A construção do conhecimento através de atividades investigativas: o sistema digestório e uma visita ao Museu de Morfologia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGKWR |
Resumo: | Esse trabalho se inseriu no campo do ensino de ciências e na construção do conhecimento através de atividades investigativas. O objetivo foi analisar a eficiência do desenvolvimento de uma sequência didática investigativa, utilizando-se a abordagem CTS, através de uma visita ao Museu, enfocando o estudo do sistema digestório. Os sujeitos escolhidos foram alunos do 8º ano da Escola Municipal Edir Terezinha de Almeida Fagundes, Betim, MG. O trabalho se deu por meio de observações, palestra, aulas em vídeo, debates e questionários. Assim, a averiguação dos resultados foi feita a partir de inferências baseadas nas observações e nas respostas dadas no questionário, além de análise da avaliação final dos alunos. Constatou-se que esse tipo de abordagem pedagógica possibilitou aos alunos tornarem-se protagonistas de seu processo de aprendizagem com uma oportunidade maior de interação, além de permitir que os conceitos construídos pudessem ser incorporados as suas interpretações de realidade. Ao longo do estudo, os alunos levantaram questões e propuseram trabalhos semelhantes na escola. Pode-se concluir que a utilização de atividades investigativas aliadas a uma visita ao Museu de Ciências Morfológicas da UFMG favoreceu o ensino do Sistema Digestório Humano. Ao final da pesquisa, foi possível perceber a construção do conhecimento e um maior interesse e aprendizado do aluno, o que permitiu ao professor refletir sua prática |
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Fernanda Silva TorresElaine Cristina dos Santos Vertelo2019-08-12T14:53:30Z2019-08-12T14:53:30Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGKWREsse trabalho se inseriu no campo do ensino de ciências e na construção do conhecimento através de atividades investigativas. O objetivo foi analisar a eficiência do desenvolvimento de uma sequência didática investigativa, utilizando-se a abordagem CTS, através de uma visita ao Museu, enfocando o estudo do sistema digestório. Os sujeitos escolhidos foram alunos do 8º ano da Escola Municipal Edir Terezinha de Almeida Fagundes, Betim, MG. O trabalho se deu por meio de observações, palestra, aulas em vídeo, debates e questionários. Assim, a averiguação dos resultados foi feita a partir de inferências baseadas nas observações e nas respostas dadas no questionário, além de análise da avaliação final dos alunos. Constatou-se que esse tipo de abordagem pedagógica possibilitou aos alunos tornarem-se protagonistas de seu processo de aprendizagem com uma oportunidade maior de interação, além de permitir que os conceitos construídos pudessem ser incorporados as suas interpretações de realidade. Ao longo do estudo, os alunos levantaram questões e propuseram trabalhos semelhantes na escola. Pode-se concluir que a utilização de atividades investigativas aliadas a uma visita ao Museu de Ciências Morfológicas da UFMG favoreceu o ensino do Sistema Digestório Humano. Ao final da pesquisa, foi possível perceber a construção do conhecimento e um maior interesse e aprendizado do aluno, o que permitiu ao professor refletir sua práticaThis work is inserted in the field of Science education and in the construction of knowledge using investigative activities. The aim of this work was to analyze the efficiency of the development of an investigative didactic sequence, using the STS (Science, Technology and Society) approach, through a visit to the Museum, focusing on the study of the digestive system. The chosen subjects were 8th grader at Edir Terezinha de Almeida Fagundes School, at Betim city, Minas Gerais state. The work was done through observations, speeches, video transmition, debates and questionnaires. Thus, a research result was made from inferences based on observations and the answers to the questionnaire, as well as analysis of the final evaluation of the students. It was found that this type of pedagogical approach enabled students to become protagonists of their learning process with a greater opportunity to interact, and allow concepts built could be incorporated into their interpretations of reality. Throughout the study, students asked questions and proposed similar work in school. It can be concluded that the use of combined investigative activities to a visit to the Museum of Morphological Sciences at UFMG favored the teaching of Human Digestive System. At the end of the survey, it was possible to realize the construction of knowledge and a greater interest and student learning, which allowed the teacher to reflect their practiceUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAparelho digestivoBiologia Estudo e ensino (Ensino fundamental) Sistema gastrointestinal Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoAprendizagem experimental Professores de ciências Formação Ensino por InvestigaçãoMuseuSistema DigestórioEnsino de CiênciasA construção do conhecimento através de atividades investigativas: o sistema digestório e uma visita ao Museu de Morfologia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_elaine_para_impress_o_definitiva_2016.pdfapplication/pdf998408https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFGKWR/1/monografia_elaine_para_impress_o_definitiva_2016.pdf97812dffa73b208581cb00bd4154e849MD51TEXTmonografia_elaine_para_impress_o_definitiva_2016.pdf.txtmonografia_elaine_para_impress_o_definitiva_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain69100https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFGKWR/2/monografia_elaine_para_impress_o_definitiva_2016.pdf.txtba51a97aee1a7f1e2867905569fa12bcMD521843/BUOS-AFGKWR2019-11-14 18:19:52.447oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AFGKWRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:19:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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