e da presença masculina como reforço de autoridade. O capítulo 6 traça o lugar das identidades e individualidades nas telenovelas espíritas e revela conflitos identitários e desordem espiritual vividos pelos personagens. No capítulo 7, os eventos narrativos abordam as figurações de Deus e mostram como as telenovelas espíritas posicionam um dualismo melodramático entre os crentes e não-crentes em Deus. Por fim, o capítulo 8 destaca o reencontro dos personagens protagonistas no último capítulo das telenovelas e aborda a consagração do amor romântico, abrindo perspectivas para novas concepções da “morte” e o final feliz e ainda tratando do sagrado e do profano no amor vivido nestas obras. Após este conjunto de resultados, consideramos que as telenovelas espíritas constroem uma estética melodramático-espiritualista a partir da espetacularização televisual do espiritualismo atualizável em função dos recursos estilísticos. |
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O intuito é analisar, a partir da televisualidade das obras, quais as marcas que justificam a existência de produções espiritualistas e a proeminência deste assunto na ficção nacional, detidamente a partir da alcunha de “novela espírita”. No primeiro capítulo, apresentamos o lugar da América Latina e suas particularidades culturais, diretamente relacionadas ao melodrama como matriz cultural fundante e ao espaço central conquistado pela televisão. No segundo capítulo, trazemos o campo dos estudos de cultura visual como aporte teórico para apresentar o modo como as imagens são tratadas e interpretadas culturalmente, a fim de lançar o composto imagem/texto como ferramenta de investigação. Já o terceiro capítulo compila o percurso metodológico da pesquisa e traça quais eventos narrativos foram estudados. Após esta etapa, seguem-se cinco capítulos de apresentação dos resultados: o capítulo 4 trata eventos narrativos sobre a morte dos protagonistas, indicando como a televisualidade aborda os arquétipos melodramáticos e apresenta as questões de espaço-tempo das tramas. O capítulo 5 traz eventos que mostram as influências espirituais sobre os sujeitos e destaca como, partindo da visualidade, as telenovelas adotam o “corpo expressionista” como artifício comunicativo, além de trazerem aspectos sobre vida íntima e o espaço doméstico como lugar de vivência religiosa, bem como a problematização do saber letrado como distinção religiosa e da presença masculina como reforço de autoridade. O capítulo 6 traça o lugar das identidades e individualidades nas telenovelas espíritas e revela conflitos identitários e desordem espiritual vividos pelos personagens. No capítulo 7, os eventos narrativos abordam as figurações de Deus e mostram como as telenovelas espíritas posicionam um dualismo melodramático entre os crentes e não-crentes em Deus. Por fim, o capítulo 8 destaca o reencontro dos personagens protagonistas no último capítulo das telenovelas e aborda a consagração do amor romântico, abrindo perspectivas para novas concepções da “morte” e o final feliz e ainda tratando do sagrado e do profano no amor vivido nestas obras. Após este conjunto de resultados, consideramos que as telenovelas espíritas constroem uma estética melodramático-espiritualista a partir da espetacularização televisual do espiritualismo atualizável em função dos recursos estilísticos.This research investigates the figuration of spiritualist principles in fictional productions that are conventionally called “spiritualist telenovelas”. Combining the formal dimension (style) with the cultural dimension (context), the aim is to capture the nuances revealed by works produced and aired by TV Globo over the last three decades, namely: A Viagem (1994), Alma Gêmea (2005-2006) and Além do Tempo (2015-2016). Based on these plots, we ask: How does the employment of stylistic resources that construct the image/text composite in spiritist telenovelas collaborate to the configuration of the theme of spiritism? The intention is to analyze, from the televisuality of the works, which marks justify the existence of spiritualist productions and the prominence of this subject in national fiction, especially from the nickname “spiritist soap opera”. In the first chapter, we present the place of Latin America and its cultural particularities, directly related to melodrama as a founding cultural matrix and the central space conquered by television. In the second chapter, we bring the field of visual culture studies as theoretical support to present how images are treated and interpreted culturally, in order to launch the image/text compound as a research tool. The third chapter compiles the methodological path of the research and outlines which narrative events were studied. After this step, five chapters follow presenting the results: chapter 4 deals with narrative events about the death of the protagonists, indicating how televisuality approaches the melodramatic archetypes and presents the space-time issues of the plots. Chapter 5 brings events that show the spiritual influences on the subjects and highlights how, starting from visuality, telenovelas adopt the “expressionist body” as a communicative artifice, besides bringing aspects about intimate life and domestic space as a place of religious experience, as well as the problematization of literate knowledge as religious distinction and male presence as reinforcement of authority. Chapter 6 traces the place of identities and individualities in spiritualist telenovelas and reveals identity conflicts and spiritual disorder experienced by the characters. In chapter 7, narrative events address the figurations of God and show how spiritist telenovelas position a melodramatic dualism between believers and non-believers in God. Finally, chapter 8 highlights the reunion of the protagonist characters in the last chapter of the telenovelas and addresses the consecration of romantic love, opening perspectives for new conceptions of “death” and the happy ending and also dealing with the sacred and the profane in the love experienced in these works. After this set of results, we consider that the spiritualist telenovelas build a melodramatic-spiritualist aesthetic from the televisual spectacularization of spiritualism updatable in function of the stylistic resources.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesTelenovelas - TesesEspiritismo - TesesMelodrama - TesesReligiosidade - TesesTelenovelaEspiritualidadeMelodramaEvento narrativoTelevisualidades da matriz religiosa espiritualista brasileira : uma análise estilística das telenovelas espíritasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTelevisualidades da matriz religiosa espiritualista brasileira uma análise estilística das telenovelas espíritas - Marcos Meigre.pdfTelevisualidades da matriz religiosa espiritualista brasileira uma análise estilística das telenovelas espíritas - Marcos Meigre.pdfapplication/pdf7762173https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50247/1/Televisualidades%20da%20matriz%20religiosa%20espiritualista%20brasileira%20uma%20an%c3%a1lise%20estil%c3%adstica%20das%20telenovelas%20esp%c3%adritas%20-%20Marcos%20Meigre.pdf03b42953d6ce2741ccb6230ebbf183c1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50247/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/502472023-02-20 18:11:16.37oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-20T21:11:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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