Frequência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os problemas psicológicos associados em crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cíntia Moraes Portes Caldeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F7HBN
Resumo: Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pelo quadro de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O TDAH é o transtorno psiquiátrico mais comum na infância e sua prevalência varia conforme os critérios diagnósticos utilizados para sua caracterização. Sua prevalência mundial é estimada em 5,29%, e no Brasil, de 5,8%. Objetivo: pesquisar a frequência do TDAH e os problemas psicológicos associados, em crianças e adolescentes de uma Escola da Rede Municipal da cidade de João Monlevade, Minas Gerais. Métodos: O método escolhido para a investigação foi a pesquisa quantitativa com delineamento transversal. Participaram do estudo oitenta e dois (82) alunos do 2o ao 8o ano do Ensino Fundamental, com idade de 6 a 14 anos, ou seja, crianças e adolescentes de ambos os sexos, independente de raça, religião e nível socioeconômico. Calculou-se a frequência do transtorno no sexo masculino e feminino e identificaram os problemas psicológicos associados ao TDAH. Os dados foram obtidos através dos questionários SNAP Swanson, Nolan e Pelham versão IV (modificado) e o SDQ Strengths and Difficulties Questionnaire (Questionário de Capacidades e Dificuldades) respondidos pelos pais e/ou responsáveis. Foram excluídos do estudo, os pais e/ou responsáveis não alfabetizados e os alunos identificados com outras doenças psiquiátricas e/ou neurológicas graves. Resultados: De acordo com resultados das subescalas do SNAP-IV, 17 (20,7%) dos alunos tiveram escores positivo igual ou acima de 6 para sintomas de desatenção e/ou igual ou acima de 6 para sintomas de Hiperatividade/Impulsividade. Desses, 6 (7,3%) apresentaram apenas sintomas de Desatenção, 5 (6,1%) apresentaram apenas sintomas de Hiperatividade/Impulsividade, 6 (7,3%) tinham ambos os sintomas e 65 (79,3%) tiveram pontuação abaixo de 6 em quaisquer das subescalas. Com relação a Qualquer Prejuízo (Familiar, Social, Escolar) causado pelos sintomas do TDAH, 24 (29,3%) do total de alunos apresentaram prejuízos. Também foi observado que 19 (23,2%) do total de alunos apresentaram sintomas com início antes dos 7 anos de idade. Quanto à frequência de TDAH, 7 (8,5%) dos alunos preencheram todos os critérios diagnósticos, ou seja, obtiveram escore positivo (igual ou acima de 6) no SNAP-IV de Desatenção e/ou de Hiperatividade/Impulsividade, com prejuízos e início antes dos 7 anos de idade. Desses, 3 (3,7%) alunos apresentaram sintomas do subtipo Desatento, 2 (2,4%) apresentaram sintomas do subtipo Hiperativo/Impulsivo, 2 (2,4%) apresentaram sintomas do subtipo Combinado e 75 (91,5%) dos alunos não apresentaram evidência de TDAH. Quanto à análise do SDQ, a frequência de alunos que obtiveram valores Anormais nas subescalas foi: Total de Dificuldades 20 (24,4%), Sintomas Emocionais 29 (35,4%), Problemas de Conduta 20 (24,4%), Hiperatividade 16 (19,5%), Problemas de Relacionamento com Colegas 16 (19,5%) e Comportamento Pró-Social 3 (3,7%). Conclusão: Este estudo demostrou que a frequência do TDAH estimada é próxima da encontrada na literatura e problemas psicológicos associados ao transtorno são frequentes e que os alunos que apresentaram sintomas do TDAH não tinham diagnóstico, não estavam em tratamento e nem faziam uso de psicoestimulantes. Embora a amostra tenha sido pequena, vale observar que os resultados do estudo corroboram os achados na literatura consultada, que aponta correlação entre TDAH e Problemas Psicológicos Associados (comorbidades).
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spelling Arthur Melo e KummerÂngelo Raphael Tolentino de RezendeCíntia Moraes Portes Caldeira2019-08-11T07:29:15Z2019-08-11T07:29:15Z2013-10-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F7HBNIntrodução: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se pelo quadro de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O TDAH é o transtorno psiquiátrico mais comum na infância e sua prevalência varia conforme os critérios diagnósticos utilizados para sua caracterização. Sua prevalência mundial é estimada em 5,29%, e no Brasil, de 5,8%. Objetivo: pesquisar a frequência do TDAH e os problemas psicológicos associados, em crianças e adolescentes de uma Escola da Rede Municipal da cidade de João Monlevade, Minas Gerais. Métodos: O método escolhido para a investigação foi a pesquisa quantitativa com delineamento transversal. Participaram do estudo oitenta e dois (82) alunos do 2o ao 8o ano do Ensino Fundamental, com idade de 6 a 14 anos, ou seja, crianças e adolescentes de ambos os sexos, independente de raça, religião e nível socioeconômico. Calculou-se a frequência do transtorno no sexo masculino e feminino e identificaram os problemas psicológicos associados ao TDAH. Os dados foram obtidos através dos questionários SNAP Swanson, Nolan e Pelham versão IV (modificado) e o SDQ Strengths and Difficulties Questionnaire (Questionário de Capacidades e Dificuldades) respondidos pelos pais e/ou responsáveis. Foram excluídos do estudo, os pais e/ou responsáveis não alfabetizados e os alunos identificados com outras doenças psiquiátricas e/ou neurológicas graves. Resultados: De acordo com resultados das subescalas do SNAP-IV, 17 (20,7%) dos alunos tiveram escores positivo igual ou acima de 6 para sintomas de desatenção e/ou igual ou acima de 6 para sintomas de Hiperatividade/Impulsividade. 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Desses, 3 (3,7%) alunos apresentaram sintomas do subtipo Desatento, 2 (2,4%) apresentaram sintomas do subtipo Hiperativo/Impulsivo, 2 (2,4%) apresentaram sintomas do subtipo Combinado e 75 (91,5%) dos alunos não apresentaram evidência de TDAH. Quanto à análise do SDQ, a frequência de alunos que obtiveram valores Anormais nas subescalas foi: Total de Dificuldades 20 (24,4%), Sintomas Emocionais 29 (35,4%), Problemas de Conduta 20 (24,4%), Hiperatividade 16 (19,5%), Problemas de Relacionamento com Colegas 16 (19,5%) e Comportamento Pró-Social 3 (3,7%). Conclusão: Este estudo demostrou que a frequência do TDAH estimada é próxima da encontrada na literatura e problemas psicológicos associados ao transtorno são frequentes e que os alunos que apresentaram sintomas do TDAH não tinham diagnóstico, não estavam em tratamento e nem faziam uso de psicoestimulantes. Embora a amostra tenha sido pequena, vale observar que os resultados do estudo corroboram os achados na literatura consultada, que aponta correlação entre TDAH e Problemas Psicológicos Associados (comorbidades).Introduction: Attention Deficit Disorder/Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by the frame of inattention, hyperactivity and impulsivity. ADHD is the most common psychiatric disorder in childhood and its prevalence varies according to the diagnostic criteria used for its characterization. Its worldwide prevalence is estimated at 5.29% and Brazil 5.8%. Objective: To investigate the frequency of ADHD and associated psychological problems in children and adolescents from a Municipal School in the city of João Monlevade, Minas Gerais. Methods: The method chosen for the research was a cross-sectional quantitative research. Participants were eighty-two (82) students from 2nd to 8th grade of elementary school, aged 6-14 years, ie, children and adolescents of both sexes, regardless of race, religion and socioeconomic status. We calculated the frequency of the disorder in males and females and identified psychological problems associated with ADHD. Data were obtained through questionnaires SNAP-Swanson, Nolan and Pelham - version IV (modified) and SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire (Strengths and Difficulties Questionnaire) answered by parents and/or guardians. Were excluded from the study, parents and/or guardians and illiterate students identified with other psychiatric disorders and/or neurological damage. Results: According to results of the subscales of the SNAP-IV, 17 (20.7%) of students had positive scores equal or above 6 for symptoms of inattention and/or equal or above 6 for symptoms of hyperactivity/impulsivity. Of these, 6 (7.3%) had only symptoms of inattention, 5 (6.1%) had only symptoms of hyperactivity/impulsivity, 6 (7.3%) had both symptoms and 65 (79.3 %) had score below 6 on any of the subscales. With respect to any loss (Family, Social, School) caused by ADHD symptoms, 24 (29.3 %) of all students had losses. It was also observed that 19 (23.2 %) of all students had symptoms starting before seven years of age. Regarding the frequency of ADHD, 7 (8.5%) of students met all the diagnostic criteria, ie, had a positive score (equal to or above 6) in SNAP-IV Inattention and/or Hyperactivity/Impulsivity, with losses and onset before age 7. Of these, 3 (3.7%) students showed symptoms of Inattentive subtype 2 (2.4 %) had symptoms of subtype Hyperactive/Impulsive, 2 (2.4%) had symptoms of the Combined subtype and 75 (91.5 %) of students showed no evidence of ADHD. The analysis of the SDQ, the frequency of students who obtained values Freaks subscales was: Total Difficulties 20 (24.4%), Emotional Symptoms 29 (35.4 %), Conduct Problems 20 (24.4%), hyperactivity 16 (19.5 %), Relationship Problems with Colleagues 16 (19.5 %) and Pro-Social Behavior 3 (3.7%). Conclusion: This study demonstrated that the frequency of ADHD is estimated close to that found in the literature and psychological problems associated with the disorder are frequent and that students who had had no symptoms of ADHD diagnosis, treatment and were not even made use of psychostimulants. Although the sample was small, it is worth noting that the results of the study corroborate the findings in the literature, pointing correlation between ADHD and Psychological Problems Associated (comorbidities).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDistúrbio da falta de atenção com hiperatividade Aspectos psicológicosNeurociênciasTDAHEducaçãoComorbidadesAdolescentesCriançasFrequência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os problemas psicológicos associados em crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___cinta_moraes_portes_caldeira.pdfapplication/pdf775244https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F7HBN/1/monografia___cinta_moraes_portes_caldeira.pdfa2b804461dea850632c2609150edefbdMD51TEXTmonografia___cinta_moraes_portes_caldeira.pdf.txtmonografia___cinta_moraes_portes_caldeira.pdf.txtExtracted texttext/plain107253https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F7HBN/2/monografia___cinta_moraes_portes_caldeira.pdf.txt7c955fe42df50efeada8c2a7987d7884MD521843/BUOS-9F7HBN2019-11-14 09:08:55.25oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9F7HBNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:08:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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Cíntia Moraes Portes Caldeira
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