Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318
Resumo: This work aimed to understand the striking characteristics of the chords and detrimental progressions by Toninho Horta, exceptional for most guitarists, Get together to organize a set of tools aimed at creative rearmonization in style of the composer. To identify the main characteristics of the chords, we performed analyzes harmonics and melodies of the songs “Beijo Partido”, “Igreja do Pilar” and “Those things all”. Based on the analysis, we identified the main factors that lead the guitarist to achieve the sound desired by several musicians around the world. From God principles, we set up a table that highlights the presence of such factors in the chosen choices. After this illustration, for better visualization, we chose two simple songs. One in the major key, “I threw the stick in the cat”; and another of a lower key, “If this street were mine ”, both folkloric and public domain. We rearmonished the two songs using the presence of the factors illustrated in the table, seeking to get as close as possible to the harmonic sound of Toninho Horta.
id UFU_a4e2397de1311064842e7b09739061c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31318
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho HortaCreative rearmonization from the style of Toninho HortaToninho HortaHarmoniaRearmonizaçãoTécnica violonísticaMúsica popularAcompanhamento violonísticoViolãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis work aimed to understand the striking characteristics of the chords and detrimental progressions by Toninho Horta, exceptional for most guitarists, Get together to organize a set of tools aimed at creative rearmonization in style of the composer. To identify the main characteristics of the chords, we performed analyzes harmonics and melodies of the songs “Beijo Partido”, “Igreja do Pilar” and “Those things all”. Based on the analysis, we identified the main factors that lead the guitarist to achieve the sound desired by several musicians around the world. From God principles, we set up a table that highlights the presence of such factors in the chosen choices. After this illustration, for better visualization, we chose two simple songs. One in the major key, “I threw the stick in the cat”; and another of a lower key, “If this street were mine ”, both folkloric and public domain. We rearmonished the two songs using the presence of the factors illustrated in the table, seeking to get as close as possible to the harmonic sound of Toninho Horta.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho teve como objetivo compreender as características marcantes dos acordes e progressões harmônicas de Toninho Horta, excepcionais para a maioria dos violonistas, visando a organizar um conjunto de ferramentas voltadas para rearmonização criativa ao estilo do compositor. Para identificarmos as principais características desses acordes, realizamos análises harmônicas e melódicas das músicas “Beijo partido”, “Igreja do Pilar” e “Aquelas coisas todas”. Com base nas análises, identificamos os principais fatores que levam o violonista a alcançar a sonoridade desejada por diversos músicos em todo o mundo. A partir desses princípios, montamos uma tabela que ilustra a presença de tais fatores nas músicas escolhidas. Após essa ilustração, para melhor visualização, escolhemos duas músicas simples. Uma na tonalidade maior, “Atirei o pau no gato”; e outra de tonalidade menor, “Se essa rua fosse minha”, ambas folclóricas e de domínio público. Rearmonizamos as duas músicas aplicando a presença dos fatores ilustrados na tabela, buscando chegar o mais próximo possível da sonoridade harmônica de Toninho Horta.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaMenezes Júnior, Carlos Roberto Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775Machado, André Camposhttp://lattes.cnpq.br/0640395027024026Lovisi, Daniel Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3848010986635847Silva, Diego José2021-02-24T18:57:13Z2021-02-24T18:57:13Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Diego Jose da. Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-24T17:01:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31318Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-24T17:01:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
Creative rearmonization from the style of Toninho Horta
title Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
spellingShingle Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
Silva, Diego José
Toninho Horta
Harmonia
Rearmonização
Técnica violonística
Música popular
Acompanhamento violonístico
Violão
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
title_full Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
title_fullStr Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
title_full_unstemmed Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
title_sort Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta
author Silva, Diego José
author_facet Silva, Diego José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes Júnior, Carlos Roberto Ferreira
http://lattes.cnpq.br/0897956176968775
Machado, André Campos
http://lattes.cnpq.br/0640395027024026
Lovisi, Daniel Menezes
http://lattes.cnpq.br/3848010986635847
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego José
dc.subject.por.fl_str_mv Toninho Horta
Harmonia
Rearmonização
Técnica violonística
Música popular
Acompanhamento violonístico
Violão
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Toninho Horta
Harmonia
Rearmonização
Técnica violonística
Música popular
Acompanhamento violonístico
Violão
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This work aimed to understand the striking characteristics of the chords and detrimental progressions by Toninho Horta, exceptional for most guitarists, Get together to organize a set of tools aimed at creative rearmonization in style of the composer. To identify the main characteristics of the chords, we performed analyzes harmonics and melodies of the songs “Beijo Partido”, “Igreja do Pilar” and “Those things all”. Based on the analysis, we identified the main factors that lead the guitarist to achieve the sound desired by several musicians around the world. From God principles, we set up a table that highlights the presence of such factors in the chosen choices. After this illustration, for better visualization, we chose two simple songs. One in the major key, “I threw the stick in the cat”; and another of a lower key, “If this street were mine ”, both folkloric and public domain. We rearmonished the two songs using the presence of the factors illustrated in the table, seeking to get as close as possible to the harmonic sound of Toninho Horta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2021-02-24T18:57:13Z
2021-02-24T18:57:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Diego Jose da. Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318
identifier_str_mv SILVA, Diego Jose da. Rearmonização criativa a partir do estilo de Toninho Horta. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569559640408064