Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318 |
Resumo: | This work aimed to understand the striking characteristics of the chords and detrimental progressions by Toninho Horta, exceptional for most guitarists, Get together to organize a set of tools aimed at creative rearmonization in style of the composer. To identify the main characteristics of the chords, we performed analyzes harmonics and melodies of the songs “Beijo Partido”, “Igreja do Pilar” and “Those things all”. Based on the analysis, we identified the main factors that lead the guitarist to achieve the sound desired by several musicians around the world. From God principles, we set up a table that highlights the presence of such factors in the chosen choices. After this illustration, for better visualization, we chose two simple songs. One in the major key, “I threw the stick in the cat”; and another of a lower key, “If this street were mine ”, both folkloric and public domain. We rearmonished the two songs using the presence of the factors illustrated in the table, seeking to get as close as possible to the harmonic sound of Toninho Horta. |
id |
UFU_a4e2397de1311064842e7b09739061c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31318 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho HortaCreative rearmonization from the style of Toninho HortaToninho HortaHarmoniaRearmonizaçãoTécnica violonísticaMúsica popularAcompanhamento violonísticoViolãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis work aimed to understand the striking characteristics of the chords and detrimental progressions by Toninho Horta, exceptional for most guitarists, Get together to organize a set of tools aimed at creative rearmonization in style of the composer. To identify the main characteristics of the chords, we performed analyzes harmonics and melodies of the songs “Beijo Partido”, “Igreja do Pilar” and “Those things all”. Based on the analysis, we identified the main factors that lead the guitarist to achieve the sound desired by several musicians around the world. From God principles, we set up a table that highlights the presence of such factors in the chosen choices. After this illustration, for better visualization, we chose two simple songs. One in the major key, “I threw the stick in the cat”; and another of a lower key, “If this street were mine ”, both folkloric and public domain. We rearmonished the two songs using the presence of the factors illustrated in the table, seeking to get as close as possible to the harmonic sound of Toninho Horta.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho teve como objetivo compreender as características marcantes dos acordes e progressões harmônicas de Toninho Horta, excepcionais para a maioria dos violonistas, visando a organizar um conjunto de ferramentas voltadas para rearmonização criativa ao estilo do compositor. Para identificarmos as principais características desses acordes, realizamos análises harmônicas e melódicas das músicas “Beijo partido”, “Igreja do Pilar” e “Aquelas coisas todas”. Com base nas análises, identificamos os principais fatores que levam o violonista a alcançar a sonoridade desejada por diversos músicos em todo o mundo. A partir desses princípios, montamos uma tabela que ilustra a presença de tais fatores nas músicas escolhidas. Após essa ilustração, para melhor visualização, escolhemos duas músicas simples. Uma na tonalidade maior, “Atirei o pau no gato”; e outra de tonalidade menor, “Se essa rua fosse minha”, ambas folclóricas e de domínio público. Rearmonizamos as duas músicas aplicando a presença dos fatores ilustrados na tabela, buscando chegar o mais próximo possível da sonoridade harmônica de Toninho Horta.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaMenezes Júnior, Carlos Roberto Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775Machado, André Camposhttp://lattes.cnpq.br/0640395027024026Lovisi, Daniel Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3848010986635847Silva, Diego José2021-02-24T18:57:13Z2021-02-24T18:57:13Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Diego Jose da. Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-24T17:01:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31318Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-24T17:01:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta Creative rearmonization from the style of Toninho Horta |
title |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta |
spellingShingle |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta Silva, Diego José Toninho Horta Harmonia Rearmonização Técnica violonística Música popular Acompanhamento violonístico Violão CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta |
title_full |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta |
title_fullStr |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta |
title_full_unstemmed |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta |
title_sort |
Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta |
author |
Silva, Diego José |
author_facet |
Silva, Diego José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes Júnior, Carlos Roberto Ferreira http://lattes.cnpq.br/0897956176968775 Machado, André Campos http://lattes.cnpq.br/0640395027024026 Lovisi, Daniel Menezes http://lattes.cnpq.br/3848010986635847 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diego José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Toninho Horta Harmonia Rearmonização Técnica violonística Música popular Acompanhamento violonístico Violão CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Toninho Horta Harmonia Rearmonização Técnica violonística Música popular Acompanhamento violonístico Violão CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
This work aimed to understand the striking characteristics of the chords and detrimental progressions by Toninho Horta, exceptional for most guitarists, Get together to organize a set of tools aimed at creative rearmonization in style of the composer. To identify the main characteristics of the chords, we performed analyzes harmonics and melodies of the songs “Beijo Partido”, “Igreja do Pilar” and “Those things all”. Based on the analysis, we identified the main factors that lead the guitarist to achieve the sound desired by several musicians around the world. From God principles, we set up a table that highlights the presence of such factors in the chosen choices. After this illustration, for better visualization, we chose two simple songs. One in the major key, “I threw the stick in the cat”; and another of a lower key, “If this street were mine ”, both folkloric and public domain. We rearmonished the two songs using the presence of the factors illustrated in the table, seeking to get as close as possible to the harmonic sound of Toninho Horta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 2021-02-24T18:57:13Z 2021-02-24T18:57:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Diego Jose da. Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318 |
identifier_str_mv |
SILVA, Diego Jose da. Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569559640408064 |