O fenômeno consumerista e os movimentos sociais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Djalma Eudes dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-874JX4
Resumo: Os movimentos de consumidores são fenômenos observados no Brasil e no mundo desde meados do século XIX. Com o alcance interpretativo do conceito de consumerismo, a noção de direito do consumidor possibilita a abertura de espaços para investigações que considerem tanto o caráter desses direitos, quanto a forma pela qual os consumidores os fazem funcionar de fato, constituindo importante fonte para análises da ação coletiva. O tema dos movimentos sociais tem alcançado desenvolvimento significativo na literatura sociológica e, com maior vigor, desde a década de 1960, a partir de uma manifesta ruptura com as abordagens clássicas. Nos Estados Unidos, a teoria da Mobilização de Recursos (MR) surge numa explícita ruptura com dois pilares destas abordagens comportamento coletivo e sociedade de massa e, embora com uma filiação inicial na abordagem olsoniana, nos anos 80 encampou um profícuo debate com os teóricos europeus. Isto suscitou mudanças significativas no foco desta teoria e, dessa forma, originam-se novas pesquisas orientadas por perguntas que passam a considerar também as questões centrais da teoria de maior expressão na Europa, a teoria dos Novos Movimentos Sociais (NMS). Nesta dissertação, sugerimos uma abordagem destes movimentos a partir de categorias presentes na teoria da Mobilização Política que tem como principal fonte a teoria das Oportunidades Políticas. Na análise dos movimentos de consumidores no Brasil, utilizando o exemplo do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, demonstra-se a representatividade desta unidade em relação ao fenômeno.
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