Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Fatima Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9
Resumo: A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento do professor na produção de seu conhecimento e consequentemente proporciona transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula. Portanto, torna-se essencial pensar a formação docente como um processo permanente e dinâmico baseado na relação teoria-prática e nas diferentes situações da práxis docente no cotidiano da sala de aula. O objetivo da intervenção pedagógica foi sensibilizar os docentes do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais, do município de Congonhas, por meio de uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Procurou-se durante o processo de intervenção pedagógica assumir a dimensão participativa, flexível e investigativa como mais um elemento na relação entre sujeitos que interatuam, mediatizados sempre pela realidade que buscam mudar. Dessa forma, por meio da proposta de intervenção pedagógica na prática docente foi fundamentada uma abordagem com os seguintes temas: relação professor-aluno, cotidiano de sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas emancipadoras, que pressupõe o docente como um profissional reflexivo que busca superar a relação linear e mecânica entre teoria e prática em sala de aula. Essa intervenção garantiu o aprendizado efetivo dos alunos e professores e a satisfação geral da turma, além de promover maior autonomia e segurança aos professores.
id UFMG_a2e3f8b360175eb570735f18e7185896
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWHG9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lenice de Castro M VillelaAnadias Trajano CamargosSimone Fatima Gomes2019-08-09T13:04:06Z2019-08-09T13:04:06Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento do professor na produção de seu conhecimento e consequentemente proporciona transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula. Portanto, torna-se essencial pensar a formação docente como um processo permanente e dinâmico baseado na relação teoria-prática e nas diferentes situações da práxis docente no cotidiano da sala de aula. O objetivo da intervenção pedagógica foi sensibilizar os docentes do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais, do município de Congonhas, por meio de uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Procurou-se durante o processo de intervenção pedagógica assumir a dimensão participativa, flexível e investigativa como mais um elemento na relação entre sujeitos que interatuam, mediatizados sempre pela realidade que buscam mudar. Dessa forma, por meio da proposta de intervenção pedagógica na prática docente foi fundamentada uma abordagem com os seguintes temas: relação professor-aluno, cotidiano de sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas emancipadoras, que pressupõe o docente como um profissional reflexivo que busca superar a relação linear e mecânica entre teoria e prática em sala de aula. Essa intervenção garantiu o aprendizado efetivo dos alunos e professores e a satisfação geral da turma, além de promover maior autonomia e segurança aos professores.The pedagogical practice is teacher improvement opportunity in the production of their knowledge and consequently provides important and necessary changes to practice in the classroom. Therefore, it is essential to think teacher training as an ongoing and dynamic process based on the theory-practice relationship and the different situations of the teaching practice in the classroom every day. The goal of the pedagogical intervention was to sensitize teachers of technical course of Nutrition and Dietetics at the Federal Institute of Minas Gerais, the city of Congonhas, through an intervention proposal in order to improve their teaching practices in the classroom. An attempt was made during the process of pedagogical intervention take the participatory dimension, flexible and investigative as another element in the relationship between individuals who interact, mediated by reality always seeking change. Thus, through educational intervention proposal in teaching practice was based approach with the following themes: teacher-student relationship, classroom every day, active methodologies and emancipatory educational practices, which requires the teacher as a reflective professional search overcome the linear and mechanical relation between theory and practice in the classroom. This intervention ensured the effective learning of students and teachers and the general satisfaction of the class, and to promote greater autonomy and security for teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeProfessor reflexivoIntervençãoPapel do professorRelação teoriapráticaPráticas pedagógicasIntervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsimone_f_tima_gomes.pdfapplication/pdf6935386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/1/simone_f_tima_gomes.pdfdd5d6d461c6149ae0abfba9a2e5e115fMD51TEXTsimone_f_tima_gomes.pdf.txtsimone_f_tima_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain40815https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/2/simone_f_tima_gomes.pdf.txt88e4cca01359b6b68cef093002f31b93MD521843/BUBD-9ZWHG92019-11-14 04:02:23.145oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWHG9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
title Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
spellingShingle Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
Simone Fatima Gomes
Professor reflexivo
Intervenção
Papel do professor
Relação teoriaprática
Práticas pedagógicas
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
title_full Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
title_fullStr Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
title_full_unstemmed Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
title_sort Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor
author Simone Fatima Gomes
author_facet Simone Fatima Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lenice de Castro M Villela
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anadias Trajano Camargos
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Fatima Gomes
contributor_str_mv Lenice de Castro M Villela
Anadias Trajano Camargos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor reflexivo
Intervenção
Papel do professor
Relação teoriaprática
Práticas pedagógicas
topic Professor reflexivo
Intervenção
Papel do professor
Relação teoriaprática
Práticas pedagógicas
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
description A prática pedagógica constitui oportunidade de aperfeiçoamento do professor na produção de seu conhecimento e consequentemente proporciona transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula. Portanto, torna-se essencial pensar a formação docente como um processo permanente e dinâmico baseado na relação teoria-prática e nas diferentes situações da práxis docente no cotidiano da sala de aula. O objetivo da intervenção pedagógica foi sensibilizar os docentes do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Minas Gerais, do município de Congonhas, por meio de uma proposta de intervenção com a finalidade de aprimorar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Procurou-se durante o processo de intervenção pedagógica assumir a dimensão participativa, flexível e investigativa como mais um elemento na relação entre sujeitos que interatuam, mediatizados sempre pela realidade que buscam mudar. Dessa forma, por meio da proposta de intervenção pedagógica na prática docente foi fundamentada uma abordagem com os seguintes temas: relação professor-aluno, cotidiano de sala de aula, metodologias ativas e práticas pedagógicas emancipadoras, que pressupõe o docente como um profissional reflexivo que busca superar a relação linear e mecânica entre teoria e prática em sala de aula. Essa intervenção garantiu o aprendizado efetivo dos alunos e professores e a satisfação geral da turma, além de promover maior autonomia e segurança aos professores.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T13:04:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T13:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHG9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/1/simone_f_tima_gomes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHG9/2/simone_f_tima_gomes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dd5d6d461c6149ae0abfba9a2e5e115f
88e4cca01359b6b68cef093002f31b93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589314946269184