Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenaide Alves Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXL
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar em um grupo de seis alunos do quinto ano, o nível de compreensão, interpretação e as estratégias de resolução de problemas envolvendo a multiplicação. Aprender a ler e interpretar é um importante passo para alcançar o êxito na resolução de qualquer tipo de problema. Assim, este trabalho visa compreender o desenvolvimento desses alunos frente a diversos tipos de problemas matemáticos, bem como a capacidade de buscar e desenvolver estratégias a partir do seu raciocínio lógico, dos conhecimentos adquiridos no ano anterior e das conversas com os colegas. Para tanto, temos como referências teóricas os trabalhos de Smole e Diniz (2001) e Dante (1989) na área de resolução de problemas. Utilizamos ainda como material de apoio à pesquisa, os Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Uma lista contendo diferentes tipos de problemas foi resolvida pelos alunos. Como apoio à resolução de problemas, utilizamos materiais concretos. Os resultados encontrados demonstram a habilidade dos alunos em ler e interpretar as situações problemas, identificando os conceitos básicos da multiplicação e utilizando-os de acordo com suas necessidades.
id UFMG_9fa3af0463f7cbc74ff51a5ecd0ba902
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQNXL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Rafaela Correia FerreiraJuliana Batista FariaZenaide Alves Costa2019-08-11T14:07:46Z2019-08-11T14:07:46Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXLEste trabalho tem por objetivo identificar em um grupo de seis alunos do quinto ano, o nível de compreensão, interpretação e as estratégias de resolução de problemas envolvendo a multiplicação. Aprender a ler e interpretar é um importante passo para alcançar o êxito na resolução de qualquer tipo de problema. Assim, este trabalho visa compreender o desenvolvimento desses alunos frente a diversos tipos de problemas matemáticos, bem como a capacidade de buscar e desenvolver estratégias a partir do seu raciocínio lógico, dos conhecimentos adquiridos no ano anterior e das conversas com os colegas. Para tanto, temos como referências teóricas os trabalhos de Smole e Diniz (2001) e Dante (1989) na área de resolução de problemas. Utilizamos ainda como material de apoio à pesquisa, os Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Uma lista contendo diferentes tipos de problemas foi resolvida pelos alunos. Como apoio à resolução de problemas, utilizamos materiais concretos. Os resultados encontrados demonstram a habilidade dos alunos em ler e interpretar as situações problemas, identificando os conceitos básicos da multiplicação e utilizando-os de acordo com suas necessidades.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoEducação MatemáticaPrincípio MultiplicativoResolução de ProblemasPrincípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp_versao_final.pdfapplication/pdf3837988https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQNXL/1/acpp_versao_final.pdfa06872c7a571c38f1d64ad3d3cd1bbaaMD51TEXTacpp_versao_final.pdf.txtacpp_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain59583https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQNXL/2/acpp_versao_final.pdf.txta78ab4c17ca04e2399f1e85aa7b43e7dMD521843/VRNS-9QQNXL2019-11-14 10:13:57.752oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQNXLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:13:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
title Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
Zenaide Alves Costa
Educação Matemática
Princípio Multiplicativo
Resolução de Problemas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
title_short Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
title_full Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
title_sort Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
author Zenaide Alves Costa
author_facet Zenaide Alves Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juliana Batista Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Zenaide Alves Costa
contributor_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
Juliana Batista Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Princípio Multiplicativo
Resolução de Problemas
topic Educação Matemática
Princípio Multiplicativo
Resolução de Problemas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
description Este trabalho tem por objetivo identificar em um grupo de seis alunos do quinto ano, o nível de compreensão, interpretação e as estratégias de resolução de problemas envolvendo a multiplicação. Aprender a ler e interpretar é um importante passo para alcançar o êxito na resolução de qualquer tipo de problema. Assim, este trabalho visa compreender o desenvolvimento desses alunos frente a diversos tipos de problemas matemáticos, bem como a capacidade de buscar e desenvolver estratégias a partir do seu raciocínio lógico, dos conhecimentos adquiridos no ano anterior e das conversas com os colegas. Para tanto, temos como referências teóricas os trabalhos de Smole e Diniz (2001) e Dante (1989) na área de resolução de problemas. Utilizamos ainda como material de apoio à pesquisa, os Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Uma lista contendo diferentes tipos de problemas foi resolvida pelos alunos. Como apoio à resolução de problemas, utilizamos materiais concretos. Os resultados encontrados demonstram a habilidade dos alunos em ler e interpretar as situações problemas, identificando os conceitos básicos da multiplicação e utilizando-os de acordo com suas necessidades.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T14:07:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T14:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXL
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQNXL/1/acpp_versao_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQNXL/2/acpp_versao_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a06872c7a571c38f1d64ad3d3cd1bbaa
a78ab4c17ca04e2399f1e85aa7b43e7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676977913987072