Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cristina Sanches Neves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH
Resumo: Esse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem.
id UFMG_a49427f1132fc6f7ab6b13f5fd68e553
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8EZH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cláudia Starling BoscoAna Cristina Sanches Neves2019-08-12T00:38:08Z2019-08-12T00:38:08Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZHEsse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação de adultosAlfabetizaçãoLeituraInteraçãoEscritaEducação de Jovens e AdultosOralidadeAfetividadePráticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdfapplication/pdf957635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/1/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf15836b010e5b8bf37e429c6667d470deMD51TEXTplano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txtplano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txtExtracted texttext/plain86093https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/2/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txt07bccc9496f6c24ad25f4cc4f8c75cc6MD521843/VRNS-9N8EZH2019-11-14 08:12:31.292oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8EZHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:12:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
title Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
spellingShingle Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
Ana Cristina Sanches Neves
Leitura
Interação
Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Oralidade
Afetividade
Educação
Educação de adultos
Alfabetização
title_short Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
title_full Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
title_fullStr Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
title_sort Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
author Ana Cristina Sanches Neves
author_facet Ana Cristina Sanches Neves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cláudia Starling Bosco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Cristina Sanches Neves
contributor_str_mv Cláudia Starling Bosco
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Interação
Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Oralidade
Afetividade
topic Leitura
Interação
Escrita
Educação de Jovens e Adultos
Oralidade
Afetividade
Educação
Educação de adultos
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação de adultos
Alfabetização
description Esse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T00:38:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T00:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/1/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/2/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15836b010e5b8bf37e429c6667d470de
07bccc9496f6c24ad25f4cc4f8c75cc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589524036517888