Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9 |
Resumo: | A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento do professor na produção de seu conhecimento e consequentemente proporciona transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula. Portanto, torna-se essencial pensar a formação docente como um processo permanente e dinâmico baseado na relação teoria-prática e nas diferentes situações da práxis docente no cotidiano da sala de aula. O objetivo da intervenção pedagógica foi sensibilizar os docentes do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais, do município de Congonhas, por meio de uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Procurou-se durante o processo de intervenção pedagógica assumir a dimensão participativa, flexível e investigativa como mais um elemento na relação entre sujeitos que interatuam, mediatizados sempre pela realidade que buscam mudar. Dessa forma, por meio da proposta de intervenção pedagógica na prática docente foi fundamentada uma abordagem com os seguintes temas: relação professor-aluno, cotidiano de sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas emancipadoras, que pressupõe o docente como um profissional reflexivo que busca superar a relação linear e mecânica entre teoria e prática em sala de aula. Essa intervenção garantiu o aprendizado efetivo dos alunos e professores e a satisfação geral da turma, além de promover maior autonomia e segurança aos professores. |
id |
UFMG_a2e3f8b360175eb570735f18e7185896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWHG9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lenice de Castro M VillelaAnadias Trajano CamargosSimone Fatima Gomes2019-08-09T13:04:06Z2019-08-09T13:04:06Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento do professor na produção de seu conhecimento e consequentemente proporciona transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula. Portanto, torna-se essencial pensar a formação docente como um processo permanente e dinâmico baseado na relação teoria-prática e nas diferentes situações da práxis docente no cotidiano da sala de aula. O objetivo da intervenção pedagógica foi sensibilizar os docentes do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais, do município de Congonhas, por meio de uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Procurou-se durante o processo de intervenção pedagógica assumir a dimensão participativa, flexível e investigativa como mais um elemento na relação entre sujeitos que interatuam, mediatizados sempre pela realidade que buscam mudar. Dessa forma, por meio da proposta de intervenção pedagógica na prática docente foi fundamentada uma abordagem com os seguintes temas: relação professor-aluno, cotidiano de sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas emancipadoras, que pressupõe o docente como um profissional reflexivo que busca superar a relação linear e mecânica entre teoria e prática em sala de aula. Essa intervenção garantiu o aprendizado efetivo dos alunos e professores e a satisfação geral da turma, além de promover maior autonomia e segurança aos professores.The pedagogical practice is teacher improvement opportunity in the production of their knowledge and consequently provides important and necessary changes to practice in the classroom. Therefore, it is essential to think teacher training as an ongoing and dynamic process based on the theory-practice relationship and the different situations of the teaching practice in the classroom every day. The goal of the pedagogical intervention was to sensitize teachers of technical course of Nutrition and Dietetics at the Federal Institute of Minas Gerais, the city of Congonhas, through an intervention proposal in order to improve their teaching practices in the classroom. An attempt was made during the process of pedagogical intervention take the participatory dimension, flexible and investigative as another element in the relationship between individuals who interact, mediated by reality always seeking change. Thus, through educational intervention proposal in teaching practice was based approach with the following themes: teacher-student relationship, classroom every day, active methodologies and emancipatory educational practices, which requires the teacher as a reflective professional search overcome the linear and mechanical relation between theory and practice in the classroom. This intervention ensured the effective learning of students and teachers and the general satisfaction of the class, and to promote greater autonomy and security for teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeProfessor reflexivoIntervençãoPapel do professorRelação teoriapráticaPráticas pedagógicasIntervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsimone_f_tima_gomes.pdfapplication/pdf6935386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/1/simone_f_tima_gomes.pdfdd5d6d461c6149ae0abfba9a2e5e115fMD51TEXTsimone_f_tima_gomes.pdf.txtsimone_f_tima_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain40815https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/2/simone_f_tima_gomes.pdf.txt88e4cca01359b6b68cef093002f31b93MD521843/BUBD-9ZWHG92019-11-14 04:02:23.145oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWHG9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor |
title |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor |
spellingShingle |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor Simone Fatima Gomes Professor reflexivo Intervenção Papel do professor Relação teoriaprática Práticas pedagógicas Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
title_short |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor |
title_full |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor |
title_fullStr |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor |
title_full_unstemmed |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor |
title_sort |
Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor |
author |
Simone Fatima Gomes |
author_facet |
Simone Fatima Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lenice de Castro M Villela |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Anadias Trajano Camargos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone Fatima Gomes |
contributor_str_mv |
Lenice de Castro M Villela Anadias Trajano Camargos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor reflexivo Intervenção Papel do professor Relação teoriaprática Práticas pedagógicas |
topic |
Professor reflexivo Intervenção Papel do professor Relação teoriaprática Práticas pedagógicas Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
description |
A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento do professor na produção de seu conhecimento e consequentemente proporciona transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula. Portanto, torna-se essencial pensar a formação docente como um processo permanente e dinâmico baseado na relação teoria-prática e nas diferentes situações da práxis docente no cotidiano da sala de aula. O objetivo da intervenção pedagógica foi sensibilizar os docentes do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais, do município de Congonhas, por meio de uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Procurou-se durante o processo de intervenção pedagógica assumir a dimensão participativa, flexível e investigativa como mais um elemento na relação entre sujeitos que interatuam, mediatizados sempre pela realidade que buscam mudar. Dessa forma, por meio da proposta de intervenção pedagógica na prática docente foi fundamentada uma abordagem com os seguintes temas: relação professor-aluno, cotidiano de sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas emancipadoras, que pressupõe o docente como um profissional reflexivo que busca superar a relação linear e mecânica entre teoria e prática em sala de aula. Essa intervenção garantiu o aprendizado efetivo dos alunos e professores e a satisfação geral da turma, além de promover maior autonomia e segurança aos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T13:04:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T13:04:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/1/simone_f_tima_gomes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/2/simone_f_tima_gomes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd5d6d461c6149ae0abfba9a2e5e115f 88e4cca01359b6b68cef093002f31b93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589314946269184 |