Variações do discurso na sala de aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Tropia Barreto de Andrade
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BQ35
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as variações do discurso em duas salas de aula de Matemática. Adotou-se a perspectiva bakhtiniana e o olhar do sociólogo Pierre Bourdieu para investigar como se dão os diversos discursos em salas de aula de Matemática em duas escolas que atendem a estratos sociais distintos. A pesquisa qualitativa teve, como principal instrumento de coleta de dados, a observação continuada das aulas de um único professor em duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de escolas da cidade de Belo Horizonte, uma na rede municipal e outra na rede particular. Além do período de observação em sala de aula, com gravação em áudio e produção de notas de campo, foram realizadas entrevistas com o professor, com alguns alunos e consulta a documentos. Através de um estudo do gênero discursivo segundo Bakhtin tema, estrutura composicional e estilo , levantaram-se os aspectos entre os diferentes contextos, destacando-se: o centro da sala de aula, a postura responsiva dos alunos e as relações entre os indivíduos. Assim, foram observadas diferentes relações de poder entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem. A análise evidenciou variações da interação discursiva que ocorre na sala de aula de Matemática e que não são de controle exclusivo do professor, como era a expectativa inicial desta pesquisa. Como implicações para o ensino, os resultados da investigação assinalaram uma impossibilidade de se dissociar estratégias e métodos de ensino das interações em diferentes salas de aula. Para se alcançar uma mesma qualidade de ensino em diferentes contextos, tendo em vista que ele deve ser de fato relevante, torna-se necessário reconstruir as estratégias utilizadas em cada caso.
id UFMG_a3490ddb846af0ea7d18de6342b072b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85BQ35
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcia Maria Fusaro PintoMaria da Conceicao F Reis FonsecaRita Amélia Teixeira VilelaFlavia Tropia Barreto de Andrade2019-08-12T08:15:34Z2019-08-12T08:15:34Z2008-12-04http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BQ35Esta pesquisa tem como objeto de estudo as variações do discurso em duas salas de aula de Matemática. Adotou-se a perspectiva bakhtiniana e o olhar do sociólogo Pierre Bourdieu para investigar como se dão os diversos discursos em salas de aula de Matemática em duas escolas que atendem a estratos sociais distintos. A pesquisa qualitativa teve, como principal instrumento de coleta de dados, a observação continuada das aulas de um único professor em duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de escolas da cidade de Belo Horizonte, uma na rede municipal e outra na rede particular. Além do período de observação em sala de aula, com gravação em áudio e produção de notas de campo, foram realizadas entrevistas com o professor, com alguns alunos e consulta a documentos. Através de um estudo do gênero discursivo segundo Bakhtin tema, estrutura composicional e estilo , levantaram-se os aspectos entre os diferentes contextos, destacando-se: o centro da sala de aula, a postura responsiva dos alunos e as relações entre os indivíduos. Assim, foram observadas diferentes relações de poder entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem. A análise evidenciou variações da interação discursiva que ocorre na sala de aula de Matemática e que não são de controle exclusivo do professor, como era a expectativa inicial desta pesquisa. Como implicações para o ensino, os resultados da investigação assinalaram uma impossibilidade de se dissociar estratégias e métodos de ensino das interações em diferentes salas de aula. Para se alcançar uma mesma qualidade de ensino em diferentes contextos, tendo em vista que ele deve ser de fato relevante, torna-se necessário reconstruir as estratégias utilizadas em cada caso.The aim of this research is to focus on the variations of the discourse in two mathematics classrooms. The investigation adopts a bakhtinian perspective and the Pierre Bourdieus sociological point of view to investigate the discourse occurrence mechanisms of mathematics classrooms in two schools that deal with different social layers. The main instrument used to collect data to qualitative research was a single teacher continued classrooms observation in two first grade High School groups of Belo Horizonte city, the former a public school and the later a private school. Besides the classroom observation period, with audio recording and field annotations, some documents were consulted and a series of interviews were done with the teacher and a group of students. Through the discursive genders study according Bakhtin theme, compositional structure and style , the aspects among the different contexts are risen, highlighting: the heart of the classroom, the students reactive posture and the relationships among the individuals. This way, different power relationships were noted, concerning the participants of the teaching-learning process of knowledge development. The analysis showed variations in discursive interaction that occur in the mathematic classroom. Counteracting what was expected, this interaction arent controlled exclusively by the teacher. As practical implications to the education, the present research results show the possibility to dissociate educational methods and strategies of the interaction in different mathematics classrooms. To reach the same educational level in different contexts, considering that it must be relevant in fact, it is necessary to rebuild the strategies used in each case.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensinoEducaçãoProfessores e alunosMatemáticaSala de aulaInteraçãoDiscursoVariações do discurso na sala de aula de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_fl_via_fadel.pdfapplication/pdf861128https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BQ35/1/disserta_ao_fl_via_fadel.pdfcae55230f9c097403d9dc3ee836145c7MD51TEXTdisserta_ao_fl_via_fadel.pdf.txtdisserta_ao_fl_via_fadel.pdf.txtExtracted texttext/plain313231https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BQ35/2/disserta_ao_fl_via_fadel.pdf.txt2c4ea79d7f6d67e7b21bf71cdd9fa684MD521843/FAEC-85BQ352019-11-14 14:12:49.739oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85BQ35Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:12:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Variações do discurso na sala de aula de matemática
title Variações do discurso na sala de aula de matemática
spellingShingle Variações do discurso na sala de aula de matemática
Flavia Tropia Barreto de Andrade
Matemática
Sala de aula
Interação
Discurso
Matemática Estudo e ensino
Educação
Professores e alunos
title_short Variações do discurso na sala de aula de matemática
title_full Variações do discurso na sala de aula de matemática
title_fullStr Variações do discurso na sala de aula de matemática
title_full_unstemmed Variações do discurso na sala de aula de matemática
title_sort Variações do discurso na sala de aula de matemática
author Flavia Tropia Barreto de Andrade
author_facet Flavia Tropia Barreto de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcia Maria Fusaro Pinto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rita Amélia Teixeira Vilela
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavia Tropia Barreto de Andrade
contributor_str_mv Marcia Maria Fusaro Pinto
Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Rita Amélia Teixeira Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Sala de aula
Interação
Discurso
topic Matemática
Sala de aula
Interação
Discurso
Matemática Estudo e ensino
Educação
Professores e alunos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matemática Estudo e ensino
Educação
Professores e alunos
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo as variações do discurso em duas salas de aula de Matemática. Adotou-se a perspectiva bakhtiniana e o olhar do sociólogo Pierre Bourdieu para investigar como se dão os diversos discursos em salas de aula de Matemática em duas escolas que atendem a estratos sociais distintos. A pesquisa qualitativa teve, como principal instrumento de coleta de dados, a observação continuada das aulas de um único professor em duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de escolas da cidade de Belo Horizonte, uma na rede municipal e outra na rede particular. Além do período de observação em sala de aula, com gravação em áudio e produção de notas de campo, foram realizadas entrevistas com o professor, com alguns alunos e consulta a documentos. Através de um estudo do gênero discursivo segundo Bakhtin tema, estrutura composicional e estilo , levantaram-se os aspectos entre os diferentes contextos, destacando-se: o centro da sala de aula, a postura responsiva dos alunos e as relações entre os indivíduos. Assim, foram observadas diferentes relações de poder entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem. A análise evidenciou variações da interação discursiva que ocorre na sala de aula de Matemática e que não são de controle exclusivo do professor, como era a expectativa inicial desta pesquisa. Como implicações para o ensino, os resultados da investigação assinalaram uma impossibilidade de se dissociar estratégias e métodos de ensino das interações em diferentes salas de aula. Para se alcançar uma mesma qualidade de ensino em diferentes contextos, tendo em vista que ele deve ser de fato relevante, torna-se necessário reconstruir as estratégias utilizadas em cada caso.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:15:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BQ35
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BQ35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BQ35/1/disserta_ao_fl_via_fadel.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BQ35/2/disserta_ao_fl_via_fadel.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cae55230f9c097403d9dc3ee836145c7
2c4ea79d7f6d67e7b21bf71cdd9fa684
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676706868625408