Organização da demanda espontânea da Atenção Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kamila Silva Marins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEEQ92
Resumo: A Estratégia de Saúde da Família (ESF), programa instituído pelo Governo Federal, acompanha 12.301 famílias no município de Coronel Fabriciano, de um total de 103.694 habitantes, através de doze Unidades Básicas de Saúde. A Unidade de Saúde Santa Terezinha, localizada no bairro Santa Terezinha II, possui uma população adscrita de aproximadamente 10 mil habitantes. Desses, 4.500 usuários são cadastrados na única equipe da ESF, composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e 12 Agentes Comunitários da Saúde. A Unidade encontra-se em processo de reestruturação, com o intuito de cadastrar toda população adscrita na Estratégia de Saúde da Família. Visando conhecer melhor o território, foi realizado um diagnóstico situacional. Para subsidiar este diagnóstico, utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos. Em reunião com a referida equipe, após identificar os transtornos existentes na mesma, destacou-se a desorganização da demanda espontânea como o problema terminal a ser enfrentado. Assim, este trabalho objetivou Propor um protocolo de atendimento com vistas ao planejamento e organização da demanda espontânea da Unidade de Saúde Santa Terezinha. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica narrativa na Biblioteca Virtual em Saúde e manuais do Ministério da Saúde com os descritores: acolhimento e estratégia saúde da família. A elaboração do protocolo baseou-se no método de Planejamento Estratégico Situacional, desenvolvido pelo chileno Carlos Matus (1989;1993). A partir da elaboração de projetos de intervenção, arquitetou-se um plano de ação buscando enfrentar os nós críticos estabelecidos como causas do problema. É necessário, portanto, monitorar as etapas e os resultados das ações executadas, para que o sucesso dessa missão não fique ameaçado. O atendimento à demanda espontânea deve ser feito de forma qualificada e organizada, caso contrário a atenção básica não será resolutiva, causando sobrecarga no próprio serviço e também na atenção terciária.
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