Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? Investigação sobre a interação entre a biblioteca escolar e o professor do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XN76 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea, educação e informação constituem requisitos imprescindíveis para que o homem possa exercer plenamente sua cidadania, fato que suscita a atenção de todos para a abrangência e a qualidade do ensino oferecido ao cidadão. Nesse cenário, a biblioteca escolar pode ser interpretada como um agente educativo aliado na busca pela melhoria no ensino sendo, portanto, chamada a assumir um novo papel no contexto escolar. A biblioteca escolar precisa, pois, ser concebida e funcionar como um centro de informação especializada que atue no ambiente escolar junto a seus usuários sejam eles alunos, professores, funcionários, comunidade -, procurando satisfazer suas demandas. Entretanto, para que ela consiga desempenhar bem este novo papel é mister que esteja em sintonia tanto com as exigências do cidadão e da sociedade quanto com as concepções de ensino adotadas, além de estar integrada ao projeto pedagógico do qual faz parte a prática pedagógica do professor, um importante aliado e parceiro. Isso posto, optou-se por investigar se a biblioteca escolar está assumindo sua nova missão através do modo como vem se processando sua interação com professor de ensino fundamental dentro do contexto específico da política de educação pública da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, a proposta político-pedagógica Escola Plural. A pesquisa foi realizada através de um estudo survey, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Pode-se concluir que houve um certo avanço na relação entre o professor do ensino fundamental e a biblioteca escolar. Hoje, o professor do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte apresenta-se como usuário da biblioteca escolar. Ele a utiliza e reconhece a importância de sua existência e sua atuação para toda a comunidade envolvida com a escola. Contudo, parece que o professor ainda não integrou a biblioteca escolar à sua prática pedagógica, não a reconhecendo como parceira no processo ensino-aprendizagem. |
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Maria Eugenia Albino AndradeBernadete Santos CampelloBernadete Santos CampelloIsis PaimLigia Maria Moreira DumontIara Conceicao Bitencourt NevesMonica do Amparo Silva2019-08-12T16:44:20Z2019-08-12T16:44:20Z2001-09-03http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XN76Na sociedade contemporânea, educação e informação constituem requisitos imprescindíveis para que o homem possa exercer plenamente sua cidadania, fato que suscita a atenção de todos para a abrangência e a qualidade do ensino oferecido ao cidadão. Nesse cenário, a biblioteca escolar pode ser interpretada como um agente educativo aliado na busca pela melhoria no ensino sendo, portanto, chamada a assumir um novo papel no contexto escolar. A biblioteca escolar precisa, pois, ser concebida e funcionar como um centro de informação especializada que atue no ambiente escolar junto a seus usuários sejam eles alunos, professores, funcionários, comunidade -, procurando satisfazer suas demandas. Entretanto, para que ela consiga desempenhar bem este novo papel é mister que esteja em sintonia tanto com as exigências do cidadão e da sociedade quanto com as concepções de ensino adotadas, além de estar integrada ao projeto pedagógico do qual faz parte a prática pedagógica do professor, um importante aliado e parceiro. Isso posto, optou-se por investigar se a biblioteca escolar está assumindo sua nova missão através do modo como vem se processando sua interação com professor de ensino fundamental dentro do contexto específico da política de educação pública da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, a proposta político-pedagógica Escola Plural. A pesquisa foi realizada através de um estudo survey, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Pode-se concluir que houve um certo avanço na relação entre o professor do ensino fundamental e a biblioteca escolar. Hoje, o professor do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte apresenta-se como usuário da biblioteca escolar. Ele a utiliza e reconhece a importância de sua existência e sua atuação para toda a comunidade envolvida com a escola. Contudo, parece que o professor ainda não integrou a biblioteca escolar à sua prática pedagógica, não a reconhecendo como parceira no processo ensino-aprendizagem.In contemporary society, education and information constitute indispensable requirements so people can exercise fully their citizenship. This fact calls attention to the scope and the quality of the teaching offered to citizens. In this scenery the school library can be seen as an educational agent that contributes to improvement of the learning process. It is required to assume a new role within. Schools libraries have function as information centers and help users (students, teachers, employees and community) to meet their information requirements. In order to play this new role well it has to work in syntony with their clients demands and most important it has to develop its program in accordance with the educational philosophy of the school as well as searching practices. This study investigated if, under teachers perception, school libraries are assuming its new role, interacting with school teachers. It examined the Municipal Public Schools Net of Belo Horizonte (Minas Gerais-Brazil) and its political pedagogic proposal including Escola Plural (Plural school). A survey was conducted using questionnaire and interview to collect data. The results show that a minor progress occurred in the relationship between school teacher and school library since the beginning of the mentioned Program. School teachers are in fact users of the library and more than that, they acknowledged the importance of the library in the learning process. However, this investigation showed that teachers still didnt integrate the school library as an effective learning resource in their pedagogic practice and dont consider library as a partner.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBibliotecas escolaresBibliotecas escolares e educaçãoCiência da informaçãoPrática pedagógicaEscola pluralCiência da informaçãoRede Municipal de Ensino de Belo HorizonteEducação para cidadaniaBiblioteca escolarBiblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? 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