Docência compartilhada na educação infantil: implicações das formas de organização do trabalho nas identidades docentes de professoras de crianças de zero a dois anos de idade
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/32706 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as implicações das formas de organização do trabalho na construção das identidades de professoras que atuam no cuidado e educação de crianças de zero a dois anos de idade em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do município de Belo Horizonte. Procura-se compreender os processos de construção de identidades das professoras articulando as referências dos estudos sobre a docência, de um modo geral, e os da área da Educação Infantil que conferem especificidade a essa atividade em relação aos demais níveis da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de produção/coleta de dados: a análise documental que focalizou as prescrições legais e os instrumentos normativos que tratam da organização do trabalho das professoras que atuam nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte, a observação do contexto de trabalho de uma turma de bebês e de uma turma de crianças com dois anos de idade, entrevistas com seis professoras, uma coordenadora, uma auxiliar de apoio à Educação Infantil e um formulário para complementar os dados recolhidos pelos outros instrumentos utilizados. Os resultados dessa pesquisa revelaram que a organização do trabalho se mostrou um conceito relevante na compreensão não somente do contexto de trabalho e das relações entre as professoras e auxiliares no berçário e na turma de crianças de dois anos de idade, mas também no entendimento das singularidades e das diferenças entre cada contexto. Revela-se, assim, a necessidade de lançar luz sobre as formas de organização do trabalho construídas pelas professoras e pela instituição e os seus significados atribuídos ao compartilhamento da docência na Educação Infantil no contexto das discussões sobre as identidades docentes nessa etapa da Educação Básica. |
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Procura-se compreender os processos de construção de identidades das professoras articulando as referências dos estudos sobre a docência, de um modo geral, e os da área da Educação Infantil que conferem especificidade a essa atividade em relação aos demais níveis da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como procedimentos de produção/coleta de dados: a análise documental que focalizou as prescrições legais e os instrumentos normativos que tratam da organização do trabalho das professoras que atuam nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte, a observação do contexto de trabalho de uma turma de bebês e de uma turma de crianças com dois anos de idade, entrevistas com seis professoras, uma coordenadora, uma auxiliar de apoio à Educação Infantil e um formulário para complementar os dados recolhidos pelos outros instrumentos utilizados. Os resultados dessa pesquisa revelaram que a organização do trabalho se mostrou um conceito relevante na compreensão não somente do contexto de trabalho e das relações entre as professoras e auxiliares no berçário e na turma de crianças de dois anos de idade, mas também no entendimento das singularidades e das diferenças entre cada contexto. Revela-se, assim, a necessidade de lançar luz sobre as formas de organização do trabalho construídas pelas professoras e pela instituição e os seus significados atribuídos ao compartilhamento da docência na Educação Infantil no contexto das discussões sobre as identidades docentes nessa etapa da Educação Básica.The aim of this dissertation was to investigate the implications of the work organization forms in the construction of the teacher’s identities who work in the care and education of children from zero to two-years-old at Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) in the city of Belo Horizonte, Brazil. It seeks to understand the processes of teacher's identity construction articulating the references of studies on teaching in general context and those of the area of early childhood education that confer specificity to this activity in relation to the other levels of basic education. For this purpose, the qualitative approach was used as a methodology, having as production/data collection procedures: documentary analysis that focused on the legal prescriptions and normative instruments that deal with the teachers work organization who work at Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) in the city of Belo Horizonte, Brazil; the observation of the working context of one infant class and one child class with two-years-old; interviews with six teachers, a coordinator, and an early educational support assistant; finally, a form to complement the data collected by the other instruments used. The results of this research revealed that the work organization was a relevant concept in the understanding not only of the work context and of the relationships between the teachers and auxiliaries in the nursery and the two-year-old class, but also in the understanding of the singularities and the differences between each context. Therefore, it reveals the necessity to shed light on the forms of work organization constructed by the teachers and the institution, and their meanings attributed to the shared teaching in early childhood education in the perspective of the discussions about the teacher’s identities in this stage of basic educationCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOEducaçãoEducação pré-escolarProfessores de educação pré-escolar - FormaçãoEducação de criançasProfessores e alunosProfessores - IdentidadeBerçários - Aspectos educacionaisRecém-nascidos - CuidadosCrianças - CuidadoProfessorasIdentidade DocenteOrganização do trabalhoDocênciaCuidado e EducaçãoCrianças de zero a dois anos de idadeDocência compartilhada na educação infantil: implicações das formas de organização do trabalho nas identidades docentes de professoras de crianças de zero a dois anos de idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL implicações das formas de organização do trabalho nas identidades docentes de professoras de crianças de zero a dois anos de idade.pdfDOCÊNCIA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL implicações das formas de organização do trabalho nas identidades docentes de professoras de crianças de zero a dois anos de idade.pdfapplication/pdf1470977https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32706/1/DOC%c3%8aNCIA%20COMPARTILHADA%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20INFANTIL%20implica%c3%a7%c3%b5es%20das%20formas%20de%20organiza%c3%a7%c3%a3o%20do%20trabalho%20nas%20identidades%20docentes%20de%20professoras%20de%20crian%c3%a7as%20de%20zero%20a%20dois%20anos%20de%20idade.pdff6c83385c6355f5e9d50a82b6a45c88dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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