Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarina Angelica Silva Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNB5
Resumo: Neste trabalho investigamos os impasses identificados pelos docentes no ensino-aprendizagem da matemática no ciclo final do ensino fundamental. Tratou-se de repertoriar as dificuldades surgidas em sala de aula e analisá-las a partir dos relatos dos professores sobre a situação em que o impasse se manifestou e suas al ternativas para solucionar o problema. Os depoimentos dos docentes de matemática foram recolhidos em reuniões coletivas onde se utilizou o método da Conversação. As situações de impasses narradas concernem à questões de indisciplina que aparecem em primeiro plano e à relação com o conhecimento matemático. O que orientou a análise dos depoimentos foi o estudo da presença de elementos da subjetividade do professor nas situações repertoriadas. Procurou-se também, nessa análise, contemplar o gerenciamento da tensão entre objetividade e subjetividade referenciando-se em autores da teoria psicanalítica, da educação e da educação matemática.
id UFMG_c7888388765df9e47f7844671238d390
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6LYNB5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria da Conceicao F Reis FonsecaAna Lydia Bezerra SantiagoAdair Mendes NacaratoMaria Lucia CastanheiraCatarina Angelica Silva Santos2019-08-09T17:14:13Z2019-08-09T17:14:13Z2005-10-04http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNB5Neste trabalho investigamos os impasses identificados pelos docentes no ensino-aprendizagem da matemática no ciclo final do ensino fundamental. Tratou-se de repertoriar as dificuldades surgidas em sala de aula e analisá-las a partir dos relatos dos professores sobre a situação em que o impasse se manifestou e suas al ternativas para solucionar o problema. Os depoimentos dos docentes de matemática foram recolhidos em reuniões coletivas onde se utilizou o método da Conversação. As situações de impasses narradas concernem à questões de indisciplina que aparecem em primeiro plano e à relação com o conhecimento matemático. O que orientou a análise dos depoimentos foi o estudo da presença de elementos da subjetividade do professor nas situações repertoriadas. Procurou-se também, nessa análise, contemplar o gerenciamento da tensão entre objetividade e subjetividade referenciando-se em autores da teoria psicanalítica, da educação e da educação matemática.Dans ce travail, nous avons real isé une recherche sus les impasses identifiées par les professeurs denseignement - apprentissage de la mathématique dans le cycle final de lenseignement fondamental. On a traité de repertorier les difficultés advenues dans la salle de classe et on les a analysées a partir des rapports des enseignants à propos des situations dans lesquelles limpasse sest manifesté et des alternatives pour solutionner le problème. Les dépositions des professeurs de mathématique ont été recueillies en des réunions collectives où on est utilisé la méthode de la Conversation. Les situations dimpasses faites concernent à des questions dindiscipline qui sont apparues em premier plan et à sa relation avec la connaissance mathématique. Létude de la présence de la subjectivité dans les situations repertoriées a orienté lanalyse des dépositions on a essayé, aussi, dans ce travail, de contempler la gérance de la tension entre objectivité et subjectivité en faisant références aux auteurs de la théorie psychanalytique, de léducation et de léducation mathématique.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoPsicanáliseEducaçãoSubjetividadeFormação de professoresEducação matemáticaFatores motivacionaisIndisciplinainteração de sala de aulaImpasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcatarina_ang_lica_silva_santos.pdfapplication/pdf1336008https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNB5/1/catarina_ang_lica_silva_santos.pdf4bb4a556681744e9e271edf8255682a8MD51TEXTcatarina_ang_lica_silva_santos.pdf.txtcatarina_ang_lica_silva_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain432794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNB5/2/catarina_ang_lica_silva_santos.pdf.txt854dbe5244a7b57fb377832599e68f81MD521843/IOMS-6LYNB52019-11-14 11:10:16.486oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6LYNB5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:10:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
title Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
spellingShingle Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
Catarina Angelica Silva Santos
Formação de professores
Educação matemática
Fatores motivacionais
Indisciplina
interação de sala de aula
Matematica Estudo e ensino
Psicanálise
Educação
Subjetividade
title_short Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
title_full Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
title_fullStr Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
title_full_unstemmed Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
title_sort Impasse na sala de aula de matemática: indisciplina, ensino-aprendizagem e subjetividade
author Catarina Angelica Silva Santos
author_facet Catarina Angelica Silva Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Lydia Bezerra Santiago
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adair Mendes Nacarato
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarina Angelica Silva Santos
contributor_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Ana Lydia Bezerra Santiago
Adair Mendes Nacarato
Maria Lucia Castanheira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação matemática
Fatores motivacionais
Indisciplina
interação de sala de aula
topic Formação de professores
Educação matemática
Fatores motivacionais
Indisciplina
interação de sala de aula
Matematica Estudo e ensino
Psicanálise
Educação
Subjetividade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matematica Estudo e ensino
Psicanálise
Educação
Subjetividade
description Neste trabalho investigamos os impasses identificados pelos docentes no ensino-aprendizagem da matemática no ciclo final do ensino fundamental. Tratou-se de repertoriar as dificuldades surgidas em sala de aula e analisá-las a partir dos relatos dos professores sobre a situação em que o impasse se manifestou e suas al ternativas para solucionar o problema. Os depoimentos dos docentes de matemática foram recolhidos em reuniões coletivas onde se utilizou o método da Conversação. As situações de impasses narradas concernem à questões de indisciplina que aparecem em primeiro plano e à relação com o conhecimento matemático. O que orientou a análise dos depoimentos foi o estudo da presença de elementos da subjetividade do professor nas situações repertoriadas. Procurou-se também, nessa análise, contemplar o gerenciamento da tensão entre objetividade e subjetividade referenciando-se em autores da teoria psicanalítica, da educação e da educação matemática.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T17:14:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T17:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNB5
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNB5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNB5/1/catarina_ang_lica_silva_santos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNB5/2/catarina_ang_lica_silva_santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bb4a556681744e9e271edf8255682a8
854dbe5244a7b57fb377832599e68f81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589409586544640