Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudia de Campos Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42252
Resumo: Hegel não oferece um conceito de arte. Antes, postula determinações abrangentes que enfatizam a arte em sua significação histórica e filosófica. Estabelecer a beleza da arte é estabelecer sua qualidade como obra de arte. Isso quer dizer que a tarefa da arte não é ser bela, mas ser atividade espiritual e cultural. Com essas questões em mente, a dissertação propõe compreender e inserir a arte contemporânea, com a sua estética plural, como a culminação do processo histórico da arte previsto por Hegel como um fenômeno que surge do sensível e material, mas que se desenvolve dialeticamente para o conceitual e reflexivo. Para isso, apresento dois argumentos: a natureza espiritual da arte, que confere à estética de Hegel um permanente status de atualização; e a universalização do princípio da livre subjetividade criativa do artista. A arte contemporânea, ao radicalizar o deslocamento da experiência da arte do sentido para o pensamento, distancia-se (aparentemente) de sua vocação genuína na estética hegeliana, que é trazer à consciência as verdades humanas no próprio corpo da obra, ou seja, em sua forma intuitiva. Em termos práticos, reflete o contexto atual em que, apesar de já sedimentada a identidade plural do objeto artístico, ainda é comum o desnorteamento do público diante da diversidade de obras que exigem um acurado julgamento estético. Na arte contemporânea, a conciliação no objeto artístico dos diferentes aspectos e determinações da realidade, representando o conceito de ideal e de beleza em Hegel, não depende da correspondência exterior da imagem com o espiritual e coletivo, mas da consciência intelectual que, em última análise, está disposta a se comunicar com o corpo da obra.
id UFMG_9ca0dc78b83bac472e31418268ebb0e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/42252
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Giorgia Cecchinatohttp://lattes.cnpq.br/8233662719868870Walter Romero Menon JúniorMárcia Zebinahttp://lattes.cnpq.br/5271366220274890Cláudia de Campos Almeida2022-06-06T12:14:35Z2022-06-06T12:14:35Z2020-11-03http://hdl.handle.net/1843/42252Hegel não oferece um conceito de arte. Antes, postula determinações abrangentes que enfatizam a arte em sua significação histórica e filosófica. Estabelecer a beleza da arte é estabelecer sua qualidade como obra de arte. Isso quer dizer que a tarefa da arte não é ser bela, mas ser atividade espiritual e cultural. Com essas questões em mente, a dissertação propõe compreender e inserir a arte contemporânea, com a sua estética plural, como a culminação do processo histórico da arte previsto por Hegel como um fenômeno que surge do sensível e material, mas que se desenvolve dialeticamente para o conceitual e reflexivo. Para isso, apresento dois argumentos: a natureza espiritual da arte, que confere à estética de Hegel um permanente status de atualização; e a universalização do princípio da livre subjetividade criativa do artista. A arte contemporânea, ao radicalizar o deslocamento da experiência da arte do sentido para o pensamento, distancia-se (aparentemente) de sua vocação genuína na estética hegeliana, que é trazer à consciência as verdades humanas no próprio corpo da obra, ou seja, em sua forma intuitiva. Em termos práticos, reflete o contexto atual em que, apesar de já sedimentada a identidade plural do objeto artístico, ainda é comum o desnorteamento do público diante da diversidade de obras que exigem um acurado julgamento estético. Na arte contemporânea, a conciliação no objeto artístico dos diferentes aspectos e determinações da realidade, representando o conceito de ideal e de beleza em Hegel, não depende da correspondência exterior da imagem com o espiritual e coletivo, mas da consciência intelectual que, em última análise, está disposta a se comunicar com o corpo da obra.Hegel does not offer a concept of art. Rather, he postulates comprehensive determinations that emphasize art in its historical and philosophical significance. To establish the beauty of art is to establish its quality as a work of art. This means that the task of art is not to be beautiful, but to be a spiritual and cultural activity. With these questions in mind, the dissertation proposes to understand and insert contemporary art, with its plural aesthetic, as the culmination of the historical process of art foreseen by Hegel as a phenomenon that arises from the sensitive and material, but which develops dialectically for the conceptual and reflective. For this, I present two arguments: the spiritual nature of art, which gives Hegel's aesthetics a permanent status of updating; and the universalization of the principle of the artist's free creative subjectivity. Contemporary art, by radicalizing the displacement of the experience of art from meaning to thought, distances itself (apparently) from its genuine vocation in Hegelian aesthetics, which is to bring awareness to human truths in the very body of the work, that is, in its intuitive form. In practical terms, it reflects the current context in which, although the plural identity of the artistic object is already established, the public's bewilderment in the face of the diversity of works that require an accurate aesthetic judgment is still common. In contemporary art, the conciliation in the artistic object of the different aspects and determinations of reality, representing the concept of ideal and beauty in Hegel, does not depend on the external correspondence of the image with the spiritual and collective, but on the intellectual conscience that, in the final analysis, is willing to communicate with the body of the art work.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAArte contemporâneaPluralismo estéticoHegelArte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - Cláudia de Campos Almeida.pdfDissertação - Cláudia de Campos Almeida.pdfapplication/pdf2245096https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42252/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Cl%c3%a1udia%20de%20Campos%20Almeida.pdfa7daeaef39afed9fc625c9cea74f4872MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42252/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/422522022-06-06 09:14:36.07oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-06T12:14:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
title Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
spellingShingle Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
Cláudia de Campos Almeida
Arte contemporânea
Pluralismo estético
Hegel
title_short Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
title_full Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
title_fullStr Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
title_full_unstemmed Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
title_sort Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
author Cláudia de Campos Almeida
author_facet Cláudia de Campos Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giorgia Cecchinato
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8233662719868870
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walter Romero Menon Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Márcia Zebina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5271366220274890
dc.contributor.author.fl_str_mv Cláudia de Campos Almeida
contributor_str_mv Giorgia Cecchinato
Walter Romero Menon Júnior
Márcia Zebina
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Pluralismo estético
Hegel
topic Arte contemporânea
Pluralismo estético
Hegel
description Hegel não oferece um conceito de arte. Antes, postula determinações abrangentes que enfatizam a arte em sua significação histórica e filosófica. Estabelecer a beleza da arte é estabelecer sua qualidade como obra de arte. Isso quer dizer que a tarefa da arte não é ser bela, mas ser atividade espiritual e cultural. Com essas questões em mente, a dissertação propõe compreender e inserir a arte contemporânea, com a sua estética plural, como a culminação do processo histórico da arte previsto por Hegel como um fenômeno que surge do sensível e material, mas que se desenvolve dialeticamente para o conceitual e reflexivo. Para isso, apresento dois argumentos: a natureza espiritual da arte, que confere à estética de Hegel um permanente status de atualização; e a universalização do princípio da livre subjetividade criativa do artista. A arte contemporânea, ao radicalizar o deslocamento da experiência da arte do sentido para o pensamento, distancia-se (aparentemente) de sua vocação genuína na estética hegeliana, que é trazer à consciência as verdades humanas no próprio corpo da obra, ou seja, em sua forma intuitiva. Em termos práticos, reflete o contexto atual em que, apesar de já sedimentada a identidade plural do objeto artístico, ainda é comum o desnorteamento do público diante da diversidade de obras que exigem um acurado julgamento estético. Na arte contemporânea, a conciliação no objeto artístico dos diferentes aspectos e determinações da realidade, representando o conceito de ideal e de beleza em Hegel, não depende da correspondência exterior da imagem com o espiritual e coletivo, mas da consciência intelectual que, em última análise, está disposta a se comunicar com o corpo da obra.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-06T12:14:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-06T12:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/42252
url http://hdl.handle.net/1843/42252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42252/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Cl%c3%a1udia%20de%20Campos%20Almeida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42252/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7daeaef39afed9fc625c9cea74f4872
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589189704351744