Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Airton Carriao Machado
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/COLT-7NFEQ3
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é identificar marcas discursivas que caracterizam os discursos da sala de aula de Matemática. Tivemos como eixo principal, de nosso trabalho a perspectiva enunciativa de discurso iniciada por Bakhtim, particularmente os conceitos de gênero do discurso e esfera discursiva. Para fazermos a análise do contexto social mais amplo, tomamos como referência os conceitos de habitus, capital cultural e campo de Bourdieu. Munidos desses conceitos, iniciamos uma observação de cunho etnográfico, que ocorreu em uma escola técnica federal. Foram acompanhadas duas turmas de ensino médio, sendo uma de primeiro e uma de terceiro ano. Na busca de explicitar as ideologias presentes na sala de aula de Matemática, vimos a necessidade de fazer um estudo sobre o campo da matemática acadêmica, principalmente a constituição da perspectiva formalista de matemática, que tem forte influência no ensino da disciplina. Com o intuito de localizar esta pesquisa entre as principais perspectivas de estudo sobre o discurso na sala de aula e na Educação Matemática, fizemos um mapeamento das mesmas. A análise do material coletado em nossas observações nos explicitou que as posições sociais têm um papel importante na definição dos gêneros discursivos; assim, fizemos um estudo sobre a distribuição das posições sociais no campo da sala de aula, verificando uma assimetria de poder na sala de aula. Por fim, identificamos algumas marcas discursivas que consideramos serem determinantes na constituição dos gêneros presentes na sala de aula de Matemática. São elas, a nominalização, o como fazer e a relação oral/escrito
id UFMG_6d2fd6a8ed0e2b934f95ca3ed71e0b5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/COLT-7NFEQ3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcia Maria Fusaro PintoRoxane RojoCristina MagroEduardo Fleury MortimerMaria da Conceicao F Reis FonsecaAirton Carriao Machado2019-08-14T13:13:45Z2019-08-14T13:13:45Z2008-12-18http://hdl.handle.net/1843/COLT-7NFEQ3O objetivo principal desta pesquisa é identificar marcas discursivas que caracterizam os discursos da sala de aula de Matemática. Tivemos como eixo principal, de nosso trabalho a perspectiva enunciativa de discurso iniciada por Bakhtim, particularmente os conceitos de gênero do discurso e esfera discursiva. Para fazermos a análise do contexto social mais amplo, tomamos como referência os conceitos de habitus, capital cultural e campo de Bourdieu. Munidos desses conceitos, iniciamos uma observação de cunho etnográfico, que ocorreu em uma escola técnica federal. Foram acompanhadas duas turmas de ensino médio, sendo uma de primeiro e uma de terceiro ano. Na busca de explicitar as ideologias presentes na sala de aula de Matemática, vimos a necessidade de fazer um estudo sobre o campo da matemática acadêmica, principalmente a constituição da perspectiva formalista de matemática, que tem forte influência no ensino da disciplina. Com o intuito de localizar esta pesquisa entre as principais perspectivas de estudo sobre o discurso na sala de aula e na Educação Matemática, fizemos um mapeamento das mesmas. A análise do material coletado em nossas observações nos explicitou que as posições sociais têm um papel importante na definição dos gêneros discursivos; assim, fizemos um estudo sobre a distribuição das posições sociais no campo da sala de aula, verificando uma assimetria de poder na sala de aula. Por fim, identificamos algumas marcas discursivas que consideramos serem determinantes na constituição dos gêneros presentes na sala de aula de Matemática. São elas, a nominalização, o como fazer e a relação oral/escritoThe present investigation aimed at identifying speech hallmarks characteristics of Mathematics classrooms speeches. We oriented our work by Bakhtins perspective of speech, particularly the concept of speech genres and discursive sphere. In order to do a broader analysis of the social context, we refer to Bourdieus concepts of habitus, cultural capital and field. With these concepts, we started an observation of ethnographic character. It took place in a Brazilian federal technical school. We observed a first year and a last year high school classes. Seeking to explain the ideologies present in the Mathematics classroom, we observed the need to study the academic mathematics field, mainly the constitution of the mathematics formalist perspective, which has a strong influence of the teaching of the subject. To situate this research in the main perspectives of the theme in Mathematics Education, we mapped the diverse research conceptions of the mathematics classroom speech. The analysis of the observed data revealed that the social positions have an important role in the delineation of speech genres. As a result we conducted a study of the social position arrangement in the field of the analyzed classrooms. We verified an asymmetry of classroom power. Finally, we identified some speech hallmarks that we considered being determinants in the constitution of the genres presents in Mathematics classroom. They are nominalization, how to and oral/written relationship.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguistica matematicaEducaçãoMatemática Estudo e ensinoDiscurso na sala de aula de matemáticaGêneros do discurso e assimetria de poder na sala de aulaMarcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_airton_carri_o_machado.pdfapplication/pdf1359910https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/COLT-7NFEQ3/1/tese_airton_carri_o_machado.pdf332a4d44174195bf8b20df303c311a8aMD51TEXTtese_airton_carri_o_machado.pdf.txttese_airton_carri_o_machado.pdf.txtExtracted texttext/plain560447https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/COLT-7NFEQ3/2/tese_airton_carri_o_machado.pdf.txtecc39e14df65efecadfd998256033233MD521843/COLT-7NFEQ32019-11-14 14:27:48.614oai:repositorio.ufmg.br:1843/COLT-7NFEQ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:27:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
title Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
spellingShingle Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
Airton Carriao Machado
Discurso na sala de aula de matemática
Gêneros do discurso e assimetria de poder na sala de aula
Linguistica matematica
Educação
Matemática Estudo e ensino
title_short Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
title_full Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
title_fullStr Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
title_full_unstemmed Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
title_sort Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio
author Airton Carriao Machado
author_facet Airton Carriao Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcia Maria Fusaro Pinto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roxane Rojo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cristina Magro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eduardo Fleury Mortimer
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Airton Carriao Machado
contributor_str_mv Marcia Maria Fusaro Pinto
Roxane Rojo
Cristina Magro
Eduardo Fleury Mortimer
Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso na sala de aula de matemática
Gêneros do discurso e assimetria de poder na sala de aula
topic Discurso na sala de aula de matemática
Gêneros do discurso e assimetria de poder na sala de aula
Linguistica matematica
Educação
Matemática Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Linguistica matematica
Educação
Matemática Estudo e ensino
description O objetivo principal desta pesquisa é identificar marcas discursivas que caracterizam os discursos da sala de aula de Matemática. Tivemos como eixo principal, de nosso trabalho a perspectiva enunciativa de discurso iniciada por Bakhtim, particularmente os conceitos de gênero do discurso e esfera discursiva. Para fazermos a análise do contexto social mais amplo, tomamos como referência os conceitos de habitus, capital cultural e campo de Bourdieu. Munidos desses conceitos, iniciamos uma observação de cunho etnográfico, que ocorreu em uma escola técnica federal. Foram acompanhadas duas turmas de ensino médio, sendo uma de primeiro e uma de terceiro ano. Na busca de explicitar as ideologias presentes na sala de aula de Matemática, vimos a necessidade de fazer um estudo sobre o campo da matemática acadêmica, principalmente a constituição da perspectiva formalista de matemática, que tem forte influência no ensino da disciplina. Com o intuito de localizar esta pesquisa entre as principais perspectivas de estudo sobre o discurso na sala de aula e na Educação Matemática, fizemos um mapeamento das mesmas. A análise do material coletado em nossas observações nos explicitou que as posições sociais têm um papel importante na definição dos gêneros discursivos; assim, fizemos um estudo sobre a distribuição das posições sociais no campo da sala de aula, verificando uma assimetria de poder na sala de aula. Por fim, identificamos algumas marcas discursivas que consideramos serem determinantes na constituição dos gêneros presentes na sala de aula de Matemática. São elas, a nominalização, o como fazer e a relação oral/escrito
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T13:13:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T13:13:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/COLT-7NFEQ3
url http://hdl.handle.net/1843/COLT-7NFEQ3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/COLT-7NFEQ3/1/tese_airton_carri_o_machado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/COLT-7NFEQ3/2/tese_airton_carri_o_machado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 332a4d44174195bf8b20df303c311a8a
ecc39e14df65efecadfd998256033233
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589523603456000