Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Fernanda Guimarães Santiago
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47221
Resumo: O presente trabalho estuda as relações entre os impressos europeus e a produção pictórica em Minas Gerais durante o desenvolvimento da linguagem artística conhecida como rococó. Formalmente, essa linguagem caracterizava-se, em relação ao período anterior, por cores mais claras, fundos claros que favoreciam a distinção das figuras em primeiro plano, uso da cor branca para destacar douramentos e medalhões figurativos, ornamentos rocaille, festões, guirlandas, flores e por maior comedimento de personagens e adornos. Verticaliza-se a análise nos impactos do manuseio de impressos europeus, com destaque para livros e gravuras, pelos envolvidos no fazer artístico. O levantamento realizado nos inventários de alfaias dos sodalícios e nos inventários post-mortem dos artistas revelou a presença de tomos e de estampas que eram manipulados para o aprimoramento das criações picturais. É preciso considerar que a utilização de impressos na época não se restringia às tarefas cognitivas atualmente entendidas como leitura – decodificação intelectual e sistemática de signos alfabéticos –, mas ampliava-se abarcando práticas variadas: miravam-se os produtos das prensas europeias, seja com vistas aos ensinamentos textuais que continham, seja enfocando as imagens que os compunham. Três tipos de impressos são, aqui, privilegiados: estampas avulsas, sobretudo registros de santos, livros que versam sobre o fazer pictórico, como os tratados, e livros religiosos ilustrados. Os livros sobre pintura arrolados nos inventários dos artistas foram lidos, estudados, e os conhecimentos técnicos e concepções estéticas que encerram foram cotejados com as pinturas realizadas por seus donos e contemporâneos. Gravuras que ilustravam livros religiosos ou estampas que circulavam avulsas eram tomadas como modelos para pinturas. Diante da estampa que retratava, geralmente, o tema encomendado, o artista lançava-se na execução da obra que poderia se tornar mais ou menos semelhante à imagem modelar.
id UFMG_9b4decc6e0369429198ac80c00b14e35
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47221
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriana Romeirohttp://lattes.cnpq.br/5770163575971742Rafael MoreiraMyriam Andrade Ribeiro OliveiraLuiz Carlos VillaltaMagno Moraes MelloMarcos TognonMiguel Figueira Fariahttp://lattes.cnpq.br/4615662337412679Camila Fernanda Guimarães Santiago2022-11-16T09:11:00Z2022-11-16T09:11:00Z2009-12-11http://hdl.handle.net/1843/47221O presente trabalho estuda as relações entre os impressos europeus e a produção pictórica em Minas Gerais durante o desenvolvimento da linguagem artística conhecida como rococó. Formalmente, essa linguagem caracterizava-se, em relação ao período anterior, por cores mais claras, fundos claros que favoreciam a distinção das figuras em primeiro plano, uso da cor branca para destacar douramentos e medalhões figurativos, ornamentos rocaille, festões, guirlandas, flores e por maior comedimento de personagens e adornos. Verticaliza-se a análise nos impactos do manuseio de impressos europeus, com destaque para livros e gravuras, pelos envolvidos no fazer artístico. O levantamento realizado nos inventários de alfaias dos sodalícios e nos inventários post-mortem dos artistas revelou a presença de tomos e de estampas que eram manipulados para o aprimoramento das criações picturais. É preciso considerar que a utilização de impressos na época não se restringia às tarefas cognitivas atualmente entendidas como leitura – decodificação intelectual e sistemática de signos alfabéticos –, mas ampliava-se abarcando práticas variadas: miravam-se os produtos das prensas europeias, seja com vistas aos ensinamentos textuais que continham, seja enfocando as imagens que os compunham. Três tipos de impressos são, aqui, privilegiados: estampas avulsas, sobretudo registros de santos, livros que versam sobre o fazer pictórico, como os tratados, e livros religiosos ilustrados. Os livros sobre pintura arrolados nos inventários dos artistas foram lidos, estudados, e os conhecimentos técnicos e concepções estéticas que encerram foram cotejados com as pinturas realizadas por seus donos e contemporâneos. Gravuras que ilustravam livros religiosos ou estampas que circulavam avulsas eram tomadas como modelos para pinturas. Diante da estampa que retratava, geralmente, o tema encomendado, o artista lançava-se na execução da obra que poderia se tornar mais ou menos semelhante à imagem modelar.The present doctoral thesis studies the relationships between the European prints and the pictorial production in Minas Gerais during the development of the artistic language known as Rococo. The thesis also analyses the impacts of the handling of European prints – books and engravings – on people involved with artistic creation. Examining the artists' post mortem inventories, the presence of volumes and prints that were manipulated for the improvement of the picturals creations was revealed. It is necessary to consider that the use of prints at that time was not limited to the cognitive tasks now understood as reading – intellectual and systematic decoding of alphabetical signs –, but it embraced varied practices: the products of the European presses were seen in order to learn the textual teachings that they contained as well as in order to observe the images that composed them. Three types of printed papers are, here, privileged: isolated prints, above all saints' registrations, books about painting practices, like the treatises, and illustrated religious books. The books about painting listed on artists’ inventories were read, studied, and the technical knowledge and its aesthetics conceptions were compared with the paintings made by their owners and contemporaries.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIAHistória - TesesPintura - TesesMinas Gerais - História - TesesImpressosPinturaMinas GeraisUsos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47221/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALtese camila santiago.pdftese camila santiago.pdfapplication/pdf19151458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47221/1/tese%20camila%20santiago.pdf0ad963f1132504fa638f3470bbfd5330MD511843/472212022-11-16 06:11:02.264oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-16T09:11:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
title Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
spellingShingle Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
Camila Fernanda Guimarães Santiago
Impressos
Pintura
Minas Gerais
História - Teses
Pintura - Teses
Minas Gerais - História - Teses
title_short Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
title_full Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
title_fullStr Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
title_full_unstemmed Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
title_sort Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830)
author Camila Fernanda Guimarães Santiago
author_facet Camila Fernanda Guimarães Santiago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Romeiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5770163575971742
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Rafael Moreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Myriam Andrade Ribeiro Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Carlos Villalta
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Magno Moraes Mello
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcos Tognon
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Miguel Figueira Faria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4615662337412679
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Fernanda Guimarães Santiago
contributor_str_mv Adriana Romeiro
Rafael Moreira
Myriam Andrade Ribeiro Oliveira
Luiz Carlos Villalta
Magno Moraes Mello
Marcos Tognon
Miguel Figueira Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Impressos
Pintura
Minas Gerais
topic Impressos
Pintura
Minas Gerais
História - Teses
Pintura - Teses
Minas Gerais - História - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História - Teses
Pintura - Teses
Minas Gerais - História - Teses
description O presente trabalho estuda as relações entre os impressos europeus e a produção pictórica em Minas Gerais durante o desenvolvimento da linguagem artística conhecida como rococó. Formalmente, essa linguagem caracterizava-se, em relação ao período anterior, por cores mais claras, fundos claros que favoreciam a distinção das figuras em primeiro plano, uso da cor branca para destacar douramentos e medalhões figurativos, ornamentos rocaille, festões, guirlandas, flores e por maior comedimento de personagens e adornos. Verticaliza-se a análise nos impactos do manuseio de impressos europeus, com destaque para livros e gravuras, pelos envolvidos no fazer artístico. O levantamento realizado nos inventários de alfaias dos sodalícios e nos inventários post-mortem dos artistas revelou a presença de tomos e de estampas que eram manipulados para o aprimoramento das criações picturais. É preciso considerar que a utilização de impressos na época não se restringia às tarefas cognitivas atualmente entendidas como leitura – decodificação intelectual e sistemática de signos alfabéticos –, mas ampliava-se abarcando práticas variadas: miravam-se os produtos das prensas europeias, seja com vistas aos ensinamentos textuais que continham, seja enfocando as imagens que os compunham. Três tipos de impressos são, aqui, privilegiados: estampas avulsas, sobretudo registros de santos, livros que versam sobre o fazer pictórico, como os tratados, e livros religiosos ilustrados. Os livros sobre pintura arrolados nos inventários dos artistas foram lidos, estudados, e os conhecimentos técnicos e concepções estéticas que encerram foram cotejados com as pinturas realizadas por seus donos e contemporâneos. Gravuras que ilustravam livros religiosos ou estampas que circulavam avulsas eram tomadas como modelos para pinturas. Diante da estampa que retratava, geralmente, o tema encomendado, o artista lançava-se na execução da obra que poderia se tornar mais ou menos semelhante à imagem modelar.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-16T09:11:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-16T09:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47221
url http://hdl.handle.net/1843/47221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47221/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47221/1/tese%20camila%20santiago.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
0ad963f1132504fa638f3470bbfd5330
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589306898448384