Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Henrique Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41148
Resumo: Nos últimos anos, é possível notar um aumento da utilização do vibrafone em trabalhos de MPIB (Música Popular Instrumental Brasileira), assim como de trabalhos de pesquisa voltados para a utilização do instrumento neste contexto. Este trabalho se alinha a estes estudos focando no estudo de improvisação de música popular brasileira ao vibrafone. A proposta de estudo aqui apresentada é baseada no aprendizado via audição, transcrição, análise e performance de solos de instrumentistas que são referências dentro da MPIB e, no caso específico deste trabalho, no samba jazz. Como não tivemos no Brasil um vibrafonista que tenha mantido uma carreira longa e consolidada neste gênero, escolhemos como fonte de estudo o pianista Amilton Godoy, do grupo Zimbo Trio. Ao longo deste trabalho apresentamos uma breve biografia de Amilton que é, reconhecidamente, um dos pianistas e músicos mais influentes dentro do cenário da MPIB e do samba jazz. Para identificar elementos de seu estilo de improvisação, realizamos a transcrição de 10 solos gravados por ele entre 1965 e 2019. Através da análise dos solos pudemos identificar padrões e recorrências característicos de sua performance. Os solos e padrões foram adaptados para o vibrafone e usados como base para o desenvolvimento de exercícios para a improvisação no instrumento dentro da linguagem do samba jazz. Por fim, foi escrito um solo de vibrafone sobre o tema de Garota de Ipanema utilizando os exercícios propostos.
id UFMG_9ba4e8ef17403b616e99e85251af3105
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41148
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Bernardo Vescovi FabrisClifford Hill KormanMauro Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0693309844843328Carlos Henrique Fernandes2022-04-26T00:34:00Z2022-04-26T00:34:00Z2021-09-13http://hdl.handle.net/1843/41148Nos últimos anos, é possível notar um aumento da utilização do vibrafone em trabalhos de MPIB (Música Popular Instrumental Brasileira), assim como de trabalhos de pesquisa voltados para a utilização do instrumento neste contexto. Este trabalho se alinha a estes estudos focando no estudo de improvisação de música popular brasileira ao vibrafone. A proposta de estudo aqui apresentada é baseada no aprendizado via audição, transcrição, análise e performance de solos de instrumentistas que são referências dentro da MPIB e, no caso específico deste trabalho, no samba jazz. Como não tivemos no Brasil um vibrafonista que tenha mantido uma carreira longa e consolidada neste gênero, escolhemos como fonte de estudo o pianista Amilton Godoy, do grupo Zimbo Trio. Ao longo deste trabalho apresentamos uma breve biografia de Amilton que é, reconhecidamente, um dos pianistas e músicos mais influentes dentro do cenário da MPIB e do samba jazz. Para identificar elementos de seu estilo de improvisação, realizamos a transcrição de 10 solos gravados por ele entre 1965 e 2019. Através da análise dos solos pudemos identificar padrões e recorrências característicos de sua performance. Os solos e padrões foram adaptados para o vibrafone e usados como base para o desenvolvimento de exercícios para a improvisação no instrumento dentro da linguagem do samba jazz. Por fim, foi escrito um solo de vibrafone sobre o tema de Garota de Ipanema utilizando os exercícios propostos.In recent years, has been possible to notice an increase in the use of the vibraphone in works associated with MPIB (Instrumental Popular Brazilian Music) as well as in research projects related to the use of the instrument in this context. This paper is in line with these studies, focusing on the study of improvisation on the vibraphone within the context of Brazilian Popular Music. The study proposed here is based on learning through listening, transcription, analysis and performance of solos by instrumentalists who are references within MPIB and, in the specific case of this work, the 'samba jazz' idiom. As we did not identify a vibraphonist in Brazil who has maintained a long and consolidated career in this genre, we chose pianist Amilton Godoy, from the Zimbo Trio group, as a basis of study. In this work we include a brief biography of Amilton who is, admittedly, one of the most influential pianists and musicians within the MPIB and ‘samba jazz’ scene. In order to identify elements of his improvisation style, we transcribed 10 solos which he recorded between 1965 and 2019. Through analysis of the solos, we were able to identify patterns and recurrent musical ideas characteristic of his performance. The solos and patterns were adapted for the vibraphone and used as a basis for the development of exercises for improvisation on the instrument within the language of samba jazz. Finally, we used the musical material from these exercises to write a vibraphone solo based on the theme of The Girl from Ipanema.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPerformance musicalMúsica para vibrafoneGodoy, Amilton, 1941-.Amilton GodoyImprovisaçãoVibrafonePianoMPIBSamba jazzEstudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.Vibraphone improvisation studies based on recordings by pianist Amilton Godoy: transcriptions, adaptations and analysis.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALESTUDOS DE IMPROVISAÇÃO AO VIBRAFONE A PARTIR DE GRAVAÇÕES DO PIANISTA AMILTON GODOY.pdfESTUDOS DE IMPROVISAÇÃO AO VIBRAFONE A PARTIR DE GRAVAÇÕES DO PIANISTA AMILTON GODOY.pdfapplication/pdf14236637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41148/5/ESTUDOS%20DE%20IMPROVISAC%cc%a7A%cc%83O%20AO%20VIBRAFONE%20A%20PARTIR%20DE%20GRAVAC%cc%a7O%cc%83ES%20DO%20PIANISTA%20AMILTON%20GODOY.pdfec898de14fa58d8acd5e01724efaa24eMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41148/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/411482022-04-25 21:34:00.855oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-04-26T00:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Vibraphone improvisation studies based on recordings by pianist Amilton Godoy: transcriptions, adaptations and analysis.
title Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
spellingShingle Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
Carlos Henrique Fernandes
Amilton Godoy
Improvisação
Vibrafone
Piano
MPIB
Samba jazz
Performance musical
Música para vibrafone
Godoy, Amilton, 1941-.
title_short Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
title_full Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
title_fullStr Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
title_full_unstemmed Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
title_sort Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy: transcrições, adaptações e análises.
author Carlos Henrique Fernandes
author_facet Carlos Henrique Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8405997357339143
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernardo Vescovi Fabris
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Clifford Hill Korman
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mauro Rodrigues
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0693309844843328
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Henrique Fernandes
contributor_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
Bernardo Vescovi Fabris
Clifford Hill Korman
Mauro Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Amilton Godoy
Improvisação
Vibrafone
Piano
MPIB
Samba jazz
topic Amilton Godoy
Improvisação
Vibrafone
Piano
MPIB
Samba jazz
Performance musical
Música para vibrafone
Godoy, Amilton, 1941-.
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Música para vibrafone
Godoy, Amilton, 1941-.
description Nos últimos anos, é possível notar um aumento da utilização do vibrafone em trabalhos de MPIB (Música Popular Instrumental Brasileira), assim como de trabalhos de pesquisa voltados para a utilização do instrumento neste contexto. Este trabalho se alinha a estes estudos focando no estudo de improvisação de música popular brasileira ao vibrafone. A proposta de estudo aqui apresentada é baseada no aprendizado via audição, transcrição, análise e performance de solos de instrumentistas que são referências dentro da MPIB e, no caso específico deste trabalho, no samba jazz. Como não tivemos no Brasil um vibrafonista que tenha mantido uma carreira longa e consolidada neste gênero, escolhemos como fonte de estudo o pianista Amilton Godoy, do grupo Zimbo Trio. Ao longo deste trabalho apresentamos uma breve biografia de Amilton que é, reconhecidamente, um dos pianistas e músicos mais influentes dentro do cenário da MPIB e do samba jazz. Para identificar elementos de seu estilo de improvisação, realizamos a transcrição de 10 solos gravados por ele entre 1965 e 2019. Através da análise dos solos pudemos identificar padrões e recorrências característicos de sua performance. Os solos e padrões foram adaptados para o vibrafone e usados como base para o desenvolvimento de exercícios para a improvisação no instrumento dentro da linguagem do samba jazz. Por fim, foi escrito um solo de vibrafone sobre o tema de Garota de Ipanema utilizando os exercícios propostos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-26T00:34:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-26T00:34:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41148
url http://hdl.handle.net/1843/41148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41148/5/ESTUDOS%20DE%20IMPROVISAC%cc%a7A%cc%83O%20AO%20VIBRAFONE%20A%20PARTIR%20DE%20GRAVAC%cc%a7O%cc%83ES%20DO%20PIANISTA%20AMILTON%20GODOY.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41148/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec898de14fa58d8acd5e01724efaa24e
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589350605193216