Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH |
Resumo: | Esse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem. |
id |
UFMG_a49427f1132fc6f7ab6b13f5fd68e553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8EZH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cláudia Starling BoscoAna Cristina Sanches Neves2019-08-12T00:38:08Z2019-08-12T00:38:08Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZHEsse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação de adultosAlfabetizaçãoLeituraInteraçãoEscritaEducação de Jovens e AdultosOralidadeAfetividadePráticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdfapplication/pdf957635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/1/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf15836b010e5b8bf37e429c6667d470deMD51TEXTplano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txtplano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txtExtracted texttext/plain86093https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/2/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txt07bccc9496f6c24ad25f4cc4f8c75cc6MD521843/VRNS-9N8EZH2019-11-14 08:12:31.292oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8EZHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:12:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
title |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva Ana Cristina Sanches Neves Leitura Interação Escrita Educação de Jovens e Adultos Oralidade Afetividade Educação Educação de adultos Alfabetização |
title_short |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
title_full |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
title_sort |
Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
author |
Ana Cristina Sanches Neves |
author_facet |
Ana Cristina Sanches Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cláudia Starling Bosco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Cristina Sanches Neves |
contributor_str_mv |
Cláudia Starling Bosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Interação Escrita Educação de Jovens e Adultos Oralidade Afetividade |
topic |
Leitura Interação Escrita Educação de Jovens e Adultos Oralidade Afetividade Educação Educação de adultos Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Educação de adultos Alfabetização |
description |
Esse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T00:38:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T00:38:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/1/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8EZH/2/plano_de_a__o_ufmg_para_gravar.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15836b010e5b8bf37e429c6667d470de 07bccc9496f6c24ad25f4cc4f8c75cc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589524036517888 |