Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monica do Amparo Silva
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XN76
Resumo: Na sociedade contemporânea, educação e informação constituem requisitos imprescindíveis para que o homem possa exercer plenamente sua cidadania, fato que suscita a atenção de todos para a abrangência e a qualidade do ensino oferecido ao cidadão. Nesse cenário, a biblioteca escolar pode ser interpretada como um agente educativo aliado na busca pela melhoria no ensino sendo, portanto, chamada a assumir um novo papel no contexto escolar. A biblioteca escolar precisa, pois, ser concebida e funcionar como um centro de informação especializada que atue no ambiente escolar junto a seus usuários sejam eles alunos, professores, funcionários, comunidade -, procurando satisfazer suas demandas. Entretanto, para que ela consiga desempenhar bem este novo papel é mister que esteja em sintonia tanto com as exigências do cidadão e da sociedade quanto com as concepções de ensino adotadas, além de estar integrada ao projeto pedagógico do qual faz parte a prática pedagógica do professor, um importante aliado e parceiro. Isso posto, optou-se por investigar se a biblioteca escolar está assumindo sua nova missão através do modo como vem se processando sua interação com professor de ensino fundamental dentro do contexto específico da política de educação pública da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, a proposta político-pedagógica Escola Plural. A pesquisa foi realizada através de um estudo survey, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Pode-se concluir que houve um certo avanço na relação entre o professor do ensino fundamental e a biblioteca escolar. Hoje, o professor do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte apresenta-se como usuário da biblioteca escolar. Ele a utiliza e reconhece a importância de sua existência e sua atuação para toda a comunidade envolvida com a escola. Contudo, parece que o professor ainda não integrou a biblioteca escolar à sua prática pedagógica, não a reconhecendo como parceira no processo ensino-aprendizagem.
id UFMG_942a464f040eac693f737634806314ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69XN76
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Eugenia Albino AndradeBernadete Santos CampelloBernadete Santos CampelloIsis PaimLigia Maria Moreira DumontIara Conceicao Bitencourt NevesMonica do Amparo Silva2019-08-12T16:44:20Z2019-08-12T16:44:20Z2001-09-03http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XN76Na sociedade contemporânea, educação e informação constituem requisitos imprescindíveis para que o homem possa exercer plenamente sua cidadania, fato que suscita a atenção de todos para a abrangência e a qualidade do ensino oferecido ao cidadão. Nesse cenário, a biblioteca escolar pode ser interpretada como um agente educativo aliado na busca pela melhoria no ensino sendo, portanto, chamada a assumir um novo papel no contexto escolar. A biblioteca escolar precisa, pois, ser concebida e funcionar como um centro de informação especializada que atue no ambiente escolar junto a seus usuários sejam eles alunos, professores, funcionários, comunidade -, procurando satisfazer suas demandas. Entretanto, para que ela consiga desempenhar bem este novo papel é mister que esteja em sintonia tanto com as exigências do cidadão e da sociedade quanto com as concepções de ensino adotadas, além de estar integrada ao projeto pedagógico do qual faz parte a prática pedagógica do professor, um importante aliado e parceiro. Isso posto, optou-se por investigar se a biblioteca escolar está assumindo sua nova missão através do modo como vem se processando sua interação com professor de ensino fundamental dentro do contexto específico da política de educação pública da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, a proposta político-pedagógica Escola Plural. A pesquisa foi realizada através de um estudo survey, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Pode-se concluir que houve um certo avanço na relação entre o professor do ensino fundamental e a biblioteca escolar. Hoje, o professor do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte apresenta-se como usuário da biblioteca escolar. Ele a utiliza e reconhece a importância de sua existência e sua atuação para toda a comunidade envolvida com a escola. Contudo, parece que o professor ainda não integrou a biblioteca escolar à sua prática pedagógica, não a reconhecendo como parceira no processo ensino-aprendizagem.In contemporary society, education and information constitute indispensable requirements so people can exercise fully their citizenship. This fact calls attention to the scope and the quality of the teaching offered to citizens. In this scenery the school library can be seen as an educational agent that contributes to improvement of the learning process. It is required to assume a new role within. Schools libraries have function as information centers and help users (students, teachers, employees and community) to meet their information requirements. In order to play this new role well it has to work in syntony with their clients demands and most important it has to develop its program in accordance with the educational philosophy of the school as well as searching practices. This study investigated if, under teachers perception, school libraries are assuming its new role, interacting with school teachers. It examined the Municipal Public Schools Net of Belo Horizonte (Minas Gerais-Brazil) and its political pedagogic proposal including Escola Plural (Plural school). A survey was conducted using questionnaire and interview to collect data. The results show that a minor progress occurred in the relationship between school teacher and school library since the beginning of the mentioned Program. School teachers are in fact users of the library and more than that, they acknowledged the importance of the library in the learning process. However, this investigation showed that teachers still didnt integrate the school library as an effective learning resource in their pedagogic practice and dont consider library as a partner.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBibliotecas escolaresBibliotecas escolares e educaçãoCiência da informaçãoPrática pedagógicaEscola pluralCiência da informaçãoRede Municipal de Ensino de Belo HorizonteEducação para cidadaniaBiblioteca escolarBiblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___m_nica_do_amparo_silva.pdfapplication/pdf548926https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69XN76/1/mestrado___m_nica_do_amparo_silva.pdfde032436305d4493d740f0b25aee8498MD51TEXTmestrado___m_nica_do_amparo_silva.pdf.txtmestrado___m_nica_do_amparo_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain255087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69XN76/2/mestrado___m_nica_do_amparo_silva.pdf.txtbf477684366ac32cfdcb8592868f1dedMD521843/LHLS-69XN762019-11-14 18:50:27.639oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69XN76Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:50:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
title Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
spellingShingle Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
Monica do Amparo Silva
Prática pedagógica
Escola plural
Ciência da informação
Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
Educação para cidadania
Biblioteca escolar
Bibliotecas escolares
Bibliotecas escolares e educação
Ciência da informação
title_short Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
title_full Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
title_fullStr Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
title_sort Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
author Monica do Amparo Silva
author_facet Monica do Amparo Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Eugenia Albino Andrade
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bernadete Santos Campello
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernadete Santos Campello
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isis Paim
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ligia Maria Moreira Dumont
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Iara Conceicao Bitencourt Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Monica do Amparo Silva
contributor_str_mv Maria Eugenia Albino Andrade
Bernadete Santos Campello
Bernadete Santos Campello
Isis Paim
Ligia Maria Moreira Dumont
Iara Conceicao Bitencourt Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Escola plural
Ciência da informação
Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
Educação para cidadania
Biblioteca escolar
topic Prática pedagógica
Escola plural
Ciência da informação
Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
Educação para cidadania
Biblioteca escolar
Bibliotecas escolares
Bibliotecas escolares e educação
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Bibliotecas escolares e educação
Ciência da informação
description Na sociedade contemporânea, educação e informação constituem requisitos imprescindíveis para que o homem possa exercer plenamente sua cidadania, fato que suscita a atenção de todos para a abrangência e a qualidade do ensino oferecido ao cidadão. Nesse cenário, a biblioteca escolar pode ser interpretada como um agente educativo aliado na busca pela melhoria no ensino sendo, portanto, chamada a assumir um novo papel no contexto escolar. A biblioteca escolar precisa, pois, ser concebida e funcionar como um centro de informação especializada que atue no ambiente escolar junto a seus usuários sejam eles alunos, professores, funcionários, comunidade -, procurando satisfazer suas demandas. Entretanto, para que ela consiga desempenhar bem este novo papel é mister que esteja em sintonia tanto com as exigências do cidadão e da sociedade quanto com as concepções de ensino adotadas, além de estar integrada ao projeto pedagógico do qual faz parte a prática pedagógica do professor, um importante aliado e parceiro. Isso posto, optou-se por investigar se a biblioteca escolar está assumindo sua nova missão através do modo como vem se processando sua interação com professor de ensino fundamental dentro do contexto específico da política de educação pública da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, a proposta político-pedagógica Escola Plural. A pesquisa foi realizada através de um estudo survey, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Pode-se concluir que houve um certo avanço na relação entre o professor do ensino fundamental e a biblioteca escolar. Hoje, o professor do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte apresenta-se como usuário da biblioteca escolar. Ele a utiliza e reconhece a importância de sua existência e sua atuação para toda a comunidade envolvida com a escola. Contudo, parece que o professor ainda não integrou a biblioteca escolar à sua prática pedagógica, não a reconhecendo como parceira no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T16:44:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T16:44:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XN76
url http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XN76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69XN76/1/mestrado___m_nica_do_amparo_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69XN76/2/mestrado___m_nica_do_amparo_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv de032436305d4493d740f0b25aee8498
bf477684366ac32cfdcb8592868f1ded
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589561717096448