A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55429 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão |
id |
UFPR_4e7d4eee4f9eba454b69982d5fc85f63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55429 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ataide, Dayse Paulino deJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-05-28T20:13:24Z2019-05-28T20:13:24Z2018https://hdl.handle.net/1884/55429Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/02/2018Inclui referências: p.100-103Área de concentração: Estudos linguísticosResumo: Esta pesquisa está inserida no campo de estudos linguísticos, buscando um intercâmbio nas áreas de educação e literatura para discutir o uso de textos literários nas aulas de língua inglesa em uma turma de Ensino Médio de um colégio estadual de Curitiba. Ademais, esta dissertação analisa alguns entendimentos apresentados pelos alunos e sua professora sobre as funções que os textos literários desempenham no processo de ensino-aprendizagem em inglês, bem como eles eram usados no campo de estudo. A partir dessa análise, desenvolvi um trabalho colaborativo com uma professora concursada de um colégio estadual de Curitiba, em que desenvolvemos uma proposta com o texto literário Shrek, de William Steig (1990), em uma de suas turmas de EM. A fim de responder a esses objetivos, percorri um caminho de cunho etnográfico, no qual os dados gerados foram obtidos a partir de observações das aulas da professora, de questionários aplicados para a professora e seus alunos, das regências em colaboração com a profissional e das entrevistas realizadas ao fim do trimestre letivo. Os dados gerados com os instrumentos foram analisados à luz das teorias que recuperam as concepções de língua e literatura defendidas nesse trabalho. Tal revisão foi necessária para reforçar que língua e literatura não são áreas isoladas do conhecimento, pelo contrário, a literatura é uma construção linguística, conforme discutido ao longo da pesquisa. Palavras-chave: Texto literário. Língua. Inglês. Ensino-aprendizagem.Abstract: This research is inserted in the field of Linguistics and discusses the use of literary texts in the English classes of a group of high school students through two other areas of knowledge: Education and Literature. Furthermore, this dissertation analyzes some perceptions of a group of 1st grade-high school students of a public school of Curitiba and their English teacher regarding the roles that literary texts play in the English language teaching-learning process, and how they are used at school. Then, I carried out a collaborative work with an English teacher, in which we developed a didactic proposal with the literary text Shrek, by William Steig (1990), in one of her groups. In order to deal with these objectives, we go through a path based on ethnographic studies, in which the data was engendered from observations of a teacher's practice, questionnaires applied to students and their teacher, from planning and teaching classes in collaboration with this teacher and from interviews conducted at the end of the school year. The mentioned issues were analyzed based on theories which throw light on the assumptions of language and literature presented in this dissertation. This review was needed to demystify the view that language and literature are isolated areas. In fact, literature is a linguistic construction, as discussed in this research. Key-words: Literary text. Language. English. Teaching-learning.115 p.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensinoLetrasLíngua inglesa - Ensino médioLinguística na literaturaA Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAYSE PAULINO DE ATAIDE.pdfapplication/pdf2104027https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55429/1/R%20-%20D%20-%20DAYSE%20PAULINO%20DE%20ATAIDE.pdf8dec545ca0513d5eaf55e63d59850274MD51open access1884/554292019-05-28 17:13:24.327open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55429Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T20:13:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica |
title |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica |
spellingShingle |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica Ataide, Dayse Paulino de Língua inglesa - Estudo e ensino Letras Língua inglesa - Ensino médio Linguística na literatura |
title_short |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica |
title_full |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica |
title_fullStr |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica |
title_full_unstemmed |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica |
title_sort |
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica |
author |
Ataide, Dayse Paulino de |
author_facet |
Ataide, Dayse Paulino de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Jordão, Clarissa Menezes, 1963- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataide, Dayse Paulino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Letras Língua inglesa - Ensino médio Linguística na literatura |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino Letras Língua inglesa - Ensino médio Linguística na literatura |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-28T20:13:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-28T20:13:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55429 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
115 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55429/1/R%20-%20D%20-%20DAYSE%20PAULINO%20DE%20ATAIDE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dec545ca0513d5eaf55e63d59850274 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860330301685760 |